Zen Budismo

Cerca de 547 frases e pensamentos: Zen Budismo

A filosofia budista, que nasceu há mais de 2 mil anos na Índia vem conquistando o mundo por seus sábios ensinamentos sobre bondade, paz, consciência, amor, tolerância e compaixão.
As pessoas enxergam as lições budistas como guias, uma maneira de lidar com mais sabedoria com os desafios diários da vida.

Uma das maneiras mais comuns de difundir os pensamentos budistas é através das histórias e lendas, que se mantêm vivas de gerações em gerações.

A história budista de hoje carrega uma grande sabedoria e nos ensina a fazer uma pausa quando precisamos de mais paz e harmonia, em nossas vidas.

Deus me livre da maldade dos corações ruins e da inveja dos infelizes

Quem te protege não dorme. Acalme o seu coração, pois tudo ficará bem

Não espere coisas pequenas de um Deus poderoso! Ele sempre oferece muito mais do que você espera

Esperamos que você aproveite os ensinamentos.

Desafio
Eu ouvi uma antiga parábola. E deve ser muito antiga, porque naqueles dias Deus costumava viver na terra.

Um dia, um velho camponês foi fazer uma visita a Deus e lhe disse:

– Olhe, você deve ser Deus e você deve ter criado o mundo, mas há uma coisa que eu tenho que lhe dizer: você não é um camponês, você não sabe tudo o que há para saber sobre a agricultura. Você tem algo para aprender.

Deus, então, respondeu-lhe:

– Qual é o seu conselho?

O agricultor disse:

– Dê-me um ano e deixe-me fazer as coisas do jeito que eu quero e vamos ver o que acontece. A pobreza não mais existirá.

Deus aceitou a proposta do camponês e lhe deixou no comando por um ano. O camponês, em seu poder, controlava o mundo como achava melhor: sem tempestades, sem ventos, sem perigos para suas plantações. Tudo estava indo bem e ele estava muito feliz. O tempo estava funcionando de acordo com sua vontade, estava tudo matematicamente perfeito.

O camponês notou que o trigo cresceu muito mais do que o esperado, mas então ocorreu um problema. Então foi até Deus e disse:

– Nós conseguimos muitos grãos e mesmo se ficássemos um ano sem trabalhar, ainda teríamos comida suficiente. No entanto, quando fomos recolher os grãos, eles estavam vazios. O que aconteceu, qual foi o erro?

Deus respondeu:

– Como você cuidou para que tudo saísse perfeito, não houve desafio, nem conflitos, e assim o trigo tornou-se impotente. Desafios são necessários em todas as áreas da vida. Tempestades, trovões, relâmpagos são necessários, porque eles agitam a alma dentro do trigo. A noite é tão necessária quanto o dia, e os dias de tristeza são tão essenciais quanto os dias de felicidade.

Quando uma pessoa compreende a função do equilíbrio, entende que nem sempre tudo tem que acontecer de acordo com nossas vontades, e as inconstâncias fazem parte de nosso crescimento. Entender que a perfeição não existe traz paz aos nossos corações e nos ensina que, mesmo em condições imperfeitas, podemos prosperar na vida, se seguirmos o caminho correto e acreditarmos em nós mesmos.

⁠O budismo me condenaria por ser ou estar confortável comigo mesma, ora pois , não me considero uma pessoa má, só acho que já me importei demais a ponto de ser massacrada pelos outros, com quase 38 anos não seria muito querer paz interior, sem ninguém menosprezando sua maneira de ser ou pensar, respeito é um direito de todos e querer se livrar de tudo que impede seu crescimento também , pra muitos ignorantes pensar ainda é um crime , é mais fácil assistir novelas , ou melhor , assistir a vida alheia, hoje ela acordou com um olhar pra outra direção...
Paz e bem para os que "vivem" ou melhor dizendo,para os que apenas lutam pela sobrevivência diária sem querer entender a realidade , realidade ?🤔

Budismo Moderno

Tome, Dr., esta tesoura, e... corte
Minha singularíssima pessoa.
Que importa a mim que a bicharia roa
Todo o meu coração, depois da morte?!

Ah! Um urubu pousou na minha sorte!
Também, das diatomáceas da lagoa
A criptógama cápsula se esbroa
Ao contato de bronca destra forte!

Dissolva-se, portanto, minha vida
Igualmente a uma célula caída
Na aberração de um óvulo infecundo;

Mas o agregado abstrato das saudades
Fique batendo nas perpétuas grades
Do último verso que eu fizer no mundo!

Augusto dos Anjos
ANJOS, A. Eu e Outras Poesias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
Inserida por AnaGabriela21

No ensinamento budista, diz-se que a senda é tríplice. Ela começa com a reta conduta, chamada shila, o que significa que todos os fatores obscurecedores, as paixões animais, os pensamentos egoístas que impedem a visão, devem chegar a um fim. Em segundo lugar, a senda implica em auxiliar a consciência a despertar através da observação, do escutar sensível e da profunda reflexão. Então a sabedoria começa a despontar. O caminho dá acesso a uma vasta esfera da qual não temos consciência agora. Então começa a revelar-se o supremo significado que abrange toda a vida.

Inserida por Gabriel87

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual.
No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

Inserida por MrStos

"Eu sou budista por que creio em minha fraqueza. Eu sou cristão por que confesso minha fraqueza. Eu sou judeu porque rio da minha fraqueza. Eu sou muçulmano porque combato minha fraqueza. E sou ateu se Deus é todo-poderoso."

