Voto
Com o discurso e corrida ao voto das actuais políticas. O planeta não está a regredir a um estado primata do ser. Mas sim, a empurrar-nos para o estado selvagem.
Voto nulo, quero que meu voto seja útil. Não utilizado por este ou aquele candidato para "arrumar" sua vida e a vida de seus cupinchas
Mentira eleitoreira, "quem vota nulo perde o direito de cobrar", o voto nulo é a maior cobrança de todas
Se votar nulo é burrice o que é lutar, defender e eleger aqueles que nos roubam? Voto nulo é protesto contra a corrupção
E o "esperto" feliz diz: Voto nulo é mito,nao cancela eleição,em sua santa ignorância não percebe q isso apenas depõe contra a democracia
"Política para mim deixou de ser ideologia para virar razão. Voto em quem confiu, não em quem gosto." (Jandson Araujo Evangelista)
O Império representava a escravidão, o direito de voto somente para alguns, o alijamento de forças ponderáveis da nação do poder político...Não por mera coincidência a Abolição ocorreu em 1888 e a República em 1889...Não por acaso a candidatura de Deodoro ao Senado, em 1887, pela província do Rio de Janeiro, apoiada e sustentada por abolicionistas e republicanos é omitida.
HISTÓRIA NOVA DO BRASIL, Vol. 4, pág. 52 (Brasiliense)
É preciso ter consciência do poder do seu voto e acreditar que temos o poder nas nossas mãos. Mesmo sendo um poder fragmentado entre todos votantes e que hoje encontra-se dividido por grupos que militam para separar ainda mais a população. Cada um pelo seus próprios interesses.
Político não cumpre, ele só promete.
Mas antes pede o seu voto e depois
Ele esquece.
Político que entra , político que sai,
Político que volta , político que não faz.
Nas eleições, mais importante do que o seu voto é sua postura de não recriminar o novo. Ele pode até não ser quem nos libertará, mas pode lhe abrir os caminhos.
Nunca venda seu voto, porque ele é o poder de transformar o futuro da sua comunidade. Quem compra seu voto, compra seu silêncio e desrespeita seu direito de exigir um país mais justo. Seu voto é sua voz, e com ele, você constrói um amanhã melhor para todos.
Quem troca seu voto por moedas, troca a sabedoria por insensatez. Como a névoa se dissipa ao nascer do sol, assim se dissipa a honra daquele que vende a justiça. O direito vendido é como uma erva daninha que cresce e sufoca a alegria do coração. Melhor é o humilde que anda na integridade do que o rico que perverte o caminho. Pois o fruto da corrupção é a desgraça, e a colheita da iniquidade é a ruína. Guarda teu coração com diligência e não te deixes seduzir pelo ganho fácil, pois o caminho da retidão conduz à vida, mas o da corrupção, à destruição.
Vender seu voto é como trair a própria consciência, entregando nas mãos de um ladrão a chave da sua liberdade e o destino de gerações.
ZÉ MATUTO
Foi fazer um discurso
Alertando o eleitor
Não venda o seu voto
Saiba se dar valor
Dinheiro não compra
Dignidade e amor.
Saiba bem escolher
Vote consciente
Agora é sua vez
Seja inteligente
Querendo o melhor
Com fé siga em frente.
Não vote em qualquer um
Por não ter opção
Você tem o poder
No dia da eleição
Não seja comparsa
Da injustiça e corrupção.
A culpa é toda sua
Se não souber escolher
Vote com sabedoria
É hora de eleger
Quem vai trabalhar
E ver a cidade crescer.
Vote nas mulheres
Para poder melhorar
Chega de machismo
Quando for votar
Mulheres na câmara
É a hora de mudar.
Zé Matuto acrescentou,
Não jogue o voto fora
Não venda, denuncie
Agora chegou a hora
Avaliar os trabalhos
Não realizou, vai embora.
Nordestino sem medo
Amo minha cidade
O voto de cabresto
Não tem dignidade
Vamos votar sim
Quem tiver honestidade.
Irá Rodrigues.