Virtudes
Nosso verdadeiro amigo é aquele que enxerga os nossos defeitos sem subestimar nossas virtudesnem diminuir nosso valor.
“Com a prática fiel das virtudes mais humildes e simples, tornaste, minha Mãe [Maria], visível a todos o caminho reto do Céu”. (Santa Teresa de Lisieux / Santa Teresinha do Menino Jesus).
Um homem de virtudes irá à luta com aquilo que possui e se não possuir nada, irá apenas com sua coragem,por que ele além de sua coragem ele tem fé e sabe que oportunidades lhe aparecerão para que se arme;já o covarde forjara dezenas de justificativas para não ir à luta e ficará imovel e ainda iludira todos a sua volta de que a sua não atitude é apenas sensatez de um homem.
Não se pode invalidar as virtudes por um defeito, afinal ninguém é perfeito.
Não é louvável elogiar um e denegrir outros, cada qual com a honra no seu tempo.
Santidade e perfeição são pertinentes somente a Deus.
Quando reconheço as minhas fraquezas, falhas e erros fortaleço as virtudes daqueles os quais me suporta, perdoa-me e me ajuda diariamente.
Gratidão pela paciência!
Ultrapassagem
Nem anjos, nem demônios, a humana escolha entre virtudes e vícios. Uma monge e um monge carmelita. Vale salientar que o carmelita, teve experiência monástica. Não há dúvida que a introspecção proporcionada nos mosteiros, beneficia para o autoconhecimento. Quem sabe, nesta quarentena de ano sabático, façamos dos nossos lares um espectro espaço de meditação existencial.
Antes de me julgar, procure ser um ótimo advogado das minhas virtudes e um ótimo estudante dos meus vícios.
Não adianta tentar ser algo, que não pertence a nós, ser autentico é uma das primordiais virtudes rumo a felicidade.
Declaração
Minha vida é bendita,
Como a beleza da flor,
Junto as virtudes desse amor
Sem a dor das noites frias!
Quando a dor me corroía
Na soledade sem magia
De um intenso desamor!
Com você não sinto as velhas feridas,
Pois o seu alento de vida
Simplesmente me completou!
O exercício das sagradas virtudes da paciência e da tolerância deve ser constante. Elas nos permitem que tomemos nossas ações com mais assertividade e sem precipitações.
Paciência e persistência são virtudes essenciais para superar desafios e alcançar objetivos. Essas qualidades combinadas ajudam a construir uma vida plena e significativa. Lembre-se sempre que os grandes feitos raramente são conquistados da noite para o dia, e que, cada passo dado com paciência e persistência, nos aproxima dos nossos sonhos e metas.
O ser humano às vezes
Por interesses banais
Perde as suas virtudes
E não encontram jamais.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
Terra dos Cordelistas
16/12/2024
AOS FÚTEIS E CAMUFLADOS
Há muitas estampas que seduzem. Expõem o selo das virtudes que tornam bem amadas pessoas não merecedoras. Pessoas estas, que têm um zelo notório pelos traços da mais profunda versão de seriedade.
São inúmeras as expressões cujos painéis propagam as mais admiráveis virtudes do ser humano. Sobre tais expressões há sempre um pano de fundo admirável que põe o céu a favor dessas maquetes. Desses desempenhos pela propagação das imagens que se tornam produtos comercializáveis.
Nestes tempos de futilidade, onde reina o imediatismo na busca do prestígio, a fama e o possuir a qualquer preço, medram pessoas que vivem das capas. Prometem vinhos, fumos de fina sociedade, sem que suas essências possam cumprir. Seus encartes não correspondem aos rótulos.
No entanto, para quem sabe olhar mais fundo, essa publicidade não convence. Tudo isso cai por terra, quando surge alguém “letrado” o suficiente para ler o mapa de um olhar que dissimula e forja...
E creiam: Para os fúteis e camuflados, esses bons entendedores do olhar e da alma humana podem ser os futuros salvadores de suas essências desperdiçadas. Se eu for um deles – os fúteis e camuflados –, quero conhecer um “salvador”.
Uma vida virtuosa é viver com ética, buscando excelência moral e cultivando virtudes como honestidade e responsabilidade.