Inserida por ROBERVALARIM

Interpretação adversa sobre pensamento budista.

''Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos,fazemos o nosso mundo.''
Buda

Não sou o que penso. O que penso ser não é ter ou poder,e sim fazer. O meu mundo é feito no meu pensamento, e pouco fora dele...

Inserida por marck_williann

O budismo vê o desejo como origem de todos os males, já que nos prende ao que é passageiro e finito.

Inserida por FrancisIacona

Descobrir através do Budismo um novo recomeço, pessoas capazes de se sacrificarem para diminuir a dor da humanidade, raridades.

Inserida por BubutyyBrunaR

Zen
Prática budista que faz falta a governantes e políticos:
exige meditação profunda.

(In: O Avesso das Coisas - 6º Edição, 2007.)

Inserida por portalraizes

Tenho amigos espíritas,católicos,budistas,ateus,cristãos,e de tantos credos. No entanto aqueles que mais me trairam foram aqueles que compartilham comigo a mesma fé.

Inserida por PoetaDantas

“Eu, em verdade, em verdade vos digo que a diferença dos ensinamentos Cristãos e Budistas são apenas grafias de palavras. Se as grafias forem interpretadas a luz do Espírito Santo, tudo vira um só caminho e uma só verdade, em essência Divina.”

Inserida por hagp

Relato budista

“Devadatta lhe arremessou uma rocha pesada desde o cume de uma colina. A rocha caiu ao lado de Buda e Devadatta não conseguiu acabar com a sua vida. Buda, mesmo percebendo o que acontecera, permaneceu impassível, sem nem sequer perder o sorriso.

Dias depois, Buda cruzou com seu primo e o cumprimentou afetuosamente. Muito surpreso, Devadatta perguntou: “Você não está bravo?”; “Não, claro que não.”, assegurou Buda.

Sem sair do seu assombro, Devadatta continuou: “Por quê? E Buda replicou: “Porque nem você é mais aquele que lançou a rocha, nem eu sou mais aquele que estava ali quando foi arremessada.”

“Para aquele que sabe ver, tudo é transitório; para o que sabe amar, tudo é perdoável.”
- Krishnamurti -

Amenteémaravilhosa
“5 maravilhosos relatos budistas que o tornarão mais sábio.”
https://amenteemaravilhosa.com.br/5-relatos-budistas-tornarao-mais-sabio/

Inserida por MariaAlmeida

Seja um monge budista domesticando tigres! Sabedoria e paciência para solucionar problemas do dia-a-dia.

Inserida por jajordao

" Cada dia que passa estou me identificando com o Budismo, a vida é feita de você com você, a guerra é você contra você."

Inserida por Luis2016

Vivemos assim pobres, Imundos e capitalistas.
Ladrões e selvagens
Num mundo de fé e budistas
Religiões de varias fé.
Religiões que acreditam em tudo para mudar.
Mais não fazem nada para mudar.
O meu Brasil.

Inserida por Zakia

Princípios budistas:

Religião versus Moralidade

Os julgamentos como bom e mau nada tem a ver com religião.
A moralidade é, na melhor das hipóteses, um subproduto da
vida religiosa, nunca o objetivo da religião.
As pessoas moralistas muitas vezes são totalmente descrentes,
ao passo que é muito comum as pessoas amorais serem surpreendemente
religiosas. Portanto, igualar a religião à moralidade foi um dos erros mais
fatais da humanidade. Degradou a religião ao ponto de reduzi-la a um
mero vigilante, até que chegou a confundir todas as pessoas.

Inserida por EmOutrasPalavras

Não sou Budista, Hare Krishna, Cristã, Gnóstica, ou Ateia...
Sou só uma pessoa que busca as respostas por si mesma.
Mesmo me deparando com a dura realidade, de que nem sempre as respostas serão encontradas.
Gosto de "título" de sannyasin do Osho.
Porque além de significar aquele que flui como um rio, significada também, um mergulho na busca interior e pessoal. Singular e Ímpar.
Tipo uma eremita comtemporanea multimídia.
Internauta, interconectada e intergaláctica.
Não sou nada.
Além de uma eterna buscadora.
Alma inquieta...
500 quintilhões de sinapses por segundo...

Inserida por emannuelmoreno

Nunca acreditei na felicidade absorta, morna e calma como água empoçada, na paz interior dos budistas, cheia de desprendimentos e renúncias. Essa idéia de vida sem exageros, sem taquicardia, sem indecisões, me é isípida, e mesmo o vazio sobre a cama deve tragar-me para dentro da consciência conturbada, das lembranças irremediáveis, do prazer inquieto das sensações. A paz vazia de experiências soa mórbida como um cão morto na beira da estrada - sem sinapses. E por outro lado, tudo vai de encontro mortal com a necessidade que tenho de me organizar, de encontrar tempo para escolher prioridades responsáveis, de me tornar essa coisa pobre que é ser adulto...

Não adianta. A vida tem sido tão intensa que sinto a inércia jogar-me pelo pára-brisas, toda vez que ela para... e quando o efeito cessa, eu sofro de abstinência.

Preciso de ajuda.

Inserida por pamelamartini

Uns são evangélicos pentecostais ou não, outros católicos, budistas, espíritas, maçõns, islâmicos, judeus, das religiões afro-brasileiras, testemunhas de Jeová, ateus, enfim, o Brasil é Laico, tanto faz como nos denominamos, o importante é vivermos de verdade aquilo que propagamos. Hipocrisia é inadmissível. (PLDD)

Inserida por PalomaDeDea