Viver em Sociedade

Cerca de 57545 frases e pensamentos: Viver em Sociedade

Vivemos presos no que a sociedade criou não pelo que buscamos ser ou almejamos fazer, porém, desejes ser uma tartaruga e serás, desejes ser um pássaro, nem mesmo vossos medos vos enclausurara...

Inserida por ricardo25vitti

Política é a higiene dos países moralmente sadios juntamente a sua sociedade.

Inserida por AGAzul66

Freud conseguiu idiotizar certos desafetos da sociedade com suas teorias denominadas esquizofrenia paranóide

Inserida por EduCoral

O valor da vida encontra-se na boa convivência do homem na sociedade.

Inserida por NelsonTyNapildy

Muitas pessoas na sociedade fingem aceitar tal como os outros são, querendo estas moldar-las por sua propria conciencia

Inserida por NelsonTyNapildy

Esse imenso buraco onde vivem as pessoas, buraco esse que alienadamente chamamos de sociedade.

Inserida por FernandoAdrian

Se permita a receber ajuda e estarás também ajudando a sociedade relembrar o ideal esquecido: Fraternidade!

Inserida por AZEVEDODouglas

A rotina é algo que a sociedade impõe em você, em busca de uma felicidade inexistente.

Inserida por Juleal666

Um homem sem trabalho se torna um inútil perante a sociedade e pra ele mesmo.

Inserida por CaioMendes

A ausência de altruísmo na sociedade atual implica um grave problema que move tudo e todos. A natureza humana não pode ser abalada por pessoas que não conhecem verdadeiramente o que é ser humano na concepção divina.

Inserida por Fernandomore10

SEM PÉ E SEM CABEÇA

Vamos pensar um pouco, sociedade, carrasco de nós mesmos. Há um ditado popular que diz assim, "essa desculpa é sem pé e sem cabeça". E um parlamentar, (ou, para lamentar seu comentário) disse uma vez, "os aumentos salariais estão em acordo com os salários da categoria no mundo". Comparando o salário dos senadores brasileiros a de senadores de países do primeiro mundo. Cabe aqui parafrasear o ilustre brasileiro Ariano Suassuna, "gastar um adjetivo deste com Chinbinha, o que esperar então de Mozart". Comparar um senador Suíço por seus feitos, a um brasileiro, que infeliz comentário. Foi o tiro no pé. Se este soubesse qual é o valor do salário de um Senador na Suíça, teria com certeza ficado quieto, ou, se seus correligionários soubessem, teriam o expulso do partido. Mas a cultura do entrevistado e seu bando, limitasse ao profundo conhecimento de valores em espécie, não éticos ou morais.
Muitas outras vezes também ouvimos aquele sábio ditado popular, “em boca fechada não entra mosquito". Este parlamentar ao fazer tal comentário, quis justificar o aumento salarial. O interesse em discussão era apenas para definir se o aumento deveria ser de mais, ou mais ainda. A necessidade do aumento salarial não interessa.
Na Suíça o Senador tem reembolso por despesas efetuadas. Não recebem ¹salários. Reembolso por despesas efetuadas soa diferente de verbas de gabinete, auxílios.
Já em nosso país isto é uma farra total. Os ganhos são ²exorbitantes. Desproporcionais. Auxilio moradia, auxilio celular, auxilio gasolina, é tanto auxilio que não tem fim. Isso sem contar o salário desmedido em comparação ao salário mínimo da população. Diz o artigo sete da constituição federal, o salário mínimo brasileiro deve satisfazer as necessidades do trabalhador e de sua família.
Portanto, o salário mínimo a que ser satisfatório para todas as classes trabalhadoras, como as de países de primeiro mundo. Ate porque lá, os políticos podem até receber bons salários, mas a população não carece de bons políticos.
¹http://oglobo.globo.com/blogs/suica/posts/2009/06/24/quero-um-senado-como-da-suica-198516.asp
²http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/lista-veja-quanto-custa-um-deputado-e-um-senador/

