Amizade Professor
"O professor bem sucedido é aquele que sente uma enorme alegria inexplicável por ver o crescimento do aluno"
Professor, aprendeu e agora ensina.
De tudo aquilo que aprendeste, o quê realmente gostaria de ensinar ?
A educação brasileira aprendeu, mas desaprendeu.
Os professores nos ensinam a aprendermos .
Os professores estão e devem estar sempre atualizados.
Mas, quem transfere o que os professores devem nos ensinar, também deveriam estar atualizados.
Um educador de sucesso, é aquele que quando se trata de aprender, por conta dos erros e acertos prefere ser chamado como aluno, pois estará apto para reaprender. Muitos professores e outros educadores aprendam e ensinam, mas o ideal seria que todos praticassem a reeducação.
Este é o país
Onde a educação nunca brilha
Não valorizam o professor
Nem aqui, nem em Brasília,
É ele quem forma o doutor,
Mas a sociedade o humilha,
O aluno não lhe obedece
E na escola só permanece
Por causa do bolsa-família.
Quão importante é que todo professor faça pesquisas de conteúdo antes de ensinar uma classe de alunos, buscando adicionar, aprimorar e atualizar informações úteis ao seu corpo docente.
Discurso de Professor e Amigo, meados dos anos 2000.
Cumprimento a todos os presentes.
Queremos convidá-los a pensar conosco questões novas e complexas, e buscar caminhos para um processo de formação capaz de permitir aos futuros professores a compreensão de que somos diferentes e, na diferença, nos constituímos sujeitos. Nossa relação com o mundo e com os outros precisa ser pensada a partir daí.
A escola que temos, ainda se pauta em um modelo que valoriza práticas ritualistas e lineares, que atualmente mostram-se insuficientes para enfrentar os desafios contemporâneos de novas questões sociais, culturais e identitárias. Importa desconstruirmos o olhar que privilegia a homogeneidade, que ignora as individualidades e silencia as histórias de vida de seus educandos.
Na contra corrente dos processos de exclusão social que marcam a falta de oportunidades escolares de crianças, jovens, adultos, indígenas, afro-brasileiros e portadores de necessidades especiais, firmamos a unidade na diferença e na diversidade. Unidade que reorienta as práticas educativas a partir de novos discursos e que propõe o acesso democrático à escola como valor universal.
Com ênfase na Formação de Professores, fazem-se necessários o debate e as ações sobre educação inclusiva, perpassados em todos os níveis pela conquista da cidadania. Mas, as vitórias da inclusão não devem restringir-se apenas no âmbito legal. A inclusão deve ser pensada como lugar onde a teoria e a prática tencionam-se, vividas como história humana para além dos campos de batalha e dos gabinetes presidenciais. A inclusão deve ser defendida em ambientes antes impensados, nos quais está o humano: nos palácios e nas sarjetas, nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de fogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina, porque só é justo continuar a viver se a nossa vida arrasta com ela as pessoas e as coisas que não tem voz.
Tendo a inclusão, como horizonte, podemos sinalizar uma prática pedagógica a partir da memória e da história dos alunos, orientação metodológica que remete ao cotidiano de segregação, desigualdade e exclusão de serviram como caldo cultural ao longo da formação social brasileira. E isso basta? Pensamos que não. necessitamos da força vital, da credibilidade de nosso aluno. Ele, mais do que ninguém, como desejante, pode ser solidário e renovar, com sua visão crítica, compromissos com a ética. A inclusão, como ampliação da cidadania e do direito, depende de nossa capacidade de conquistar a fé e a esperança que residem no "coração de estudante".
Ao ouvirmos nossos alunos, professores em formação, talvez nos surpreendamos ao descobrir que eles, seus pais e avós, são doutores em desigualdades de oportunidades, mestres em desescolarização, PHDS em analfabetismo, Livres Docentes, em exclusão. Reconhecer cada aluno como dono de sua voz e das muitas vidas severinas - para quem a escola foi a terra boa nunca cedida - talvez seja um bom caminho.
As linguagens, pelo significado das palavras e pelo sentido dos discursos, concretizam e externalizam o pensamento e permitem que o indivíduo, no campo das relações sociais, constitua-se sujeito. Dessa forma, elas confluem para a realização, no indivíduo, da consciência de si e de ser-com-o-outro, de ser membro da espécie humana, de pertencer a uma nação, expressar uma cultura, de dizer-se brasileiro.
Caros formandos, temos em frente o grande desafio de atualizar a escola como ruptura e continuidade. Ruptura com a tradição de exclusão, de silenciamento das culturas (como a indígena e a afro-brasileira); ruptura com o silenciamento de pessoas com necessidades especiais; ruptura com a exclusão de jovens e adultos cuja vida na escola foi a morte severina. Trabalhar a continuidade na escola, implica recuperar o sentido filosófico do homem como sujeito produtor de seu destino e de sentidos. Somente assim superaremos a contradições que excluem crianças, jovens, adultos, etnias, tornando nossa nossa questão-objeto cidadã, em pertencimento a todos nós.
Finalizando: Sussurrando: Cheguem mais perto, mais perto, ouçam:
"Aproveitem a vida!
Cada momento!
Temos só uma oportunidade para viver e compartilhá-la, torná-la possível aos outros, a quem realmente precisa!
Um grande abraço.
Do professor e amigo:
Maxileandro,
O melhor professor é o tempo, mas para compreendermos uma fração dele requer a compreensão de fragmentos da história.
O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos.
O verdadeiro educador não se ver como colaborador de uma gestão escolar, mas como professor de uma escola que pensa o seu projeto político pedagógico com o foco no aluno e não nos interesses políticos de um sistema que mantém a rede de ensino, a qual pertence.
Por estar mais perto do aluno, o professor, tem maior condições de ser um agente de transformação e motivação dos alunos para que possam superar muitas barreiras e consigam vencer na vida.
Professor
Sou aluno e professor…
Sou mestre e aprendiz…
Entre apagador e giz
Eu exerço o meu labor.
E no afã de ensinar
Eu aprendo a ser feliz!
Professor 2018,gente que luta, chora, cura e liberta.
Gente que avança, não retrocede as ameaças sistêmicas e anseia vitória.
Professor, se existir a possibilidade de lavar os seus pés com mirra e te dizer que até aqui cheguei, mas que sem a força dos seus punhos o que seria desses?
Nenhuma gratidão externa ou interna descreve tamanha luz que sua intelectualidade os proporciona.
Professor 2018/22 que continua adiante remando e buscando a formação digna dos sujeitos capazes de ler o mundo em que vivem.
Eles nunca desistiram.
Esse mundo é a nossa
escola, o nosso professor é Jesus, e quem fazer o que o professor ensinou a fazer, receberá o seu diploma no juízo final.
A vida é minha escola e o tempo meu professor, por ansiedade me reprova, mas por minha determinação tenho sido aprovado até hoje.
O mundo acadêmico seria ainda melhor se todo professor soubesse responder à seguinte pergunta:
Você pode me dar um exemplo de como isso funciona na prática?