25 anos
A cicatriz não incomodara Harry nos últimos dezenove anos. Tudo estava bem.
Não despreze a tradição que vem de anos longínquos; talvez as velhas avós guardem na memória relatos sobre coisas que alguma vez foram úteis para o conhecimento dos sábios.
Às vezes você passa anos encontrando pessoas erradas para encontrar a pessoa certa no momento errado.
Se você planeja para um ano, plante arroz. Se você planeja para dez anos, plante uma árvore. Mas se você planeja para cem anos, eduque uma criança.
Há cinco anos nós perdemos. Todos nós. Perdemos amigos. Perdemos família. Perdemos parte de nós. Hoje temos a chance de tentar desfazer isso. Esta é a luta das nossas vidas. Nós vamos vencer. Custe o que custar.
Cigarro - você morrerá 10 anos mais cedo.
Álcool - 30 anos.
Amar alguém que não te ama - Você morrerá todos os dias.
15 anos...
Um sonho de pouco tempo atrás de menina...
Parecia ser tão distante...
Enfim chegou o dia da grande festa, que foi cheia de surpresas e emoções...
Confusões à parte...
Mas, mesmo assim, perfeita...
Jamais vou esquecer do que a minha família e meus amigos fizeram e fazem por mim...
O meu sonho se tornou realidade, devo isso a muitas pessoas...
Pessoas queridas, que eu amo muito, que, por mais que tenhamos desavenças, eu nunca deixei de amá-las...
Esse dia nunca vai sair da minha memória...
Algumas pessoas importantes não puderam comparecer a esse grande momento, mesmo assim, elas estiveram no meu pensamento...
Agradeço muito aos meus amigos, que estão sempre comigo, me ajudando a vencer a batalha do dia a dia; à minha família, por aturar as minhas maluquices, por estar do meu lado em todos os momentos...
Sei que, com o passar dos anos, algumas coisas serão esquecidas, sei que perderei o contato com algumas pessoas, mas quero que sempre se lembrem que eu amo todos vocês...
E se eu não tivesse vocês eu não seria nada...
Um dia vocês poderão me ver jogando uma partida com 50 anos. Não riam. Nunca digam nunca porque os limites, os medos, são apenas uma ilusão.
Aos dezoito anos, nossas convicções são colinas de onde contemplamos o horizonte; aos quarenta e cinco, são cavernas em que nos escondemos.
Quando se faz 16 anos, muda-se muita coisa, muito mais que nos 15 anos que não muda absolutamente nada além do número da Idade! Quando se faz 16 anos, depende da mentalidade e da maturidade da pessoa, a menina passa por muitas mudanças psicológicos... Você começa a ver o mundo de maneira diferente... Coisas que antes eram muito importantes e interessantes pra você, agora não tem mais tanta graça... Acontece... Eu sei que sim...
Amizades que antes eram incríveis, você começa a perceber que não são... Amores, você começa a perceber que não são tão inocentes assim... E que dá pra ser feliz com uma pessoa, e ela não precisa ser o Princípe Encantado nem ter olhos azuis, embora você tenha esperança que ele apareça... A gente começa a perceber que nada é tão perfeito, e que pra ter alguma coisa é necessário ir atrás... Ninguém te vê mais como uma menininha indefesa, ninguém vai apertar suas bochechas e dizer como você cresceu, dirão somente isso quando você engordar (trauma), ninguém vai te ver como a coisinha preciosa e lindinha que você era vista, e finalmente...Ninguém mais vai te ajudar em coisas que ajudavam antes, você não é mais pequena, tá na hora de se virar nos 30, 40, 50, 1000, até onde seu limite permitir, no meu caso acho que passei dos "Se vira nos 1000"... Bem... Você será vista como uma Mulher, e não uma menina... Bem... Uma pré-mulher... Os homens irão te olhar de maneira diferente... E os assuntos falados no seu grupo já não serão iguais aos de antes, e você vai ver agora, como era bom os Assuntos de Criança... Que saudade desse tempo... Opa! Cheguei na Crise principal! Aquelado: "Que saudade desse tempo"... É minha amiga... Você tá crescendo, quando você chega num ponto que você para e começa a pensar: "Que saudade desse tempo", daquele tempo... De quando eu brincava de boneca, de quando eu fazia bolinho de barro... De quando eu podia brincar com água a vontade e não parecia infantilidade... De quando eu fazia birra, eu teimava, e não era "criancice", por que eu era criança... Quando você podia ver alguma cena, presenciar um beijo sem maldade, quando sentia nojo de ver alguém se beijando... Quando você brincava de Esconde-esconde, pega-pega, alerta, com seus amigos, e que muitos desses amigos que você brincava nem falam mais com você! Muitas vezes por ruindade, por egoísmo, por ciúmes, quem sabe até de garotos... Sentimentos idiotas que são instalados no nosso coração... E que saudade daquele tempo que a gente não tinha esses sentimentos!
