Zen Budismo

Cerca de 567 frases e pensamentos: Zen Budismo

Jamais se justifica a ira num sábio.

É penoso conviver com desiguais.

A justiça protege o justo como uma capa o resguarda da chuva.

Mais glorioso não é quem vence em batalhas milhares de homens, mas sim quem a si mesmo vence.

Cada qual dá segundo a sua fé ou segundo o seu prazer.

Não fales asperamente a ninguém, pois aqueles a quem falas te responderão no mesmo tom.

Aqueles que se lembram de que devemos ter um fim neste mundo, as suas querelas cessam prontamente.

Não importunes um homem cuja amizade prezas, pois o mendigares dele te desacreditaria no seu conceito.

O teimoso que nunca atende ao conselho amistoso, encaminhar-se-á na certa para o perigo.

O néscio pode associar-se a um sábio toda a sua vida, mas percebe tão pouco da verdade como a colher do gosto da sopa. O homem inteligente pode associar-se a um sábio por um minuto, e perceber tanto da verdade quanto o paladar do sabor da sopa.

A companhia dos néscios, como com um inimigo, é sempre penosa; a companhia dos sábios é como o encontro com parentes queridos.

Se a tua aspiração é fraca, não basta, mas se é exagerada, trarar-te-à demasiados sofrimentos.

Antes chorar pelos vivos do que pelos mortos.

Vãos são os benefícios feitos aos indignos, mas compensador é o menor favor prestado aos bons.

É da ignorância e da avidez que surge o mundo do erro, e as suas causas e condições existem apenas dentro da mente, em nenhum outro lugar mais.

Todos os homens tremem ante a punição e todos os homens temem a morte; lembra-te que te assemelhas a eles, e portanto não mates nem contribuas para a matança.

Quando impera a concórdia entre os pássaros, eles destroem a armadilha; quando entre eles vinga a discórdia, caem presa da armadilha.

Acossados pela cobiça, os homens correm como lebres perseguidas pelo caçador.

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas, depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.

Desconhecido

Nota: O pensamento costuma ser atribuído a Buda, mas na verdade, acredita-se que seja uma versão modificada de um pensamento presente no "Kalama Sutta".

...Mais

O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.

L. P. Jacks
Education through Recreation, 1932.

Nota: O pensamento costuma ser atribuído a sabedoria budista e a James Michener, mas a evidência mais antiga de que se tem notícia é o trecho no livro "Education through Recreation", do educador Lawrence Pearsall Jacks, mais conhecido como L. P. Jacks.

...Mais