Vivência
Não existe pecado original, existe somente miasmas espirituais que criamos para nós mesmos pela imperfeição da consciência, por isso reencarnamos para depurar toda antimatéria que somatizamos em nossas vivências. O caminho é um só, "Evolução".
Quem é da zona sul do Rio de Janeiro e convive na zona norte aprende mais do que quem é da zona norte e convive na zona sul.
As Barreiras são meus desafios.
Após mais de meio século de vida, apenas olho as cicatrizes bem curadas e observo os novos desafios com uma certa apreensão mas um leve sorriso no rosto...
Nascemos e somos criados de forma que nao paramos para pensar nas dificuldades da vida , não nascemos sabendo que a estrada da vida haveria buracos e espinhos. Só descobrimos realmente isso,quando caímos em buracos e pisamos em espinhos. E que em uma certa parte nós mesmo, sozinhos, teríamos que levantar das quedas e enfaixar os pés .
Mundo ideal
Talvez as pessoas deveriam:
Não odiar, mas amar.
Não humilhar, mas respeitar.
Não julgar, mas aconselhar.
Não ter maldade, mas o bem em abundância.
Não virar as costas, mas estender a mão.
Não se fechar, mas compartilhar conhecimentos.
Não poluir, mas cuidar da natureza.
Não tratar os animais como produtos, mas amá-los.
Lá no fundo sabemos o quanto esses valores fazem sentido, só ainda não retiramos o tapa-olhos complemente do nosso rosto.
O mundo poderia ser um lugar melhor. Ainda creio nessa mudança.
Quantas vezes você vai dar o seu melhor, vai fazer bem feito e não vão te valorizar? Na vida, no trabalho e na família. E pior que isto, vão falar mal de você, vão mentir e inventar maldades, vão denegrir sua imagem, vão potencializar seus defeitos... Quantas vezes? Mas neste momento olhe com calma, sempre alguém vai ver o seu esforço, sempre alguém reconhece seu valor. Pode não ser o chefe, seus pais, mas alguém viu e reconheceu. Vamos aprender a não olhar tanto para os perdidos e mais para os bons. Às vezes quem amamos está perdido... Às vezes seus colegas de trabalho ou sua família... Mas sempre alguém não está perdido e vai te valorizar. Olhe mais para o bem. E nunca deixe de fazer o seu melhor e de ser bom por causa das falhas dos outros. Você também tem falhas então siga e siga sendo e fazendo o bem!
E Deus sempre está vendo! E a Roda gira... E se a vida girar, muita gente que está em cima hoje, amanhã não vai mais estar... E você continuará sendo bom, por cima ou por baixo. Isso é ter valor!
Experiências da Vida
Hoje enquanto eu fazia o almoço comecei a observar como são as coisas em nossa vida
Percebi que qdo eu era jovem eu não enxergava a sujeira na tomada da cozinha, nem fazia idéia do que era terminar um almoço ou jantar com a cozinha arrumada o que causava certa aflição pois, depois tinha uma cozinha inteira para limpar.
A inexperiência...
...me lembro qdo eu preparava meu enxoval para casar e eu adorava edredons, aí comprei uns 3 e descobri como é difícil arrumar um lugar para guarda-los por causa do volume.
Mas o que me fez pensar tudo isso foi apenas que as experiências da vida são adquiridas com o tempo, mas todos me cobravam tudo desde muito nova, tinha verdadeira aflição em ver minha mãe naquela limpeza desenfreada por todos os cômodos da casa e jamais imaginei que uma tomada encardida me incomodaria um dia, ou que sentiria alívio ao terminar o almoço e ver que deixei tudo organizado e limpo, que pia sem louças para lavar me traria paz, na verdade não tinha idéia que me tornar meu pior pesadelo um dia faria eu me sentir bem.
Saber de amor
Saber, entender de amor
só quem o amor viveu.
Dos pretensos amores aos
reais, sobre eles falar,
difícil é, e dos enganos
tidos, esses são os mais
fatais.
Amar, e ver que não se é
correspondido, faz um corte
no coração sentido.
A vivência disso cuida,
aos poucos medicando vai
aonde sangrou.
Com o tempo, se mexer dói,
sangrar não sangra. Cicatrizou.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Acadêmico Acilbras - Roldão Aires
Cadeira 681 -
Patrono- Armando Caaraüra- Presidente
Não existe saber no existir. Existe a criatividade na forma forma de existir. É principalmente a existência define a forma de acreditar que vivemos. Com essa finalidade distinguimos quem vive e quem apenas existe. Com qual finalidade........?
Sabe aquelas coisas que não interessam a alguns, mas podem ser muito importantes para outras pessoas? É assim que acontece com a gente. Portanto, dar importância ou não aos fatos é exclusividade da vivência, da particular experiência, do 'sentir na pele'. É isto.
Imagem antiga do meu interior
Sossego!
Ruas de terra batida, cheiro da poeira fina, barulho de pés pisando o cascalho.
Sombra fresca do caramanchão.
Descanso da lida após almoço farto. Prosa boa ou cochilo. Tanto faz!
Na vendinha da esquina, fumo, cereais, pinga da boa, chapéus…e a caderneta do fiado.
Mães amorosas, pano branco na cabeça, levando os filhos para a escola.
Pracinha coroada pela pequena matriz de São Bernardo.
Janelas e portas sempre abertas, acolhedoras.
Na torre única, ninhos de andorinhas e o toque do sino que me toca.
Repica alegre anunciando uma boa nova?
Ou tange triste no adeus a alguém que sobe para morada final.
Que fica lá no limite da vista.
Entre a terra e o céu.
Como um aviso: É preciso apreciar, sem limites, o que o olho vê ou o coração sente.
A imagem antiga do meu interior, encanta o meu presente.
Com as nossas vivências cotidianas vamos percebendo melhor as coisas, principalmente no que tange as nossas atitudes pessoais para com os demais.
É pela intencionalidade que podemos elucidar a estrutura da própria consciência imaginante. Só assim se põe em relevo o ponto mais importante desta vivência.