Alcindo Almeida
A sabedoria divina é infinita, Deus é infinito em sabedoria e conhecimento. Não conseguimos medir Deus, dissecar Deus. Somos seres limitados quando pensamos em Deus e suas obras
Discernimos a voz do Eteno Deus na conversão das nossas emoções quando elas produzem efeitos no nosso caráter.
Somos uma comunidade existente para conectar as pessoas umas com as outras. A comunidade que serve para restaurar casamentos falidos, filhos que não falam com seus pais. Irmãos que foram destruídos por causa da ganância e do poder.
O silêncio é o momento em que nós abrimos a mente e o coração para recebermos a Palavra de Deus de maneira amorosa, carinhosa e suave. Silêncio é o momento em que nós preparamos o coração para ser transformado pela presença do Pai. Silêncio é o momento indispensável para termos uma disciplina espiritual de cultivar a presença de Deus e mais nada. Silêncio é o momento em que nós preparamos o coração para na presença do Senhor, sermos transformados pela graça dele, é o momento onde Cristo nos remodela à sua imagem e nos liberta de todas as amarrações e preocupações desta vida.
Perdão é graça em ação, graça que transforma. Essa graça transforma corações duros para perdoarem, cura corações e restaura relcaionamentos quebrados.
O grande benefício espiritual da experiência de desfrutarmos de amigos com os quais nos abrimos de maneira sincera é que descobrimos cada vez mais Deus como Pai, na mesma dimensão em que Jesus se relacionava com ele.
Precisamos de alguém que nos ajude a aprender o que significa a oração e alguém que nos ajude a estar perto do Pai Celestial. Precisamos de um amigo que conduza a nossa mente para a vontade de Deus.
Um amigo mentor nos ajudará nas nossas fraquezas e falhas da vida nos ajudando a crescer no momento da oração.
Somos escolhidos pelo amor do Eterno para carregar a sua paz no coração porque o Eterno Deus nos ama com amor eterno. Somos amados dele chamados para o projeto da santidade, de comunhão com o ele todos os dias da vida.
Quando experimentamos a compaixão de Jesus, estreitamos nosso relacionamento de amizade com ele. Tornamo-nos pessoas mais chegadas dele em comunhão diária.
“A compaixão de Deus é total, absoluta, incondicional, sem reservas. É a compaixão daquele que continua se dirigindo para os lugares mais esquecidos do mundo, e que não consegue descansar enquanto sabe que ainda existem seres humanos como lágrimas nos olhos. É a compaixão de Deus que não age meramente como servo, mas cuja condição de servo é expressão direta da sua divindade”(NOUWEN, Henri. Compaixão. São Paulo: Loyola, 1998, p. 39).
Cuidado com os efeitos das feridas no passado, porque eles provocam em nós rancor, falta de perdão e ressentimentos profundos.
Todos temos erros e somos pecadores diante de Deus, mas a graça dele nos faz ser curados e recomeçar na vida.
Muito do nosso isolamento é um mecanismo de inveja. Cada um quer ser diferente do outro não para somar, mas para conseguir qualidades como Deus para ser autônomo. A competição gera tudo isso. Então é preciso conhecer a nossa postura de criação e não criador (ALMEIDA, Alcindo. A amizade da alma: Fidelidade na mentoria da vida. Rio de Janeiro: Habacuc, 2010).
Ninguém constrói uma amizade sem investir tempo. Ninguém começa a ter confiança numa pessoa sem conhecimento e convivência mútua.
Os amigos nos fazem sentir a vontade. Os amigos nos ajudam a confessar melhor que somos e o que desejamos na presença de Deus (Amizade da alma).
Quando o nosso caminho estiver nebuloso e as nossas chances diminuídas, lembremo-nos da esperança que devemos ter sempre que é Jesus Cristo de Nazaré.
Nós somos chamados pela graça de Jesus Cristo. Somos escolhidos pelo amor dele para carregar a sua paz no coração porque o eterno Deus nos ama com um amor eterno. Somos amados dele chamados para o projeto da santidade, da vida de comunhão com o eterno todos os dias da nossa vida.
O Evangelho nos convida a trazermos uma palavra de esperança para os que nos cercam, isso sem hipocrisia. Porque a hipocrisia nos faz enxergar só os erros das pessoas e não a necessidade delas. Um dos elementos da compaixão é dar às pessoas a possibilidade de serem plenamente felizes e completas em Deus (Livro: Os encontros de Jesus - Pessoas que foram transformadas por ele).
O sentido da vida é um segredo que nos tem de ser revelado no amor por aquele que nós amamos: Jesus Cristo de Nazaré.
O sentido da vida é ama-lo sobre tudo e refletir o seu caráter minimamente. É amar aqueles que o Eterno Deus tem colocado do nosso lado e assim refleiremos a própria Trindade. O sentido da vida é amar e ser amado.
Fomos criados não para sermos só religiosos, mas humanos, humanos que refletem minimamente o caráter do Eterno Deus. Quando visamos Deus em nossa vida, somos humanos e gloricamos a ele dentro de nós amando e honrando-o. Seja humano olhando para o Eterno e você refletirá algo dele: caráter, bondade, afeição, amor, graça e perdão.