Viver em Sociedade
Segundo o pensamento de Espinoza, o museu é uma instituição a serviço da sociedade, logo o museu e o colecionismo maçônico também o é. Não deve ficar circunscrito como local físico ou virtual de saberes universais, já que formam uma parte inseparável da verdadeira historia social, politica e cultural de toda sociedade e, por sua vez a sua própria natureza remonta dos caminhos da própria filosofia, pois contém artigos, objetos e elementos pelos quais permitem auxiliar na moldagem da consciência, moral e ética das comunidades filosóficas dos vários ritos praticados os quais ele serve, através do que ele pode estimular as comunidades "iniciaticas" ou profanas e a vários outros grupos de vários lugares e orientes a agir progredirem suas atividades históricas fraternas de modo que culminem com a apresentação de soluções e de problemas para melhor bem estar contemporâneos; isto significa dizer que deve-se ligar o lúdico e o mitológico, o histórico passado e presente, identificando a si mesmo dentro da pratica da Arte Real, da museologia e do colecionismo da cultura maçônica apresentando todo o material simbólico e filosófico dos vários ritos, que foi suprimido, modificado, abandonado, simplificado ou caiu em desuso com as mudanças estruturais indispensáveis para evolução social da filosofia ate os dias de hoje e suscitando outras questões apropriadas paraseu aprimoramento no contexto universal e particular dos que fazem parte e de todos aqueles que por vocações particulares querem estudar e adentrarem neste especifico saber sobre o tema ou mesmo fortificar suas opções de escolhas ao se candidatarem para fazerem parte de forma mais consciente, como novos irmãos dedicados desta tradicional filosofia.
A sociedade nunca foi perfeita e nunca será, pessoas acabam sofrendo por coisas que nunca fizeram, o mundo de hoje não é justo, pagamos o preço por erros passados, tais erros infundem corrupção em nossas culturas, nos rendemos a comodidade, por fim pouco a pouco corroídos pelo pecado somos, definharemos nossos últimos momentos, sofrendo sem pudor, toda a dor por fim passada de nossos predecessores.
As regras de convivência da nossa sociedade são feitas por quem tais regras não se aplicam. Essas mesmas regras quando quebradas por quem não se importa com regras não leva a punição alguma efetivamente. Quando quebradas por quem se importa as punições são pesadas demais para suportar.
Enquanto Sociedade e Governo não investir na educação e ressignificar o que realmente é a dignidade humana, sempre haverá distúrbios social e financeiro.
"Nasceis, cresceis, mutiplicais e morreis", seria então a ordem?
O desenvolvimento social e tão eminente quanto a fome e o abrigo, mas não é a realidade vivenciada no decorrer dos tempos.
O valor de uma sociedade é medida pelo tratamento que oferece aos seus idosos. Eles são os guardiões da nossa história, detentores de experiências que moldaram o presente, e merecem ser honrados e respeitados
Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classes, surge uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos.
A liberdade na sociedade capitalista continua sempre a ser, mais ou menos, o que foi nas repúblicas da Grécia antiga: uma liberdade de senhores de escravos.
As palavras Socialismo e Comunismo têm o mesmo significado. Indicam uma condição de sociedade em que a riqueza da comunidade: a terra e os meios de produção, distribuição e transporte são mantidos em comum, sendo a produção para uso e não para lucro.
Preservar o patrimônio imaterial é de fundamental importância para sociedade, por preservar sua identidade cultural e histórica.
Um dos maiores problemas na sociedade atual prende-se com a banalização das relações, sejam elas de amizade ou outras. Hoje é difícil perceber quando alguém cria laços com fundamento numa empatia com a pessoa, ou se essa empatia se resume aos benefícios que podem advir daquela ligação.
02-02-2023
Uma sociedade verdadeiramente transformada surge quando cada indivíduo valoriza a ética e a educação cívica como pilares fundamentais. Ao promovermos a consciência ética e o respeito mútuo, estamos construindo uma comunidade mais justa, inclusiva e harmoniosa, onde prevalecem a empatia, a cooperação e a responsabilidade coletiva. A mudança começa com cada um de nós, e é por meio da educação ética e cívica que podemos moldar um futuro mais promissor para todos, onde a solidariedade e o bem comum prevaleçam sobre interesses individuais.
21/03/2024
A educação financeira é a chave para capacitar indivíduos e fortalecer a sociedade como um todo, pois ela proporciona o conhecimento e as habilidades necessárias para tomar decisões financeiras conscientes. Ao entender como gerir o dinheiro de forma responsável, planejar o futuro e evitar armadilhas financeiras, as pessoas se tornam mais independentes, resilientes e capazes de construir um futuro financeiro estável. A educação financeira não apenas beneficia os indivíduos, mas também promove a estabilidade econômica e contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável da sociedade como um todo.
21/03/2024
Investir em inclusão escolar é o que vai educar nossa sociedade para quebrar essa roda da exclusão e incluir as pessoas com deficiência em todos os lugares.