Viver Sem Dependência
Se a pessoa não quer ser ajudada, a ajuda vai causar dependência, visa algo oculto mais adiante, vai te prejudicar ou aos seus dependentes, é uma ação mais de marketing do que de bondade e não vai gerar Sensações Positivas após o ato da doação podemos definir isso como um Altruísmo Tóxico.
"As pessoas alcoólatras lutam contra a dependência, mas com o apoio adequado e perseverança, podem trilhar o caminho da recuperação e reconstruir uma vida plena e saudável."
por um longo tempo tive uma dependência emocional por ti,
sem nem saber sobre o que se tratava, achava que era uma
coisa um tanto "normal", na minha cabeça era isso que acontecia
com um casal. mas não! chegamos em um nível, ao qual eu me
fechei, mas não conseguia te deixar ir embora.
uma mistura de sentimentos, dúvidas, e angústias por longos dias,
e tudo por causa de um "amor".
quando percebi, trabalhei com o meu psicológico, aprendi a me "priorizar",
mudei como pessoa, para que assim, eu conseguisse te tirar da minha vida.
e olha agora, eu finalmente posso dizer que eu consegui! eu venci a minha
dependência emocional, e desejo e espero do fundo do meu coração que
outras meninas também consigam, porque é um sentimento único, uma leveza,
uma paz inexplicável.
Buscar a Deus em dias difíceis demonstra dependência, e buscar a Deus em dias bons demonstra obediência e fidelidade.
"Não deixe que suas emoções se tornem seu captor; liberte-se das correntes da dependência emocional."
Eu estava perdido, preso em dependência emocional e carência, me dedicando a uma mulher e esquecendo de mim. E com isso, sofri muito quando não fui correspondido. Só antes que fosse tarde, vi um vídeo que competentemente mudou minha visão de mundo, e o amor-próprio me salvou. Quebrei a visão idealizada e passei a te enxergar como igual a todas as outras.
Eu queria te rejeitar e sair do buraco de dependência emocional em que me encontrava. Consegui sair dele, mas mesmo assim, ainda tenho sentimentos por você.
Não deveria, considerando que somos completamente opostos.
Pensei que, ao quebrar a visão idealizada que tinha de você, te esqueceria.
Porém, a sua imagem continua na minha mente, e até me questiono se está namorando. Chego a ficar incomodado com essa possibilidade.
Mas as coisas entre nós dois nunca mais serão as mesmas, eu mudei e é impossível voltar a ser aquele cara romântico.
Dependência
Passamos a vida toda dependendo de pessoas. Logo ao nascer as pessoas em quem mais nos apoiamos são nossos pais. Você espera que eles cuidem de tudo por você. Isso continua por alguns anos. Até eles deixarem de ser as pessoas mais próximas, você se distância e se fecha no seu mundo. No começo, eles são convidados pra visitar seu mundo ocasionalmente, mas com o tempo isso passa e quando você nota, não tem ninguém mais que te conheça tão bem, nem ninguém que faria qualquer coisa por você.
Então começamos a fazer colegas. Que viram amigos. Que viram melhores amigos ou até amores. E, de novo, colocamos expectativas demais em outras pessoas. Mas as pessoas mudam. E tudo bem, porque você também está mudando. Cada dia nos tornamos uma versão diferente de nos mesmos. Pioradas? Melhoradas? Quem sabe? Cabe a cada um descobrir o que é melhor pra si...
Mas o que acontece quando você percebe que está sozinho novamente? Pra ser exata, não novamente, nunca deixamos de estar sós. Você esteve sozinho o tempo todo, só não notou, se entregou, se distraiu, se manteve ocupado.. Mas no final das contas... Quem tem alguém nesse mundo?
Superestimamos o envolvimento de outras pessoas na nossa vida... Entregamos nossa felicidade à companhia e ao afeto de outras pessoas. Usamos afetos pra pensar que não estamos sós. Mas estamos. Isso não é algo ruim. Quem melhor para cuidar dos nossos sentimentos do que nós mesmos? Seu coração pode e deve ser cuidado por você.
"Eu te amo, você sabe que não estou mentindo, mas isso não quer dizer que eu não seja capaz de sobreviver sem você."
