Alcindo Almeida

226 - 250 do total de 262 pensamentos de Alcindo Almeida

Um item precioso para a vida é conhecer a si mesmo. Esse é o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento. O grande Agostinho olha para todos os processos de análises da filosofia grega e percebe que conhecer a si mesmo é conhecer a Deus. No processo da vida, nós conhecemos a Deus e passamos a nos conhecer mais e mais.

Inserida por alcindo_almeida

Amemos as pessoas que estão ao nosso redor. Amemos com gestos, sentimentos e atitudes. Amemos como Cristo nos amou e a si mesmo se deu por nós na cruz do Calvário. Quando não levarmos a sério a prática do amor a partir de nós, perderemos a grande chance de nos parecer mais com aquele que é Eterno amor, Jesus Cristo de Nazaré.

Inserida por alcindo_almeida

Descobrimos que a oração nos treina para um único foco: Deus é o soberano da nossa vida e só ele resolve os conflitos da nossa alma. A oração nos convida a depositar a vida toda na presença do soberano Deus que olha para os nossos passos difíceis da vida e derrama a sua graça sempre.

Inserida por alcindo_almeida

O ser humano só pode ser verdadeiramente ele próprio, quando encontra o seu verdadeiro significado. O verdadeiro significado do ser humano se chama Jesus Cristo de Nazaré. Ele veio aqui nessa terra, habitou entre nós, padeceu, sofreu e foi humilhado para trazer o resgate do ser humano.

Inserida por alcindo_almeida

Somos pó, somos apenas pó. Precisamos da graça para nos sustentar sempre. Deus na sua infinita bondade e graça olha para nós mesmo sendo pó, barro, cinza e miseráveis e derrama a cada dia sua misericórdia sobre nós.

Inserida por alcindo_almeida

Todos temos um projeto a ser desenvolvido como seres que refletem a imagem do Eterno Deus. Não estamos aqui nessa terra para deixar a vida passar de maneira simples e sem significado. Somos os embaixadores, os jardineiros divinos que cuidam dessa terra. Somos os jardineiros que lutam para um universo mais justo, mais puro e mais equilibrado.

Inserida por alcindo_almeida

Não somos absolutamente nada sem Deus, não temos forças sem Ele, não temos alento para a vida. Ele é a nossa segurança e fortaleza na hora da crise e dor. Ele é a nossa grande herança para viver em meio aos problemas e dificuldades da caminhada.

Todos temos um projeto a ser desenvolvido como seres que refletem a imagem do Eterno Deus. Não estamos aqui nessa terra para deixar a vida passar de maneira simples e sem significado. Somos os embaixadores, os jardineiros divinos que cuidam dessa terra. Somos os jardineiros que lutam para um universo mais justo, mais puro e mais equilibrado. Somos os instrumentos da graça divina para esse habitat se tornar mais pleno aguardando a vinda do Senhor Jesus, que preencherá esse Universo com toda sua glória! Sejamos os jardineiros divinos sempre!

Inserida por alcindo_almeida

A experiência da oração nos leva a viver os momentos de comunhão com a Trindade e com o nosso próximo. A oração não tem como finalidade ela em si mesma, mas a comunhão de amor e intimidade com Deus e com o nosso próximo.

Inserida por alcindo_almeida

A fé que agrada a Deus é aquela que nos faz viver neste mundo mesmo em meio ao caos com confiança na graça e no cuidado do Deus que existe é que é galardoador dos que o buscam todos os dias. A fé que agrada a Deus é aquela que depende de Deus para tudo.

Inserida por alcindo_almeida

O texto de Jó 14:1 e 2 afirma: O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece.
Jô tem um tempo de maturidade em todo processo doloroso que vem passando. Aqui ele percebe a fragilidade, a limitação e a insuficiência humana. O homem que é nascido de mulher tem prazo de validade e nesse processo aqui na vida humana, ele tem dias de inquietação.
Jó percebe que nos dias sobre a terra, as pessoas passam dificuldades, passam dias de perturbação e dias de escuridão. Basta ser humano para isso. Quem é que disse que não temos problemas nessa vida? Temos sim, temos dias difíceis, temos dias tristes. Temos dias de escuridão, assim como foi na vida de Jó.
Ele enfrentou as dores terríveis de um ser humano. E percebe o quanto o ser é frágil e limitado nas ações da vida. Realmente somos como a flor que tem sua fase de beleza e aparece diante de todos, mas com o tempo, murcha e morre!
Essa é uma realidade inquestionável para nós! Nascemos, vivemos e morremos. O segrego é como vivemos nessa vida tão frágil e passageira. Com Deus temos mais sentido e entendemos de onde viemos e para onde iremos. Respiramos para Ele e sentimos para Ele. Fazemos dessa breve vida uma marca! Vivemos para Ele sempre!

