Autoestima
"Já não me importo quando alguém que nunca caminhou o meu caminho de lágrimas, e só faz condenar ao me ver navegar o mar de sorrisos." JP
Não desista dos seus sonhos...
Não espere aplausos.
Siga em frente...
Um dia de cada vez!
Tudo se realizará sem que perceba.
Você é capaz!!!
CORPO e DESEJO
Pare de tentar entender a forma e a maneira que pronuncio algumas palavras. Observe mais à avidez de como são ditas.
Então, menina, espera o tempo passar. Aos poucos mesmo, a gente tem que pagar um preço por algumas escolhas – mesmo quando elas não foram feitas por nós. Então, cuide do seu coração, menina. Ele é valioso demais (você é demais) e merece muito mais do que um amor meia-boca.
Eu já apanhei demais e, pelo menos dessa vez, quero fazer o certo e estar com alguém que respeite quando eu quiser estar comigo. E que eu tenho uma vida além de tudo isso. Mas, por favor, só me procure quando conseguir me aceitar – assim mesmo, com todos os defeitos e qualidades de nascimento – e acreditar que somos ótimos separados, mas que juntos podemos ser mais. Então, até algum dia (ou nunca mais)!
A vida é uma coisa engraçada. Tem dias que a gente está com tudo, mas tem dias que a gente não tá com nada.
Ame sem reservas.
Olhe seu próximo como se estivesse diante do espelho.
Nunca diga, cada um no seu quadrado!
O amor tem a forma do que está a sua frente.
Depende de você. Ver ou enxergar!
Precisamos aprender a não julgar, ser imparcial, não se importar com o que dizem, o que vestem, como se comportam, mesmo que isso nos atinja de alguma forma, porque geralmente arranham a pele certos comportamentos, mas esses arranhões são projeção, é a exacerbada vontade de que o outro se comporte segundo as convenções, segundo a nossa maneira de viver. Sim! O outro tem que pisar em ovos por minha causa, tem que saber que com atitudes pares ele me desrespeita, tem que se colocar no meu lugar. Tem que estar disposto a se curvar diante do meu eu, do meu pensar, do meu retroceder.
Isso é parte da minha característica sonhadora, do sonho de que antes de tudo é preciso cautela, se estou usufruindo dois espaços, alguém fica no aperto, se estou com mais, alguém tem de menos, se erro, alguém se machuca ou é prejudicado.
O trem não pára, a vida segue, as estações mudam e se transformam, hoje é mais quente que no verão passado, amanhã menos frio que no inverno anterior.
Procurar entender o outro. Procurar olhar com os olhos do outro.
A gente também se julga, se acha gorda, incapaz, de sorriso amarelo, dentes tortos, baixa, falastrona, esquisita e egocêntrica. Tem muita gente que nem vê os nossos defeitos, a gente é que aponta, faz questão de alardear.
A gente se acha menor, ridícula e chata no comportamento, se acha incapaz de dar certos passos, às vezes até de caminhar com tranquilidade, mas o pior julgamento é sentir que mereceu a humilhação, o assédio de toda espécie, a porrada, as agressividades. Não se julgue merecedora de barbáries, de delinquência, de atos covardes de coronelismo, não permita que ninguém destrua sua autoestima.
O julgamento soberbo também não tá com nada, aquele que eu me julgo superior, melhor que outros mortais, caracterizando-os como seres de subespécie, discriminados por ser pobres, pretos, velhos, mulheres ao volante, aidéticos, homossexuais.
Não podemos tratar todos como iguais, o filho do meio não tem o mesmo temperamento do filho mais novo, ou do primogênito. São características diferenciadas, são como os dedos que pertencem à mão, casa um de um tamanho, com uma função. O seu amor não é igual ao seu primeiro namorado, naquela época despreocupada em que aparentemente não havia brigas.
A grama do vizinho não é tão verde quanto aparenta, é a pose do estamos-sempre-felizes. Pára tudo! A vida é cheia de recomeços. Felicidade 100% a todo o momento em todas as áreas non ecxiste! Pode até ser que você seja 99,9% feliz, mas vai ter sempre um calo, um arrependimento, um jeito torto de responder, uma preguiça, a avareza ou alguns dos outros 5 pecados capitais.
O julgamento não compensa, acho que é a raiz de muitos problemas, o engessamento das nossas capacidades, o foco nos defeitos alheios, os entraves dos relacionamentos afetivos.
O PODER DO SORRISO!
O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma. Ele é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo.
Um sorriso, vindo do coração, sincero e transparente, amistoso e compreensivo, pode dissipar uma angústia; pode estimular um trabalho; pode criar uma amizade.
Se há fortaleza interior, então há sorriso.
Independente do que aconteça, por mais dura que sejam as provas, que seja o dia, que sejam os obstáculos, o sorriso suaviza a estrada, acalenta o coração, dá ânimo e estimula a pessoa a seguir em frente. Isto porque ele faz com que tenhamos a certeza de que há algo além do que podemos ver no momento.
O sorriso desanuvia os pensamentos, alivia toda e qualquer dor, dá esperança.
Imagine, se é que já não vivenciou essa situação:
Você sai atrasado de casa, lembra-se de passar correndo numa padaria para comprar seu café, só que o engarrafamento não é seu amigo. Você já está há dez minutos no carro e nem virou à esquina.
