Amigo que não conheço
Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces.
O importante da amizade
O importante da amizade não é conhecer o amigo;
e sim saber o que há dentro dele!
Cada amigo novo que ganhamos na vida nos aperfeiçoa
e enriquece, não pelo que nos dá, mas pelo
quanto descobrimos de nós mesmos.
Ser amigo não é coisa de um dia. São gestos, palavras,
sentimentos que se solidificam no tempo
e não se apagam jamais.
O amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta em qualquer situação.
O amigo na hora certa é sol ao
meio-dia, estrela na escuridão.
O amigo é bússola e rota no oceano,
porto seguro da tripulação.
O amigo é o milagre do calor humano
que Deus opera no coração.
Quem É Amigo?
Amigo é quem, conhecido ou não, vivo ou morto, nos faz pensar, agir ou se comportar no melhor de nós mesmos. É quem potencializa esse material. Não digo que laboremos sempre no pior de nós mesmos (algumas pessoas, sim) mas nem sempre podemos ser integrais para operar no melhor de nós. Há que contar com algum elemento propiciador, uma afinidade, empatia, amor, um pouco de tudo isso. E sempre que agimos no melhor de nós mesmos, melhoramos, é a mais terapêutica das atitudes, a mais catártica e a mais recompensadora. Esta é a verdadeira amizade, a que transcende os encontros, os conhecimentos, o passado em comum, aventuras da juventude vividas junto. Um escritor ou compositor morto há mais de cem anos pode ser o seu maior amigo.
Esse conceito de amizade, transcende aquele outro mais comum: a de que amigo é alguém com quem temos afinidade, alguma forma de amor não sexual, alguém com quem podemos contar no infortúnio, na tristeza, pobreza, doença ou desconsolo. Claro que isso é também amizade, mas o sentido profundo desse sentimento desafiador chamado amizade é proveniente de pessoas, conhecidas ou não, distantes ou próximas, que nos levam ao melhor de nós. E o que é o melhor de nós? É algo que todos temos, em estado latente ou patente, desenvolvido ou atrofiado. Mas temos. E certas pessoas conseguem o milagre de potencializar esse melhor. Sentimo-nos, então, fundamente gratos e de certa maneira orgulhosos (no bom sentido da palavra) por poder exercitar o que temos de melhor. Este melhor de nós contém sentimentos, palavras, talentos guardados, bondades exercidas ou não.
Amar, ao contrário do que se pensa, não perturba a visão que se tem do outro. Ao contrário, aguça-a, aprofunda-a, aprimora-a. Faz-nos ver melhor. Também assim é a amizade, forma de especial de amor, capaz de ampliar a lucidez e os modos generosos e compreensivos de ver, sentir, perceber o outro e sobretudo -se possível- potencializar os seus melhores ângulos e sentimentos.
Somos todos seres carentes de ser vistos e considerados pelo melhor de nós. A trivialidade, a superficialidade, as disputas inconscientes, a inveja, a onipotência, a doença da auto-referência faz a maioria das pessoas transformar-se em vítimas do próprio olhar restritivo. E o olhar restritivo é sempre fruto da projeção que fazem (fazemos) nos demais, de problemas e partes que são nossas e não queremos ver. E quantas vezes isso acontece entre pessoas que se dizem amigas. Essas pessoas (que se dizem amigas), ignoram certas descobertas do velho Dr. Freud e através de chistes passam o tempo a gozar o “amigo”, alardeando intimidade (onde às vezes há inveja) como prova de amizade. O que não é. Mesmo quando é...
Se se quiser medir o tamanho de uma amizade, meça-se a capacidade de perceber, sentir e potencializar o melhor do outro, porque somente essa atitude fará dele uma pessoa cada vez melhor e por isso merecedora da amizade que se lhe dedica.
Quando moços, contamos tantos amigos quantos conhecidos; porém maduros pela experiência, não achamos um homem de cuja probidade fiemos a execução do nosso testamento.
O homem do conhecimento deve ser capaz não só de amar seus inimigos, mas também de odiar seus amigos.
Não tente me conhecer olhando fotos, amigos, recados, depoimentos, vídeos...
O que eu realmente sou, vai muito além do que seus olhos possam alcançar.
Além do mais, você só vê o que eu quero que você veja.
Ninguem no mundo te conhecerá tão bem quanto você mesmo, por isso seja seu melhor amigo, não lute contra você, lute a seu favor.
Aprenda a enxergar a diferença entre amigos e colegas para conhecer a personalidade de cada um. Não crie expectativas e nem se decepcione com pessoas que compartilham somente bons momentos ao seu lado.
A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
Nota: Trecho do livro "O pequeno príncipe"
NÃO JULGUEIS
A distância, todo mundo me conhece, mas caso desejares um amigo de verdade, com cautela, aproxime - se dele, assim, tirarás as suas próprias conclusões.
Diante da interrupção da caminhada
de um amigo ou simples conhecido,
os pensamentos invadem todos
os espaços, em busca de respostas
que encontrem sentido em tudo, embora,
o tudo não tenha sentido.
Quer conhecer-me? Olha pois o meu melhor amigo, não é a minha imagem e semelhanca, é porém, tudo de melhor que há em mim.
Quem nunca teve um cão não conhece o mais amplo significado da palavra amigo. Felizmente nunca sentiu a absurda dor de perdê-lo.
Não se engane! Às vezes você acha que tem muitos amigos, mas, na verdade, você só conhece muita gente.
Se os seus amigos conhecem todos os signos mas não conhecem Carl Sagan ou Neil deGrasse, está na hora de repensar seriamente suas amizades
- Relacionados
- 43 frases para amigo secreto (meu amigo secreto é uma pessoa...)
- Poemas para revelar o amigo secreto
- Não te Conheço Pessoalmente
- Cartas de Amizade Recente
- Saudades de quem não conheço
- Não te Conheço
- Alguém que não conheço
- Feliz Dia do Amigo: 47 mensagens para celebrar a data de hoje
- Feliz Dia do Amigo, meu amor (mensagens para celebrar e se declarar)
- Parabéns, amigo! 52 frases e mensagens de aniversário emocionantes 🥳
- 62 mensagens de Dia do Amigo para celebrar as suas amizades