Alan Watts
O sentido da vida é apenas estar vivo. É tão pleno, óbvio e simples que ainda as pessoas entram em pânico para alcançar algo além deles mesmos.
Percebi que o passado e o futuro são ilusões reais, que existem no presente, e o presente é o que existe e absolutamente tudo o que existe.
Nos problemas que permanecem persistentemente insolúveis devemos sempre suspeitar que são perguntas feitas da maneira errada.
Nenhum trabalho ou amor florescerá por culpa, medo ou vazio de coração, assim como nenhum plano para o futuro pode ser feito por quem não tem a capacidade de viver o presente.
Uma pessoa que pensa o tempo todo não tem nada pra pensar além dos próprios pensamentos, então ela perde o senso de realidade e vive num mundo de ilusões.
Todo o processo da natureza é um processo integrado de imensa complexidade, e é realmente impossível dizer se algo que acontece nele é bom ou ruim – porque você nunca sabe qual será a consequência da coisa ruim, ou nunca sabe qual será a consequência da coisa boa.
As coisas e os fatos estão perpetuamente se mudando e se movendo; não podemos reter o momento presente e fazê-lo ficar conosco; não podemos chamar de volta o passado ou manter para sempre uma sensação passageira de si. Se tentarmos fazê-lo, tudo o que teremos será uma recordação; a realidade não está mais lá e nenhuma satisfação pode ser encontrada nisso.
(O Espírito do Zen)
A complexidade dos fatos torna impossível determinar se algo é bom ou ruim, porque nunca se sabe quais serão as consequências