Frases de Warren Buffett
Quando alguém vê o vizinho ficando mais rico, começa a evolução natural da bolha. Bastam três coisas para a sua formação: os inovadores, os imitadores e os idiotas.
Tenha medo quando as pessoas forem gananciosas, seja ganancioso quando as pessoas estiveram com medo.
É melhor andar com pessoas que sejam melhores do que você. Escolha companhias cujo comportamento seja melhor que o seu e você entrará na mesma direção que a delas.
“O que se deve fazer é ir atrás de uma instituição ou indivíduo que você admire.É melhor se cercar de pessoas melhores que você. Associe-se com pessoas cujo comportamento é melhor que o seu e você irá ser levado no mesmo caminho.”
As correntes do hábito são leves demais para serem sentidas, até se tornarem pesadas demais para serem quebradas.
Nota: Apesar de já ter utilizado a frase em alguns discursos, Buffett não é o criador do pensamento. Trata-se de uma adaptação do pensamento de Samuel Johnson.
...MaisOs investidores devem se lembrar que a excitação e os gastos são seus inimigos. E se insistirem em cronometrar a sua participação em ações, eles deveriam tentar ser medrosos quando os outros forem gananciosos e gananciosos quando os outros forem medrosos.
Você não precisa ser um expert em tudo, mas conhecer onde fica o perímetro desse círculo das coisas que você sabe e não sabe – e manter-se dentro dele – é muito importante.
É claro que o futuro imediato é incerto. A América enfrenta o desconhecido desde 1776. É que algumas vezes as pessoas focam na grande quantidade de incertezas que sempre existe enquanto em outras épocas as pessoas ignoram isso (geralmente porque o passado recente não teve muitos eventos).
É mais fácil evitar problemas do que resolvê-los.
“Você provavelmente escolheu a pessoa com quem você você se dá melhor, alguém que tem as qualidades de um líder, que é capaz de motivar as pessoas a atender seus interesses.Essas pessoas são aquelas que são generosas, honestas e que dão valor a outras pessoas por suas ideias.”
Empreender não é arriscado. Arriscado é trabalhar por 35 anos para outra pessoa e depois viver de previdência social.
Não é preciso fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários.