Albert Schweitzer
Gandhi continua o que o Buddha começou. Em Buddha o espírito é o jogo do amor isto é, a tarefa de criar condições espirituais diferentes no mundo; Gandhi dedica-se a transformar condições existenciais.
A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo.
A maior descoberta de qualquer geração é que os seres humanos podem modificar suas vidas alterando sua maneira de pensar.
Toda violência tem em si mesma seu limite, porque ela produz a violência contrária, que, mais cedo ou mais tarde, se igualará a ela, e talvez a sobrepuje. A bondade, porém, age por meios simples e constantes. Ela não produz resistência paralisante. Ela até desfaz tensões existentes, dissipando desconfianças e equívocos, e se fortalece a si mesma, produzindo bondade. Por tudo isso, ela constitui a força mais direta e intensiva.
Liberdade material e liberdade espiritual estão intimamente ligadas. A cultura subentende homens livres. Por esses, somente por esses, é que ela pode ser idealizada e realizada.
O que é cultura? É o conjunto de todos os progressos realizados pelo Homem e pela Humanidade, em todos os campos e sob todos os aspectos, desde que eles fomentem o progresso supremo, que é o aperfeiçoamento espiritual do indivíduo.
A dedicação do meu Ser ao Ser infinito é a dedicação do meu Ser a todas as manifestações do Ser que tenham necessidade de minha dedicação e às quais eu possa dedicar-me.
A parcela do Ser infinito que chegará ao meu alcance não deixará de ser minúscula. Todo o resto passará longe de mim, como navios longínquos, que nunca compreenderão os meus sinais. Mas, ao dedicar-me ao que estiver ao meu alcance e precisar de mim, realizarei a dedicação íntima, espiritual, ao Ser infinito, e dessa forma tornarei rica e significativa a minha pobre existência. O rio terá encontrado o seu mar.
A responsabilidade subjetiva por toda vida que tiver contato com o Homem, responsabilidade essa que tanto na extensão como na intensidade se ampliar rumo ao infinito, tal como a experimentam e buscam realizar aqueles indivíduos que na sua alma se tenham libertado do mundo – eis o que é a Ética.
O amor é a Coisa Eterna que o homem já pode possuir na terra como ela realmente é.