Atividade
Show com aglomeração ou qualquer atividade que aglomere pessoas é repetição do que já não estava dando certo, certamente esta não será a última pandemia. Hábitos antigos conduzirão a Humanidade para erros antigos ou destino ainda pior.
Os pequenos acidentes que nos vexam a toda a hora podem ser considerados como destinados a nos manter em atividade, a fim de que a força necessária para suportar os grandes acidentes não relaxe por inteiro durante a bonança.
"Buscar no cérebro o que o coração não é capaz de fazer; fazendo assim poupamos o amor pessoal e colocamos os neurônios em atividade."
Tal como num casamento, seja na saúde ou na doença, seja na alegria ou na tristeza, respeite seus limites e seja fiel ao exercício físico.
Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde.
Vai precisar arrumar um tempo para cuidar da doença.
A felicidade consiste em três coisas: algo para fazer, alguém para amar e alguma coisa para aspirar.
Vamos pedalar
Cuidar da saúde,
do meio ambiente,
do trânsito.
O motorista não vai te respeitar,
o motociclista, amigo dele, também não.
11 mil internações por acidentes em 2018.
Mas todos dizem:
Vamos pedalar.
Cuidar da saúde,
do meio ambiente,
do trânsito.
Você aumenta as suas chances de cumplicidade se oferece uma razão do porquê quer que algo seja feito.
Fazer algo cada vez melhor pode ser mais satisfatório do que permanecer um amador em várias coisas diferentes.
Não sou um grande fã do conceito de “paixão” quando se trata de carreira. Em vez de tentar responder à assustadora pergunta “Qual é a sua paixão?”, é melhor simplesmente observar o que você faz no seu tempo livre quando ninguém está olhando.
Seja como for, faça o que você gosta. Quando tiver uma família já vai ter o que fazer pro resto da vida.
Muitas pessoas têm ideias erradas da filosofia. Pensam que a filosofia é um pensamento abstrato, totalmente desligado da vida. Assim, atribuem à filosofia uma montoeira de palavras difíceis, um emaranhado de pensamento desconexos que nada têm a ver com a realidade que se vive. Engano! A filosofia, embora utilize palavras difíceis, embora, por vezes, se emaranhe em conceitos abstratos, ela está diretamente ligada a nossa vida prática, pois viver é filosofar. Quem vive filosofa e quem filosofa vive. Isto não é um trocadilho de palavras. Isto quer dizer apenas que é no ato de viver que se filosofa e que todo ato de filosofar é um ato da nossa vida. Os antigos romanos diziam “primeiro viver, depois filosofar”. Na practicidade romana se colocava o filosofar com um segundo passo, como uma sequência do viver, mas ao estarmos vivendo estamos filosofando. Esta precedência a que os romanos se referem significa apenas que o ato de filosofar pressupõe o ato de viver, o estar vivo, o levar a sério a vida com tudo o que tem, com todas as suas consequências.
“A filosofia não é uma doutrina, mas uma atividade”, dizia o filósofo Wittgenstein (1859-1951). (Tractatus logico-philosophicus, 4112).
Com esta frase, Wittgenstein queria dizer que a filosofia não é uma mera “teoria”, não algo abstrato, palavras complicadas que nada têm a ver com a gente. “A filosofia é uma atividade” significa: ela se situa ao nível das coisas práticas, pretende mostrar que em todos agir, em cada passo da nossa vida há uma ação filosófica, que em todo nosso modo de agir há um modo de pensar que por sua vez está liga à realidade. Não interessa à filosofia acumular saber e informações, mas sim viver e refletir sobre os saberes adquiridos, construindo seu próprio saber, analisando cada decisão tomada em nossa vida. Como se dá isto? A partir da experiência que vamos tendo da vida e das coisas, partir do sabedoria da vida que vamos acumulando.
"Quando as flores desabrocharem,
num suspiro único da vida,
quero estar junto de ti para podermos
brindar,
também juntos o perfume de
novos tempos."
As pessoas dificilmente se lembraram ou se preocuparam em realizar alguma tarefa quando esta não lhe foi designada ou o indivíduo nunca se sentiu responsável por ela.
Religião é a cessação do “eu”
Compartilhamos isso juntos? Porque é sua vida, não a minha vida. É sua vida de dor, de tragédia, de confusão, culpa, recompensa, punição. Tudo isso é sua vida. Se vocês são sérios tentaram desemaranhar tudo isso. Leram algum livro, ou seguiram um professor, ou escutaram alguém, mas o problema permanece. Estes problemas existirão enquanto a mente humana se mover dentro do campo da atividade do eu; essa atividade do eu tem de criar cada vez mais e mais problemas. Quando você observar, quando você se tornar extraordinariamente consciente desta atividade do eu, então a mente se torna extraordinariamente tranquila, sensata, saudável, sagrada. E a partir deste silêncio nossa vida na atividade diária é transformada.
Religião é a cessação do "eu" e a ação nascida desse silêncio. Essa vida é uma vida sagrada cheia de significado.
This Light in Oneself, p 77
