A Vida é Feita de Erros e Acertos
Neste final de semana eu vi meus acertos e erros na minha vida.
Também parei para pensar nos que erraram e acertaram comigo.
Sabe o que concluí?
***
Que não existe nenhum pai ou mãe que não vão errar. Muito menos os filhos. Mas existe uma diferença muito grande quando a gente erra tentando acertar por amor e aquele erro que a gente faz para prejudicar alguém por maldade.
***
As relações sempre são tumultuadas. Para começar, o que eu digo, não é o que você entende. E vice-versa. Cada um tem um contexto histórico na vida, a cultura e como a pessoa foi cercada de carinho na sua infância falam mais dela do que ela consegue exprimir em atitudes. Excetuando algumas pessoa muito sensíveis que têm o Dom e coragem de expressar o são e o que sentem, a grande maioria, age sem reflexão.
***
Eu não acredito que exista um pai ou mãe que amem e erram por querer. Erram tentando fazer o melhor. E o amor e algo tão louvável que ele explica atitudes.
***
Não falo de paixão ou desejo. Falo de amor. Aquele que se você tiver eroticamente por uma pessoa num determinado momento, é capaz de afastar-se dela para vê-la feliz com outra. Isso é amor.
***
Esse amor romântico ótimo para vender livros e filmes, é uma invenção humana do século IX. Casar por amor! Lindo não é? O filme acaba por aí, isso vende pra caramba! Ninguém contou que eles brigaram o primeiro ano inteiro de casamento porque os lindos e longos cabelos dela entupiram o ralo do banheiro todo mês. Ninguém contou que ele tem um chulé que só O SENHOR NA CAUSA. E de manhã? Vocês acham que venderia algum romance se o quarto amanhecesse azul de butano? Lógico que foi ela. Ou melhor, ele.
***
Amor, aquele que Cristo pergunta para Pedro é o Ágape. Existem quatro tipos de amor: Eros, que é baseado na atração sexual, aquele que é muito influenciado pela beleza física, necessário para a procriação humana; mas que a Bíblia traz muitas recomendações sobre não confiar nos nossos olhos e coração. Phileu (Philos ou Philia) que é a amizade ou fraternidade, o típico amor que sentimos por amigos e parentes. Storgé, que é a aceitação, a valorização e identificação que existe entre os familiares, expressado muito em admiração e afeto ao invés de críticas e exclusão de entes. Acontece especialmente entre pais e filhos. Justamente neste amor Storgé é que formamos o nosso senso de auto-aceitação e valor. E por último, o amor Ágape, que significa amar sem querer nada em troca. Amar ao ponto de se sacrificar pela outra pessoa. De dar sua vida pela outra.
***
Pedro negou Jesus três vezes. Com medo, temendo pela própria vida, ele a princípio defendeu o Messias até com a espada. Mas depois num rompante de auto-preservação negou conhecer Jesus.
***
Ressurreto, Jesus prepara um momento especial para ele e Pedro. Um momento de perdão e mudança. Ele sabia que sobre Pedro estaria a Igreja que Ele queria. Não uma igreja certa, mas uma igreja disposta a sempre voltar atrás, rever seus valores e reconhecer sua humanidade. Então na praia, depois de uma grande pescaria Jesus já assava um peixe à espera da aproximação feliz de Pedro. E a pergunta foi direta:
***
_ Pedro phileu?
_ Sim Mestre, philos.
_ Então apascenta as minhas ovelhas.
_ Pedro phileu?
_ Sim Mestre, philos.
_ Então apascenta as minhas ovelhas.
_ Pedro ágape?
Pedro descaído pela mesma pergunta tantas vezes e por saber a diferença da última responde:
_ Senhor, tu o sabes, agapós.
_ Então apascenta os meus cordeiros.
***
Este foi um momento espiritual e profético. Por três vezes Pedro negou a Jesus, agora, por três vezes ele afirma o seu amor. E Pedro acabou também crucificado. Deu a vida por sua fé e obra em Cristo.