29.06.17 (Com adaptações esperançosas de 28/09/2023)
Dependência - versão original
Passamos a vida toda dependendo de pessoas. Logo ao nascer as pessoas em quem mais nos apoiamos são nossos pais. Você espera que eles cuidem de tudo por você. Isso continua por alguns anos. Até eles deixarem de ser as pessoas mais próximas, você se distância e se fecha no seu mundo. No começo, eles são convidados pra visitar seu mundo ocasionalmente, mas com o tempo isso passa e quando você nota, não tem ninguém mais que te conheça tão bem, nem ninguém que faria qualquer coisa por você. Mas nós precisamos disso, não é mesmo? Porque toda essa nossa necessidade de se sentir amado afinal...?
Então começamos a fazer colegas. Que viram amigos. Que viram melhores amigos ou até amores. E, de novo, colocamos expectativas demais em outras pessoas. Eles passam a ser pra quem contamos tudo, que dividimos nossas felicidades, nossos momentos e nossas fraquezas.
As pessoas mudam. A cada dia a pessoa que você confiou muda um pouco mais, e tudo bem, porque você também está mudando. Cada dia nos tornamos uma versão diferente de nos mesmos. Pioradas? Melhoradas? Quem sabe? Cabe a cada um descobrir o que é melhor pra si...
Mas.. e quando os dois mudam tanto que a relação muda também? É ruim perder amizades e amores, mas superestimamos o envolvimento de outras pessoas na nossa vida... Usamos isso pra pensar que não estamos sós. Mas estamos.
E o que acontece quando você percebe que está sozinho novamente? Pra ser exata, não novamente, nunca deixamos de estar sós. Você esteve sozinho o tempo todo, só não notou, se distraiu, se manteve ocupado.. Mas no final das contas... Quem tem alguém nesse mundo?
29.06.17
Orar a respeito de tudo é uma declaração diária de dependência de Deus. Afinal de contas, não somos autossuficientes, embora mais do que nunca, tudo ao nosso redor, queira nos tornar autômatos.
✍️🙏✍️
*
"A dependência
mais segura é depender do nosso CRIADOR,
ele nos dá sabedoria
e nos ensina o caminho do AMOR,
pra nunca precisar mendigar companhia de ninguém..."
***
Para superarem a dependência química, muitas pessoas dizem que a religião cristã contribuiu. E, para indivíduos se tornarem dependentes químicos, contribui? Muitos veem a religião como um tipo de droga. (…) É comum que uma mãe ore para o filho não usar o que se chama de drogas. Como saber se isso não pode contribuir para ele se tornar dependente químico, vencer a dependência química e depois não querer mais chegar perto de drogas? Quantos filhos de mães que oravam tanto para seus filhos não usarem drogas se tornaram dependentes químicos? Estão orando para aqueles que não participam de uma religião que tem muitas concepções retrógradas se converterem a ela. Isso pode os prejudicar de alguma forma? O que sabemos é que a religião dessas pessoas tem muitas concepções mitológicas, e que ainda conhecemos pouco sobre o que de fato acontece em consequência da evolução biológica e relatividade quando se envia mensagens ao inconsciente através da oração. Talvez isso prejudique alguém, talvez beneficie. Mesmo que exista Deus, considero que não tenha relação direta no que acontece neste planeta por causa de oração ou outro motivo. Lidem com a situação de forma ética. É possível realizar pesquisas sobre oração.
A minha paixão se apaixonou com sentimentos dilacerantes
dando-me a sensação de dependência, sensação de falta
que você me causa!
Se o amor ele é sustentado pela total dependência, então ele anula o ser na angústia de uma suposta perda. Amor não é perfeito, porque isso nao existe, e quando uma das partes não se faz correspondido, então os dois sentem o mesmo.
Precisamos de certo modo continuar obedecendo como se a dependência fosse nossa. Precisamos de certo modo orar no entendimento de que a dependência total vem de Deus. Precisamos urgentemente remover as barreiras que impedem o Espírito Santo de agir livremente, barreiras essas chamadas pecados, tanto individuais, como que coletivos.
Livro: Servir, o maior dos desafios
“Cuidado com a dependência do destino: a ideia de que a felicidade está no próximo lugar, no próximo emprego ou até mesmo no próximo parceiro. até que você desista da ideia de que a felicidade está em outro lugar, ela nunca estará onde você está.”
A história comporta sempre muitas interpretações na dependência da época em que se escreve e na dependência da opinião de quem escreve.