Inserida por alcindo_almeida

⁠Por que estamos aqui hoje? Por causa do amor de Deus para conosco. Porque Ele nos amou primeiro, nós por amor a ele estamos aqui para aprender dele. Não estamos aqui porque eu e vocês somos bons, não, não. Todos somos pecadores e carecemos da glória de Deus. O texto sagrado diz: Pois que com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí. (Jeremias 31.3)
Apesar de nós e da nossa estrutura pecaminosa, a Escritura diz que Jesus se encarnou assumindo essa natureza e fazendo parte da história humana, a fim de trazer redenção ao nosso coração. Ele nos trouxe a redenção para um propósito, o de vivermos para Ele. O propósito de ser como Ele foi aqui na terra. (Livro: Vida sincera)

Inserida por alcindoalmeida

⁠Ninguém mais

Alguém é marcante demais na vida humana. Este alguém era conhecido em sua época como Jesus de Nazaré. Trabalhou como carpinteiro a maior parte de sua vida adulta. Mas, ele foi tão extraordinário pela forma como viveu e pela influência que exerceu sobre a humanidade que a palavra “extraordinário” não consegue caracterizá-lo.
Ninguém mais — nem reis, ditadores, cientistas, educadores ou líderes militares — deu uma contribuição maior que a de Jesus à história do mundo. Pelo menos doze bilhões de pessoas passaram por este planeta, mas até hoje, dois mil anos depois de sua morte, ninguém chegou sequer perto de ocupar a posição singular que ele ocupou na história.
Nunca faltaram a este mundo grandes homens e mulheres. A história está repleta de nomes como Salomão, Davi, Hamurabi, Ciro, Alexandre o Grande, César, Gêngis Khan, Joana d’Arc, Napoleão Bonaparte, George Washington, Isaac Newton, Florence Nightingale. Luiz Mattos, Mario Bertini, Silas Firmino, Joaquim Gonzaga, Maria Posso e outros. Mas, ninguém se aproxima de Jesus Cristo em sua influência sobre a humanidade .
Isaac Newton é considerado por muitos especialistas o mais brilhante cientista que já existiu. Mas, esse homem jamais tentou se comparar a Jesus Cristo; pelo contrário, sabemos que ele foi um crente ardoroso e seguidor fiel do Nazareno.
Blaise Pascal é considerado um dos maiores filósofos do mundo e, no entanto, como Newton, nunca tentou usurpar o lugar de Jesus Cristo. Pascal creu durante toda sua vida no Salvador, até sua morte dolorosa.
Aprendemos neste texto o que significa valorizar Jesus como o maior presente que a humanidade poderia receber. Mateus no capítulo 1 fala de Jesus o Senhor, o Salvador e o Redentor não do mundo, mas do seu povo. Mateus nos ensina a receber o menino de maneira prostrada e cheia de temor. (Livro: Vida sincera)

Inserida por alcindoalmeida

⁠Vivemos um problema sério no quesito vida de comunhão com Deus. A falta de devoção é, como James Stewart disse: Um sintoma de algo mais profundo; um sintoma de queda da afeição. O tempo da oração deve ser motivado pelo desejo de comunhão e intimidade que cultivamos com o Eterno Deus, partindo de algo do nosso coração mesmo. Não deve partir de um modo de usar o Deus Todo Poderoso para satisfazer a nossa necessidade. Jamais podemos ter essa ideia de barganha na oração e na devoção.

Inserida por alcindoalmeida

⁠A falta de comunhão e intimidade com Deus é um sinal de que o relacionamento se tornou distante e sem prazer. A devoção e o nosso tempo de orar deve ser uma resposta do que Deus significa para nós! A devoção e o nosso tempo de orar deve ser uma resposta do que Ele faz, do que Ele nos dá em termos espirituais, como por exemplo, o sentido da vida, a salvação em Cristo, a fé, a graça e a sua misericórdia. Percebam o texto de Hebreus 4.16: Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que alcancemos misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Inserida por alcindoalmeida

⁠Devemos chegar ao trono da graça, isso passa pela devoção e pela oração. Nesse tempo, experimentamos a comunhão profunda com a Trindade, nesse trono de graça que alcançamos misericórdia e achamos graça.

Misericórdia é uma declaração da bondade de Deus, refletindo o Seu amor para com os miseráveis, sem medir se de fato merecem receber ou não.

Graça é Deus dar aquilo que não merecemos, salvação. Na caminhada de comunhão experimentamos essas verdades e somos alimentados pelo Eterno.

Que assim cresçamos na graça e no conhecimento do Eterno Deus!

