Aldous Huxley
O mundo agora é estável. As pessoas são felizes, têm o que desejam e nunca desejam o que não podem ter. Sentem-se bem, estão em segurança; nunca adoecem; não têm medo da morte; vivem na ditosa ignorância da paixão e da velhice; não se acham sobrecarregadas de pais e mães; não têm esposas, nem filhos, nem amantes, por quem possam sofrer emoções violentas; são condicionadas de tal modo que praticamente não podem deixar de se portar como devem.
"Seriedade mal aplicada - eis a origem de alguns de nossos erros mais fatais. Só devemos levar a sério o que merece ser levado a sério. E, no plano estritamente humano, nada merece ser levado a sério, a não ser os sofrimentos que os homens afligem a si mesmos pelos seus crimes e loucuras."
Todo homem que sabe ler tem o poder de engrandecer a si mesmo, de multiplicar a forma como existe, de tornar sua vida plena, significante e interessante.
O marxista chama a si mesmo científico, e a esta presunção o fascista acrescenta outra: ele é o poeta — o poeta científico — de uma nova mitologia. Ambos são justificados em suas pretensões; pois um e outro aplicam a situações humanas os processos que deram resultado no laboratório e na torre de marfim.
"Só se pode ser independente de Deus enquanto se tem juventude e prosperidade, a independência não nos levará até o fim em segurança."
Eu queria mudar o mundo, mas descobri que a única coisa que podemos ter certeza de mudar é a nós mesmos.
Intelectual é uma pessoa que encontrou algo mais interessante do que sexo.
Nota: A citação foi atribuída a Huxley pela jornalista Katharine Whitehorn, porém, por se tratar de uma citação indireta, essa autoria não está confirmada. Acredita-se que seja uma adaptação de um pensamento de Edgar Wallace.
...MaisO patriotismo, a ciência, a religião, a arte, a política, a economia, o dever, a ação desinteressada e mesmo a contemplação (embora sublime), isoladamente não são suficientes. Nada é suficiente desde que o TODO seja deficiente.
O pior inimigo da vida, da liberdade e da decência comum é a anarquia total; o segundo pior inimigo é a eficiência total.
O objetivo do propagandista é fazer com que um grupo de pessoas se esqueça de que outros grupos de pessoas são humanos.
Que as pessoas não apreendem com as lições que a história nos ensina é a mais importante de todas as lições que a história pode ensinar.
A democracia permite que criaturas abomináveis conquistem o poder.
Essa revolução verdadeiramente revolucionária deverá ser realizada, não no mundo exterior, mas sim na alma e na carne dos seres humanos.
Devemos aprender a administrar efetivamente as palavras, mas ao mesmo tempo, devemos preservar e, se necessário, intensificar a nossa capacidade de olhar diretamente para o mundo, não através dos meios semiopacos dos conceitos, que deformam qualquer fato, dando-lhe uma aparência muito conhecida de algum rótulo genérico ou alguma abstração explicativa.
Numa época de superpopulação crescente, de crescente superorganização e de meios de comunicação cada vez mais eficientes com as massas, como podemos manter intacta a integridade e reafirmar o valor do ser humano individual?
O problema da ficção é que ela faz muito sentido. A realidade nunca faz sentido.
Sob nenhuma hipótese maquine sobre o seu próprio erro, nem se torture recriminando-se. Dar voltas no lodo não é a melhor maneira de se limpar.
Saber é uma palavra cujo significado é muito amplo. Prefiro dizer que estamos capacitados a fazer algumas suposições.
À medida que diminui a liberdade política e econômica, a liberdade sexual tende a aumentar como compensação.
Experiência não é aquilo que acontece conosco; é o que fazemos com aquilo que acontece conosco.
Só existe um lugar no universo que você pode ter certeza de melhorar, e este é seu próprio eu.