Aprendizagem
O educador que nao luta
pelos seus direitos
não está habilitado
a mediar no processo
de ensino e aprendizagem
na construçao de um sujeito
crítico capaz de contribuir
na transformação da realidade
na qual está inserido.
Educar é mais complexo do que a complexidade do educador enxergar que a sua práxis pode estar tornando complexa a aprendizagem.
Quando se pensa em educar
com o propósito de ser eficiente
a questão que surge é saber
o que está sendo definido como eficiente
em um processo de ensino e aprendizagem.
Educar de forma eficiente é algo que não se pode definir, pois o que funciona para um pode ser insignificante para outro. O importante é oportunizar, a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, a capacidade de desenvolver suas habilidades.
Sabemos que a alegria produz a endorfina que é o principal hormônio da felicidade e do bem-estar. Acredito, portanto, que o processo de ensino e aprendizagem significativo reside nas oportunidades alegres do viver.
Quem enxerga a excelência na educação olhando para os resultados, obtidos pelos alunos, em avaliações externas, não consegue ver que em uma única sala de aula, exite uma enorme diversidade e ignora a forma particular que cada um possui no processo de aprendizagem.
Não há nada mais inquietante para um professor do que perceber que faz parte de um processo de ensino e aprendizagem que pode ser taduzido pelo significado, literal, da palavra "processo", pois o mesmo é uma sequência contínua de fatos ou operações que apresenta uma unidade, contrariando a diversidade que é uma caracteristica inata daqueles que ele pretende mediar o conhecer.
Quando tratam a educação como meio populista de um governo, não obtemos, dos atos de seus agentes, aprendizagem, e sim, respostas de estratégias que focam os esforços em produzir números satisfatórios.
Somente quando nos despirmos do orgulho e da arrogância, estaremos prontos para aprender de tudo, com todos!
A escola é apenas a coadjuvante no processo de educação de uma criança, o papel principal continua sendo dos pais.
O professor que, de fato, ensina é aquele que com a lição suscita dúvidas em seu aluno sobre o que está ensinando.
Quando decantado gota a gota até que se sobre só a lição o erro é uma fonte preciosa de aprendizado e consequentemente experiência.
Tudo o que você aprendeu na vida cristã, está enfraquecendo ou fortalecendo o seu relacionamento com o próximo?
Aprenda, ouvindo e faça, comunicando, porque enquanto trabalha, suas habilidades estão aumentando e vidas estão sendo edificadas nos exercícios do bem.
Existem hoje diversas formas e várias atitudes diante de um mundo explosivo de comunicações modernas; porém, poucos são aqueles que apreciam, observam e tiram proveito de suas lições para inserirem em seu conceito de aprendizagem mnemônica e para expansão de seus relacionamentos pessoais e familiares e profissionais.
A melhor maneira de ensinar o que sabemos é ouvir, ver e fazer, porque podemos melhorar ouvindo, entender vendo e aprender fazendo.
O homem está sempre aprendendo; mas, a vida é como uma disciplina de pós-graduação para aperfeiçoar o que falta.