Inserida por Tinamou

CARTA AOS GOVERNADORES DO BRASIL

Vamos pensar um pouco, sociedade, carrasco de nós mesmos. Há exemplos mundo afora de boas idéias que fazem bem a qualquer país. Caso a que estiver sendo usada não resolver nossos problemas, que mal há em copiar uma boa idéia. Na fórmula um onde os valores são de bilhões de dólares, há uma máxima, nada se cria tudo se copia. Não há mal algum ou vergonha em copiar bons exemplos. O absurdo seria a continuidade do erro. Os erros estão a nossa frente, basta prestar atenção e não errar mais.
Usando como paradigma ao governo brasileiro, a situação governamental da França no século XVIII, era de extrema injustiça social. O Terceiro Estado era formado por trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social, com o objetivo de manter os luxos da nobreza. A situação era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande, que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi à queda da Bastilha. O Brasil socialmente vive um momento parecido com a revolução francesa do século XVIII.
Os impostos pagos aqui são terrivelmente ALTOS. O retorno deste, ineficaz. Faz-se necessário os mesmos ideais Franceses do século XVIII, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
O povo brasileiro deve resignar-se ante esses escândalos e tomar atitudes dignas de amor ao próximo. Sim, amor ao próximo, por que cada vez que um cidadão é conivente com uma falcatrua, no fim da fila morre um inocente. Toda vez que uma verba é desviada, uma obra superfaturada, um equipamento é deixado num deposito qualquer, um burocrata não faz um processo andar, alguém paga por isso. E quem paga todos sabemos, é a população mais carente. Esses desvios podem atrasar o tratamento de doenças, mas não atrasam a evolução de um câncer. O câncer predominante no Brasil é o câncer conhecido como jeitinho brasileiro.
Jeitinho brasileiro em levar vantagem para si, sem importar-se com quem vai perder.
Esse câncer ceifa mais vidas que qualquer doença conhecida no mundo todo. É um câncer cultural e está enraizado na sociedade brasileira há muitas gerações. Quando a educação, o amor ao próximo e principalmente a cultura brasileira priorizar a cidadania como sinônimo de qualidade de vida, seremos detentores de todos os adjetivos que qualificam nosso país como o Éden terreno. Há décadas detemos o status de país mais feliz do mundo. Porém o titulo não reproduz fielmente essa colocação. A disparidade social é gritante. A culpa desta disparidade é esse câncer.
Somadas todas as verbas desviadas nos últimos anos por este câncer, poderíamos construir um país muito melhor.
Os bilhões de dólares roubados dos cofres públicos, bem distribuídos, poderiam ser transformados em estradas de ferros. Nossa safra escoaria num custo bem mais atrativo para nossos compradores. O desperdício seria bem menor. Nossas estradas teriam uma vida útil muito maior. Os acidentes seriam reduzidos drasticamente. A construção de novas rodovias sairia mais em conta. Caminhões diminuem a vida útil das rodovias. Sem deixar de mencionar a importância ambiental, quanto menor o numero de caminhões, menor também é a poluição.
Poderia também esta dinheirama toda ser investida em educação. A construção de novos campos universitários. Manter no país professores com salários mais atrativos. Ter escolas especiais e professores para estes alunos. Uma merenda mais nutritiva. Bibliotecas bem equipadas.
A sociedade poderia ter mais segurança às ruas. Policiais bem treinados, bem equipados, mais viaturas. Presídios mais humanos, mais seguros, com uma estrutura para ressocilializar o preso através de programas próprios.
A saúde do brasileiro seria outra, com hospitais bem aparelhados, excelentes profissionais, especialistas para todas as áreas. Equipamentos de última geração. Consultas realizadas na hora que o paciente precisar. Disponibilidade de profissionais a qualquer hora.
Um sistema jurídico eficaz, justo, sem distinção de classes sócias, políticas, ou qualquer outra que separe o ladrão de galinha do colarinho branco. Paridade a todo cidadão, roubou cadeia, matou cadeia, burocrata cadeia, ate por que se fosse feita justiça, o ladrão de galinha nem deveria ser apenado. Tendo em vista as conseqüências, estes que desviam milhões, deveriam pagar por cada vida inocente que ceifam.
Estes são apenas alguns exemplos citados, há uma gama infinita de outros projetos que transformariam o país.
Eis o ponto a ser discutido. A solução da eminente falência do país não reside pontualmente, este é globalizado. Ou seja, resolver os problemas de apenas uma classe, não ira trazer ao país o conforto econômico que este precisa. Já a junção das necessidades coletivas sim.
Que pode ser entendido assim. Todos os sindicatos, lideres comunitários, síndicos, feirantes, tocadores de sanfona, brasileiros anônimos ou não, devem eleger prioridades e lutar por estas. Uma andorinha só não faz verão.
Recentemente acompanhamos na mídia a luta dos professores paranaenses. Esses pleiteiam direitos de sua categoria. Solidariamente são apoiados por toda classe no país. Temos assim um belo exemplo de que a união faz a força. A classe paranaense reivindica seus direitos, e solidariamente tem o apoio do país todo. Muito bom, mas a que ser melhorada e amplamente difundida está idéia.
Melhorada no sentido de mostrar a toda população, que essas atitudes podem mudar o rumo do país. Esperar isso do governo é uma utopia. Não vai acontecer nunca. E temos exemplos que o poder corrompe Fidel Castro, Muammar kadafi, Saddam, dentre outros tantos ditadores.
E temos este mesmo exemplo em nosso país. Na década de 60 no século passado, a atual presidenta da republica lutou contra o então governo. Era esperado por todos que esta não cometesse os mesmos erros, aos quais lutou contra. E está repetindo-os.
A greve dos professores é extremamente justa. Mas a luta em prol de apenas uma categoria, só beneficia um segmento da sociedade. E o país precisa da união de todas as forças, dos professores, dos tocadores de sanfona, dos bancários, dos garis, da sua, enfim da sociedade toda.
E há duas formas simples e eficazes de alcançarmos este objetivo. Por voto, não reelegendo as pessoas que estão no poder a anos e não fazem nada. Como também copiarmos a França do século XVIII, quando está fez a queda da bastilha, só que nós aqui faremos a queda de Brasília.
Sem nunca nos esquecermos de uma coisa, somos os governadores do país. Somos nós quem decidimos nosso futuro. Como você quer o seu?
Paulo Cesar

