Voto
Cabe ao candidato eleito honrar o voto recebido do eleitor e não ao eleitor procurar justificação para falhas, deslizes e qualquer outra traição que venha sofrer da parte do eleito, perdoando-lhe e deixando de cobrar-lhe reparações no desempenho da função para a qual foi eleito.
Não é porque o discurso de um candidato me agrada que tenho nele uma boa opção de voto, é preciso ser também seu reflexo vivencial.
Num regime democrático de fato, o voto nunca é obrigatório, mas o cidadão faz questão de votar conscientemente, pois compreende a importância de tal ato para seu país.
O exercício do voto levado a sério por alguns, enquanto escolha consciente, é sufocado por um grupo que só comparece às urnas por obrigatoriedade ou votam movidos a interesses particulares.
NÃO TROQUE SEU VOTO
Não troque seu voto
Por conta de luz,
Por conta de água,
Por gás ou cuscuz!
Não troque seu voto
Por exame de vista,
Por óculos doado
Por oportunista.
Não troque seu voto
Por roupa, sapato,
Por peças de moto
Ou pagar sindicato.
Não troque seu voto
Por pneu que fura,
Por emplacamento
Ou por dentadura.
Não troque seu voto
Por uma carrada
De telha, tijolo,
Madeira cerrada.
Não troque seu voto
Por nada na vida,
Pra não eleger
Bandido ou bandida!
Quem troca seu voto
Não tem mais direito,
Não pode exigir
Nada mais do prefeito!
Quem faz o seu preço
Recebe o seu troco,
Depois o político
Se faz é de moco!
Político que compra
O voto de alguém,
Se sente quitado,
Não deve a ninguém!
Ao pobre eleitor
Não dá atenção,
Fechando-lhe a porta
Durante a gestão.
Andando empinado,
Mangando do povo,
Dizendo que compra
Seu voto de novo!
Por isso eleitor
Analise e aprenda,
Sua arma é seu voto,
Não troque, não venda!
— Antonio Costta
Voto de cabresto: O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
Em democracia, a ausência de informação é pior que o não direito de voto, eleitor não informado corre o risco de votar no seu pior inimigo.
Depois que o cidadão brasileiro deixa seu voto na urna e um dos candidatos é eleito, o cidadão deixa de ter importância e é ignorado até a próxima eleição. Manifestações de rua não têm a menor importância e os eleitos fazem tudo à sua revelia. Isso é democracia? Precisamos repensar o nosso modelo de democracia, porque o que temos é apenas simulação.
"No terreno da humildade planta a violeta da pobreza. O voto de pobreza é um juramento terrível. Pede sempre licença aos teus Superiores. O pobre é sem exigências, não quer distinções, dispensa o supérfluo, é contente de tudo, agradece gentilmente. Não peças, nunca rejeites nada."
Quero sim que o voto seja impresso para que não aconteça o mesmo que o Trump nos EUA. Enquanto isso vou tirando uma casquinha dos bolsominions
DITADURA NUNCA MAIS!!!
O voto direto, e o estado democrático de direito, INVALIDA quaisquer possibilidade de voltar novamente a "REPRESSÃO" e a "DITADURA" em nosso país.
A pessoa que não vota, que anula o seu voto ou que vota em branco é omissa. Não terá o direito depois de reclamar das ações futuras do vencedor do sufrágio, pois deixou a escolha nas mãos dos outros.
Todo propósito tem um voto, todo voto tem oração, toda oração, tem uma ação, toda ação tem um propósito
A maior força da democracia está na urna, em cada voto,expressando a vontade de cada integrante de um povo! O poder está nas mãos de cada cidadão!
Estude o comprometimento, os projetos e o passado de seu candidato. Avalie e decida o futuro da nossa grandiosa nação!
Li em algum lugar, que essa matemática é bem simples:
VOTO BEM PENSADO+
VOTO CONSCIENTE =
VOTO RESPONSÁVEL.