Liga várias vezes para o trabalho dizendo que já está chegando. A essa altura, já está aborrecido(a) e já nem se lembra mais de tomar o café da manhã.
Entra correndo para uma reunião (que começou sem você) e que não termina nunca. O tema é sobre cortes de despesas. O ambiente fica pesado. Uma sensação de ameaça toma conta de todos.
Sente-se frustrado(a), acredita que é o ser mais sem sorte do mundo e, sem se dar conta, fecha a cara.
Senta-se diante do seu computador (após a reunião) e tenta respirar fundo. Sua análise sobre o futuro é ruim ou é péssima! Nesse momento, um colega de trabalho chega com um café em uma mão e um sorriso no rosto. “Calma” – diz o colega. “É só um dia ruim.”
Ter a intenção de trazer ânimo com um sorriso enquanto conversa com outros, dá a seu sorriso significado e efeito, pois pode mudar o seu humor e também o de seu interlocutor.
Quem diante de uma cena dessas consegue se sentir mal? Qual seria sua reação se alguém lhe abrisse um sorriso num momento delicado? A minha, com certeza, seria a de sorrir também.
Sorrir parece daquelas coisas bobas da vida que o dinheiro não compra, mas que, em alguns momentos, é muito melhor do que dinheiro ou metas cumpridas.
Sorrir é aquela química que a ciência explica como “efeito de modificação imediato” no ser humano. Ele pode melhorar não apenas o seu humor, mas sua criatividade e até mesmo o processo cognitivo. E mais: é contagioso! Portanto, esse simples ato pode sim mudar seu dia e o de outras tantas pessoas ao seu redor!
Então, por que não mudar seu dia no trabalho? Por que não mudar seu dia na vida? Por que não mudar sua atitude diante da vida?
Sei que é cultural a ideia de que trabalho é um lugar sério e tenso, onde as pessoas se reúnem para encontrar soluções para uma empresa (se você só aperta um botão, não se preocupe, porque também está encontrando soluções para a empresa fazendo seu trabalho).
Só que, hoje em dia, essa ideia já está ultrapassada no grande mundo corporativo internacional. Afinal, como os colaboradores irão liberar sua criatividade sendo “censurados” o tempo todo em sua alegria?
Ambiente de trabalho é ambiente sério, não sisudo!
Imagine-se chegando em seu trabalho e as pessoas lhe recebendo com um sorriso, sendo cordiais, respeitosas, afáveis!
Aí, você vai até o cafezinho e os colegas estão sorrindo e lhe desejando um dia feliz (em vez de só ficarem reclamando do trabalho)?
Você entra para uma reunião em que o mediador começa o discurso com um bom dia (ou boa tarde) e um sorriso no rosto? E se, ao final de uma reunião mesmo com um tema espinhoso, o mediador terminasse dizendo: “pessoal, o assunto é difícil. Vamos tentar digeri-lo com inteligência. E o mais importante é tentarmos manter o otimismo. ” E ao terminar, abrisse um sorriso? (É evidente que a frase não cabe para todas as situações, mas para boa parte delas).
Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, afirma que quem sorri de verdade no ambiente de trabalho acaba ficando mais bem-humorado. Sorrir de verdade significa sorrir com o coração!
Se você está se irritando com seu interlocutor, mas abre um sorriso amarelo, isso não é um sorriso, é conveniência.
Agora, ter a intenção de trazer ânimo com um sorriso enquanto conversa com outros, aí sim seu sorriso tem significado e efeito, pois pode mudar o seu humor e de seu interlocutor também.
Sorrir tem um “que” de compaixão, de amor, de compartilhar coisas boas.
Sorrir é capaz de adoçar o humor e até fortalecer o sistema imunológico. Eis algumas razões para que você sorria mais e com maior frequência:
O sorriso:
reduz o estresse
faz bem para o coração
melhora o humor
melhora a aparência
transmite confiança
fortalece o sistema imunológico
aumenta a produtividade
Sorrir faz bem, até mesmo a felicidade forçada
Enquanto alguns pesquisadores insistem nos benefícios do sorriso, outros descobriram que até um sorriso forçado pode fazer você se sentir feliz, mesmo quando o seu estado de espírito e ambiente sugerem o contrário.
Sorrir por um breve período de tempo é o suficiente para experimentar seus benefícios – não importa o quão artificial ele possa parecer inicialmente. Por isso, procure sorrir durante várias vezes ao dia, principalmente quando as coisas parecem não estar indo bem.
Então, lembre-se, você pode ser um provocador de boas emoções para si e ao seu redor!
Já se imaginou abrindo um baita sorriso para o colega que criou um projeto bacana para a empresa? Ou já se lembrou de sorrir quando percebeu um colega em dificuldades? Ou sorriu quando alguém fez aniversário? E ainda, já sorriu quando seu chefe conseguiu atingir as metas desejadas ou quando a empresa conquistou coisas importantes? Ou apenas se lembrou de sorrir sem motivo?
Agora se seu(sua) chefe acha que sorrir é para os fracos, abra um sorriso para ele(a). Faça o teste! E observe quanto tempo vai demorar para ele(a) abrir um sorriso!
Termino com a seguinte frase: "Não critique, ajude; não grite, converse; não acuse, ampare e.... não se irrite, sorria".
Cuidado com a tentação de pedir ao dinheiro coisas que ele simplesmente não pode te dar: uma identidade, um propósito, um senso de autoestima