Inserida por Tinamou

A Leitura é sempre prioridade dos que pensam e vislumbram uma sociedade crítica/ analítica e reflexiva, com a redução dos tolos, ignorantes e 'dos chiques' alienados!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Vivo em uma sociedade onde as pessoas se vitimizam, escondem-se em suas derrotas, colocam barreiras em seus objetivos e acreditam não serem capazes. Por medo de falhar, falham.

Inserida por dieissonc

A sociedade precisa entender que o debate de idéias e salutável, e ao contrário do que muitos imaginam só faz bem pra democracia.

Inserida por lucianomartinss

[...] Os homens são feras que são domadas ou mortas pela sociedade, existe uma certa minoria que não se encaixa, mas essa minoria são pessoas raras e que estão em extinção, pois é difícil não ser um idiota em um mundo repleto deles. A sociedade de hoje é como um apresentador de circo daqueles de antigamente que chicoteavam e feriam os animais para assim doma-los, descartavam os que morriam, mas existia aquela pequena porcentagem que não se deixava ser domada e sobrevivia a todos os tipos de violência, por fim os que se deixam ser domados vivem, mas não fazem o que querem e sim o que a sociedade dita, os que morrem estão livres, mas os que lutam por sua liberdade ainda sofrem, as vezes imploram pela morte, outras se matam, mas sempre mantem seus ideais. Eu prefiro estar morto do que me deixar ser domado.[...]

Inserida por LordBronux

Se você se distanciar da sociedade, pode ser que se encontre, mais ao se encontrar vai descobrir que precisamos estar em contato com a coletividade.

Inserida por Henrique_Fonseca

Vejo uma sociedade totalmente alienada. Pessoas incapazes de enxergar os valores humanos, principalmente, de enaltecer o caráter e honestidade dos homens de boa índole.
Vejo falta de ética!
Vejo falta de personalidade e bajulações desnecessárias!
Vejo pessoas sendo "respeitadas" pelo que têm e não pelo que são!
Vejo pessoas medindo as outras pela própria régua.
Vejo uma total ausência de sensibilidade no trato entre os homens. Pelo contrário, tempos de indiferença e intolerância!
Vejo pessoas defendendo "cultos", "religiões", "crenças", "deuses" (enfim, como queiram chamar), como verdadeiras teses de suas vidas, esquecendo, contudo, que o importante é apenas amar e respeitar aos outros (lembrando que isto vale até para os ateus e agnósticos).
Vejo pessoas altamente intelectivas, mas desprovidas do "mínimo e necessário" crescimento moral e espiritual.
A futilidade impera! "A imagem das pessoas é tudo"! "O exterior prepondera sobre o interior"! Estamos"emburrecendo"!!!
O vil crescimento do materialismo é avassalador e acaba coibindo o crescimento do "Ser", debilitando a esperança e comprometendo a paz.

Inserida por Ricardopolitano1506

Rousseau dizia: "Ninguém nasce mau, a sociedade corrompe". Estava certíssimo! Hoje em dia um adulto educado "passa carão" quando cumprimenta uma criança ou adolescente, e estes fingem não ser com eles e tampouco fazem questão da reciprocidade da boa educação. Onde estão seus espelhos da boa educação?

Inserida por DVescovi

A festa das ratazanas só acaba quando deixarmos de alimentar com pão a hipocrisia da sociedade.

Inserida por biohelioramos