Agradecimento ao Cliente
O neoliberalismo transformou a escola
em uma empresa que produz ensino,
onde o aluno é um cliente
para a instituição privada
e um número para a pública.
Enquanto que na primeira
o foco no cliente tem o propósito
de garantir o acúmulo de riqueza,
na segunda o uso do número
é o recurso estatistico utilizado
para sinalizar que estão no caminho certo,
capaz de garantir a ideia falseada
de uma qualidade que não se traduz em
uma verdadeira aprendizagem significativa.
Quando a escola transformou o aluno em cliente e a educação em mercadoria, perdemos a capacidade de construir cidadãos críticos, capazes de enxergar o que as palavras não expõem de forma explícita.
Empreender é satisfazer o desejo do cliente. Quando este feito se realiza, todas as outras obrigações são naturalmente honradas.
Quando você faz uma análise para prestar uma consultoria ao cliente, o primeiro passo é fazer o cliente acreditar. Se ele não acreditar, seja você a pessoa que acredita!
Para mim uma venda só acontece quando o dinheiro entra na conta e o cliente recebe o produto ou serviço adquirido!
Se o dinheiro já entrou na conta mas o cliente não recebeu o produto ou serviço. Esse dinheiro ainda não é uma referência no faturamento. A menos que na política de consumo, devolução e cancelamento o valor recebido ou parte dele, possa ser considerado como parte do faturamento e consequentemente da receita previsível!
O risco de um cliente comprar algo sem qualidade e não voltar a comprar é grande. Mas o risco de comprar algo de qualidade e se tornar um cliente fidelizado para eternidade também é real!
Ética profissional para mim é sobre fazer ao cliente o que gostaria que fizessem a si próprio e aos seus!
O cliente escolheu a loja, é hora do atendente escolher atender e exceder positivamente, tratar gentilmente para fidelizar mais um cliente.
Black Friday é um artifício que alguns estabelecimentos comerciais usam para enganar o cliente sem que ele se dê conta disso.
“O cliente que não se preocupa com os funcionários de uma loja, não pode reclamar da falta de emprego e a desvalorização salarial.”
“A loja que você deixou falir era cliente da empresa que você trabalhava.”
Não contamine seu cliente com ideias pessimistas; ao contrário, se quer vender, crie boas notícias, expectativas agradáveis e viva de bom humor.