Voto
O voto não deveria ser obrigatório, muito pelo contrário, para votar, para escolher quem vai administrar o seu país e portanto grande parte da sua vida deveria ser obrigatório fazer um curso de habilitação.
TEORIA DOS JOGOS NO VOTO
Conceito econômico que explica o fenômeno onde o empreendedor (na formação do preço de seu produto) quando ele é deparado com uma situação do qual ele tenha que decidir, entre aumentar (arriscar), manter (conservar) ou diminuir (moderar). Não sabendo da intenção de seu concorrente na formação do preço de seu produto. Porem são correlacionados, pois o resultado (lucro) de venda será consequência da formação do preço de ambos. Assim sendo, quando não sabemos, mas imaginamos a intenção do outro, nossa tendência é ter atitudes conservadoras.
Trazendo para nossa situação eleitoral atual, onde estamos tendo uma posição mais conservadora ao analisar nossa intenção de voto, sem querer arriscar em votar ideologicamente com o receio que percamos nosso voto, por conta das pesquisas que apontam para só dois polos, onde não me vejo representado, porem tento prever qual seria o menos pior. Com isso receio que estejamos sendo conduzido pela propensa intenção de nossos colegas eleitores e não por nossa intenção ideológica. Perdendo nossa liberdade nos aprisionando as pesquisas.
Dantes, os coronéis forçavam o voto de cabresto. Hoje em dia eles se chamam empresários. Voto é secreto, mas...
Quando um eleitor faz discurso
Quebra-se a graça do concurso
Quiçá também a justiça no voto
Quota-valor é abonada ao eleito.
De certo na constituição é do voto único por pessoa
mas poderia ser de sim e não ao poder vigente
Para uma nova concorrência sem esse poder,
se for caso,
Para um segundo turno somente entre os outros partidos.
Que o nosso voto jamais faça um traficante sorrir, presidiários festejarem, criminosos aplaudirem e corruptos celebrarem.
A "Caça ao Voto",
na área das Politiquices,
é desde sempre,
com os mais variados "actores",
a peça de teatro,
que mais entretém e leva á certa,
um público mais desatento!
Eu voto com a maioria, aposto contra minha opinião, acerto o gabarito da prova, mas não acredito nesta doutrina.
Enquanto houver um único eleitor com coragem para vender o seu voto, e um único politico com a disposição de comprá-lo, a democracia será apenas uma palavra vazia no dicionário.