Inserida por alcindoalmeida

⁠Lamentar a nossa dor significa que confiamos no consolo e direção do Eterno Deus.

Precisamos dar o grito de Raquel: dá-me filhos, se não eu morro! Podemos dizer como Davi no Salmo 13: Até quando, Senhor ? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia?

Rasgando a nossa alma diante do Senhor, nos faz respirar e responder como Davi nesse mesmo Salmo: No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao Senhor , porquanto me tem feito muito bem.

Inserida por alcindoalmeida

⁠Precisamos de humildade para reconhecer Deus em nossa vida. Não somos nós que realizamos nada. Deus realiza tudo em nós, Ele que faz a nossa história acontecer. Ele que trabalha em nós nos moldando e nos lapidando na vida. (Livro: Minuto de graça. Volume 5)

Inserida por alcindoalmeida

⁠Amigos não são descartáveis, eles são eternos, eles ficam conosco até a morte. Eles são os meios divinos para que não permaneçamos no individualismo da vida. Eles são instrumentos da graça divina para que imitemos a comunhão que há na Trindade.

Inserida por alcindoalmeida

⁠Negar a si mesmo envolve ser guiado não pelos padrões normais da sociedade, mas pelos valores das Escrituras Sagradas. Negar a si mesmo envolve e tomar a cruz é derrubar o nosso orgulho todos os dias. É destruir o jeito soberbo do nosso coração querer reinar e dominar tudo ao redor. (Livro: Minuto de graça. Volume 5)

Inserida por alcindoalmeida

⁠Penso que temos um problema sério em nós: a ansiedade, ela mata o nosso presente, ela faz adormecer o hoje e traz desânimo para o amanhã. A ansiedade tem a meta de acabar com a nossa fé no caráter e com o cuidado do Senhor. Ansiedade estrangula nossa fé e a dependência de Deus. Cuidado com esse negócio complicado, ele nos deixa para baixo. A fé aguça os sentidos e nos faz andar confiantes e dependentes do caráter e vontade de Deus em nós.

Inserida por alcindoalmeida

⁠O amor especial brota onde a nossa amargura termina. Se alimentamos as mágoas nunca amaremos e nunca perdoaremos aqueles que nos feriram! (Alcindo Almeida)

Inserida por alcindo_almeida

⁠O amor nos faz perdoar ao invés de guardar rancor! O amor nos ajuda a olhar para o outro com graça, perdão e humildade! (Alcindo Almeida)

Inserida por alcindo_almeida

⁠A palavra misericórdia tem uma eficácia enorme no nosso coração. Ela aparece cerca de 150 vezes na Bíblia e quase a metade delas, no livro dos Salmos.
Misericórdia é Deus não nos castigar como merece nosso pecado. Misericórdia é Deus deixar de dar o que merecemos de fato, condenação. Esta palavra existe porque a palavra pecado existe.
Deus não tem obrigação de perdoar e nos amar por causa de nós. Se Ele intervém por nós é apenas porque sua misericórdia dura para sempre.
Misericórdia é Deus amar gente que merece a perdição e separação total dele. Sejamos gratos pela misericórdia divina para conosco em todo o tempo. (Alcindo Almeida)

Inserida por alcindo_almeida

⁠Ah, se eu pudesse voltar no tempo!

Como temos saudades de quando éramos mais novos, quando tínhamos mais vigor, mais força, mais disposição. Lembro de quando eu tinha 18 anos. A força jovial era algo fora do comum, tenho saudades desse tempo que o cansaço era algo sem a menor relevância. Hoje, com 52 anos, ele faz parte do processo da vida de maneira séria.
Lembro de quando era fácil estar com os amigos, bastava marcar o encontro e todos estavam juntos. Passávamos tempo junto em qualidade sem nos preocuparmos com a hora, com a agenda ou com um celular. Ah, se eu pudesse voltar no tempo!
E a turma do Ginásio? Audrey, Jonatas, Cintia, Sonia, Marquinhos, Dico, Claudia, Roberto, José Araujo, Gil Lozzi, George, Eduardo. Que saudades desses amigos. Nós éramos jovens e bem novos mesmo.
As lembranças aguçam nossa mente e temos saudades, queremos voltar no tempo, mas é algo impossível. Não somos mais jovens, somos adultos e o passado fica na memória. A vida é uma roda, ela gira, gira e gira e voamos mesmo como a Bíblia diz. Só precisamos andar conforme o propósito de Deus dentro do tempo que Ele mesmo reserva para nós.
Como Salomão afirma em Eclesiastes 1.1-4: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria.
Vivamos o tempo divino experimentando todos os processos da vida na dependência e direção do dono da nossa vida, Deus! (Alcindo Almeida)

Inserida por alcindo_almeida