Minha linda, você cresceu! Quando você percebe o quanto era bom ser criança, você chegou na sua maturidade! A vida que vem a seguir te assusta... Namorado, faculdade, vida social, carreira... Que vontade de voltar a ser aquela menininha indefesa que a tia apertava a bochecha (e não a menininha que atualmentea tia conta de suas relações... bom... relações digamos)... Que saudade desse tempo que eu podia até ter aproveitado mais! Podia ter brincado mais, jogado mais barro nos outros, pulado mais a cerca enquanto eu podia e eu era ágil pra isso! Ai como eu vou sentir falta disso! Que saudade! E agora eu acho um absurdo Crianças dizendo "eu quero crescer", não queiram minhas lindas... Crescer é bom, mas também te destrói internamente!
E lá se vem a vida dos 16... 17... 18... Ué... Espera...Você não esperou tanto tempo por isso?! Esperei! E agora que chegou está me assustando, me sufocando... É muita pressão pra uma moça que não sabe nem qual picolé escolher na sorveteria... Como irei decidir minha vida, se eu ainda me preocupo em brincar... Eu queria tanto voltar a brincar, voltar a sonhar, antes tudo parecia tão fácil, tão lindo, tão mágico... Eu não posso "voar" tão alto quanto antes, eu não posso sentar confortavelmente, "por que isso não é jeito de moça crescida sentar", eu não posso derrubar um copo no chão, "por que você já está crescida pra cuidar das coisas, e não derruba-las!"... O mundo é cruel pra quem está nessa transição dos 16 anos... EU QUERO VOLTAR, EU NÃO QUERO CRESCER, EU QUERO SER CRIANÇA, QUERO BRINCAR, CAIR, ME SUJAR... Mas minha amiga, minha linda... Acabou... E essa é uma das palavras que mais doem em quem está na crise dos 16... ACABOU!!! Está na hora de você seguir sua vida minha menina, de sonhar novos sonhos, de ter novas esperanças! De crescer minha menina!!! O tempo de planejar acabou! Agora viva! Eu sei o quanto é duro ter 16 anos, eu tenho 16 anos! Mas minha menina... Chegou a sua hora de ter seu lugar no mundo, vá brilhar... E quando essa crise bater a sua porta novamente, deixe seu lado criança explodir, brinque, se suje, e não ligue pro que a "Sociedade" irá dizer! A sociedade é sua pior inimiga aos 16 anos...A melhor coisa que você pode levar da sua "crise dos 16 anos", é as lembranças do que você viveu... E se quiser, tente viver de novo! Nunca perca esse espírito jovem que vive dentro de você! Pois é o seu maior tesouro... Um espírito de uma criança indefesa, com medo de escuro, com vontade de brincar...
E não deixe a crise dos 16 anos, se tornar mais forte que você...
Então, minha menina... Você realmente quer crescer?! <3
Nos últimos anos aconteceram várias coisas que motivaram a introdução do tema espiritualidade nas organizações.
Tudo está em constante transformação e evolução: tecnologia, moda, modelos de gestão... Em que confiar? Onde depositar minha confiança e esperança?
As principais características de uma pessoa espiritualizada: Valores éticos; intuição; criatividade; religião; fé; visão holística; respeito com o meio ambiente, responsabilidade social; compaixão, justiça.
A espiritualidade “hoje se insere como uma dimensão estratégica, na medida em que dá mais significado à missão da empresa e ao trabalho das pessoas”
Qualidades comuns dos líderes empresariais espiritualmente inteligentes: 1) Praticam e estimulam o autoconhecimento. 2) São guiados por valores e ideais. 3) Convivem com a adversidade. 4) Possuem visão holística. 5) São interessados. 6) Colocam as coisas num contexto mais amplo. 7) Sabem ouvir. 8) São espontâneos. 9) Tem compaixão.
Quem é você? Águia ou galinha?
A águia é uma ave que chaga a viver até 70 anos. Mas para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar: seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando contra seu peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar já esta se tornando um tarefa difícil. Então a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Essa etapa consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Depois de arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas e somente depois de cinco meses ela sai para seu famoso voo de renovação. E poderá viver, então, por mais 30 anos.
E nossas vidas, muitas vezes termos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um voo de vitórias, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente quando livramos do peso do passado é que podemos aproveitar o resultado valioso que uma autorrenovação sempre traz.
Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar
Os anos sugam as memórias de um homem, mesmo aquelas que ele jurou nunca esquecer.