Zen Budismo

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Jamais se justifica a ira num sábio.

É penoso conviver com desiguais.

A justiça protege o justo como uma capa o resguarda da chuva.

Não importunes um homem cuja amizade prezas, pois o mendigares dele te desacreditaria no seu conceito.

Mais glorioso não é quem vence em batalhas milhares de homens, mas sim quem a si mesmo vence.

Cada qual dá segundo a sua fé ou segundo o seu prazer.

Não fales asperamente a ninguém, pois aqueles a quem falas te responderão no mesmo tom.

Aqueles que se lembram de que devemos ter um fim neste mundo, as suas querelas cessam prontamente.

O néscio pode associar-se a um sábio toda a sua vida, mas percebe tão pouco da verdade como a colher do gosto da sopa. O homem inteligente pode associar-se a um sábio por um minuto, e perceber tanto da verdade quanto o paladar do sabor da sopa.

O teimoso que nunca atende ao conselho amistoso, encaminhar-se-á na certa para o perigo.

Se a tua aspiração é fraca, não basta, mas se é exagerada, trarar-te-à demasiados sofrimentos.

Antes chorar pelos vivos do que pelos mortos.

A companhia dos néscios, como com um inimigo, é sempre penosa; a companhia dos sábios é como o encontro com parentes queridos.

Quando impera a concórdia entre os pássaros, eles destroem a armadilha; quando entre eles vinga a discórdia, caem presa da armadilha.

É da ignorância e da avidez que surge o mundo do erro, e as suas causas e condições existem apenas dentro da mente, em nenhum outro lugar mais.

Vãos são os benefícios feitos aos indignos, mas compensador é o menor favor prestado aos bons.

Todos os homens tremem ante a punição e todos os homens temem a morte; lembra-te que te assemelhas a eles, e portanto não mates nem contribuas para a matança.

Acossados pela cobiça, os homens correm como lebres perseguidas pelo caçador.

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas, depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.

Desconhecido

Nota: O pensamento costuma ser atribuído a Buda, mas na verdade, acredita-se que seja uma versão modificada de um pensamento presente no "Kalama Sutta".

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O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.

L. P. Jacks
Education through Recreation, 1932.

Nota: O pensamento costuma ser atribuído a sabedoria budista e a James Michener, mas a evidência mais antiga de que se tem notícia é o trecho no livro "Education through Recreation", do educador Lawrence Pearsall Jacks, mais conhecido como L. P. Jacks.

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