Zen Budismo

Cerca de 547 frases e pensamentos: Zen Budismo

Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela, e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada.

Em tudo, o nosso sentimento é o que importa. A intenção, boa ou má, influencia diretamente nossa vida no futuro. Qualquer ação, por mais simples que seja, se feita com coração, produz benefícios na vida das pessoas.

O que somos hoje vem de nossos pensamentos de ontem, e nossos pensamentos presentes erguem a nossa vida de amanhã; nossa vida é criação de nossa mente.

Sai e busca.

Em nossos pensamentos fazemos o nosso mundo.

Eu sou o que penso ser.

A verdade não está lá fora, a verdade está dentro de você.

Projetistas fazem canais,
arqueiros airam flechas,
artífices modelam a madeira e o barro,
o homem sábio modela-se a si mesmo.

Se pudéssemos ver o milagre duma simples flor, toda a nossa vida mudaria.

Quem viveu sabiamente não deve temer nem a morte.

Não se combate ódio com ódio, mas sim com amor.

Não vou dizer a vocês que as coisas são de um jeito ou de outro; mas, se vocês são reais, onde estão? E, se o mundo é real, onde está?

Todas as coisas complexas estão condenadas à decadência.

Buda
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia (1991).

Nota: Uma das possíveis interpretações das palavras finais de Buda. Originalmente, estas foram as palavras finais ditas por Buda: "Vayadhammā saṅkhārā. Appamādena sampādetha", algo como "Coisas que são colocadas juntas se desfazem. Com autocontrole diligente, lute pelo objetivo".

...Mais

Era uma vez um monge que achava que Buda dava respostas pouco claras sobre
questões importantes, por exemplo, o que é o mundo ou o que é um homem. Buda respondeu contando a história de uma pessoa que tinha sido ferida por uma flecha envenenada. Este homem nunca perguntaria por puro interesse teórico de que material é feita a flecha, em que veneno foi embebida ou a partir de que ponto ele fora atingido.
-Ele havia de querer que alguém lhe tirasse a flecha e tratasse a ferida.
- É, não é? Isso seria existencialmente importante.
Buda e Kierkgaard sentiam que existiam por um curto espaço de tempo. E como eu disse: nesse caso, não nos sentamos a uma escrivaninha a especularmos sobre o espírito.
- Compreendo.
- Kierkegaard disse também que a verdade é "subjetiva". Não queria afirmar que é indiferente o que pensamos ou aquilo em que acreditamos. Queria dizer que as verdades realmente importantes são “pessoais”. Só essas
verdades são "verdades para mim"

Os humanos imploram a misericórdia divina, mas não têm misericórdia dos animais, para os quais são divinos.

A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.

Tudo o que é passageiro é uma ilusão que nos vem incomodar.

O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder.

Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte do ser é como olhar os movimentos da dança.
Uma vida é como o brilho de um relâmpago no céu. Levada pela torrente montanha abaixo.

Por mais que na batalha se vença um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias.

Buda
Dhammapada, verso 103.