***
Agora vou me apegar no “apascenta”. Apascenta é relacionar. E relacionar é sempre se colocar no holofote. É difícil ser colega de trabalho, principalmente quando você nota que tem gente que não gosta de você. Relacionar com sobrinhos, quando depois eles crescem e bebem da raiz da ingratidão. Relacionar com pessoas de uma mesma comunidade.
Não existem erros sem acertos, assim como há vida deve se existir a morte, talvez um dia o sol já não exista quando não houver um sistema solar.
Tudo bem se.tiver que recomeçar, mas lembre-se: Os erros não precisam ser repetidos e os acertos, podem e devem ser aperfeiçoados.
A vida não é intransigente, ela nos oferece situações de todos os tipos, nos permite erros e acertos, e o melhor de tudo é que podemos aprender muito com isso.
Nossa vida é cheia de turbulências, muitas fases, aprendizados, erros e acertos, nos resta se fortalecer, usar essas vivências para o autoconhecimento e buscar sobressair, evoluindo sempre. Quando perceber que precisa se afastar para se resguardar e continuar tendo sanidade, o faça, mesmo que temporário, há necessidade de se cuidar, muitas coisas afetam nossa alma e esse tipo de dor é mais intensa e leva mais tempo para se curar completamente.
Erros e acertos são os antagonistas que nos acompanharão durante toda nossa jornada de vida.
Os erros são aquela forma difícil, dolorida e árdua de aprender o que não fazer e não fracassar. Eles são mestres em ensinamentos e estarão presentes sempre que fazermos diferente e nos arriscar. São imprescindíveis para nosso crescimento.
Já os acertos são os êxitos conquistados e devem ser comemorados nas grandes ou pequenas proporções, afinal, eles sinalizam que estamos no caminho certo.
@elidajeronimo
A vida é uma prova individual, sem gabarito, o lápis e a borracha é o mesmo q os acertos e os erros, não usar a borracha nessa prova é igual aquele q não aprende com seus erros do passado, o passado é o gabarito que está no pensamento limitado de quem faz essa prova, o futuro, é a nota dessa prova, e o presente é você mesmo.
A pandemia nos oferece a oportunidade de refletir sobre a vida, seus acertos e seus erros. Neste momento de crise viva intensamente o novo com princípios, honestidade e muito respeito.
Acertos e erros do passado podem gerar consequências no futuro, mas o importante, é não errar no presente.
A vida é sempre cheia de erros e acertos, talvez mais erros, meus caros, mas é errando que aprendemos a viver. E assim seguimos em frente. Simples assim.
A vida é sobre aprender!!!
Não existe acertos que nos envaidecem e nem erros que nos deprimem.
Existem aprendizados que nos desenvolvem, que nos fazem evoluir.
A Vida é uma contabilidade perfeita de erros e acertos. Permanecer no caminho errado é assinar por conta própria o título de desprovido de inteligência.
...
A vida é tão lacônica.
Não comporta reprises.
Emendarmos os erros.
Sabotamos os acertos.
Somos forçados a agir.
Reagir por impulsos.
E determinar o futuro.
Somos atores e dublês.
Interpretamos dramalhões.
Com eloquência.
A arte do bem dizer.
Do mal dizer.
Tudo sem ensaios.
E scripts ligeiros.
Somos seres intuitivos.
Sem avaliações prévias.
Validações sequentes.
Somos humanos emotivos.
Sem álbuns e recortes.
Das gargalhadas, cenas amargas.
Sem vestígios da nossa novela.
E aí invertemos sentimentos.
O choro vira riso.
A chuva vira brisa.
O barulho vira silêncio.
A poesia vira eco.
E eu viro folhas em branco.
"Entre idas e vindas, acertos e erros, montanhas e vales, é no encontro daqueles que compartilham uma mesma visão de mundo e jornada que alimentamos um dos nossos mais íntimos e deliciosos sentimentos humanos, o prazer de ser correspondido por alguém a quem podemos chamar de amigo."
Aprendamos que na vida, os erros cometidos serão acertos futuros, e as derrotas de hoje, amanhã serão brilhantes vitórias!