Votar certo
Para votar certo, você tem que estar consciente da realidade em que vive e pensar não apenas em seus interesses pessoais, mas também naquilo que vai beneficiar as pessoas ao seu redor e o país como um todo.
Me pediram pra votar consciente. Mas agora estou com a consciência pesada, pois acabei de dar uma carta em branco para alguém que não sei se terá consciência de escrever uma boa história para o nosso país...
As eleições é o seu momento de desabafar, escolhendo certo não vai falhar, é um instrumento contra a corrupção. Escolha com retidão um político e não um ladrão, como quem escolhe um visitante especial para a ceia de Natal.
É repulsivo o poder de decisão dos eleitos na "Democracia Representativa", nada contra ter um porta-voz (sem poder de decisão), mas que seja em um sistema de Autogestão (poder ao povo) com uma "Democracia Consciente", onde os votos devem ter um peso proporcional ao nível de envolvimento (afetado positivamente ou negativamente) e/ou conhecimento sobre qualquer dos assuntos propostos. Assim pode ser evitado decisões errôneas devido a emoções ou pelo simples calor do momento, votar por entusiasmo é contribuir com ilusões, devemos nos inteirar melhor do assunto e buscar mais a razão do que a emoção, e com isso fazer do ato de votar uma escolha consciente com um resultado menos opressivo, ou ao menos mais justo do que qualquer outra forma de democracia. Isso é libertário no sentido social e igualitário.
Uma sociedade depende de todos os cidadãos. Seu país precisa de você e seu voto consciente é mais que um direito: é um dever cívico.
Se você não decidir, os outros irão decidir por você... Seu voto consciente tem mais poder do que você imagina.
Parafraseando Hamlet, votar ou não votar, eis a questão. O que pode pesar mais na minha consciência: abster de votar deixando que o inimigo tome o poder no país, ou votar, acreditando mais uma vez em promessas que, certamente, não serão cumpridas, para evitar o mal maior, e dessa forma, tornar-me cúmplice do sistema corrompido que aí está, por legitimá-lo com meu voto?
BOCA DE URNA É CRIME
Vote consciente, pois candidato que se inicia corrupto será pior com o poder nas mãos.
ELEIÇÃO
Votar é algo ousado
É escolher algo
Sem provar primeiro
Para saber se dá certo ou errado
É uma mercadoria sem teste de qualidade
Com 4 anos de validade
Sem nenhum mês de garantia
Só é permitida a troca
Após 4 anos de uso
O problema é que na troca
nunca vem algo perfeito
sempre vem com defeito
e o jeito é esperar por mais um tempo
Já compramos sabendo a função
Mas se vai da certo ou não
Só esperar a próxima eleição
Votar em alguém com a justificativa que é porque roubou mas fez é o mesmo que admitir sua cumplicidade na corrupção. É o mesmo que comprar um celular roubado na feira do rolo porque é mais barato, sem pensar que você pode ser o próximo a ser roubado. É o mesmo que ver um adulto espancar uma criança não fazer nada pra ajudar, Lembrando que é dever de todos proteger nossas crianças. É o mesmo que prender um pássaro numa gaiola e dizer que presa a liberdade. Votar em ladrão é ser ladrão, votar em chefe de quadrilha é fazer parte da quadrilha. Então não suje sua consciência com um voto inconsequente.
Todos podem, livremente, votar em quem aprouver,
ser votado, se quiser,
ou não votar, se não puder.
Quando for votar não se prenda nem em esquerda, nem em direita, nem nos liberais ou conservadores, pense apenas que há dois tipos de políticos. Os que fazem a 'politicagem' unicamente para seus interesses, e os que fazem a 'política', para o interesse de todos.
Debater política é essencial, mas o mais importante é votar certo! O direito ao voto é uma das maiores liberdades e um dos maiores poderes da democracia: exerça o seu!
"Uma frase que sempre ouvi: "Vote de acordo com sua consciência". Eis aí a grande tragédia! A consciência é como o caráter: todo mundo acha que tem e que faz bom uso dela."