Frases de Virginia Woolf

Cerca de 75 frases de Virginia Woolf

Algumas pessoas procuram os padres; outras a poesia; eu os meus amigos.

Depender de uma profissão é uma forma menos odiosa de escravidão do que depender de um pai.

A verdade é que eu sempre gosto das mulheres. Gosto da falta de convencionalismo delas. Gosto da integridade delas. Gosto do anonimato delas.

Que a mim pois seja dado saborear o momento, antes que ele se propague pelo restante do mundo!

Como mulher eu não possuo país. Como mulher, meu país é o mundo todo.

Virginia Woolf
Três guinéus (1938).

Tão logo essa palavra ''amor'' lhe ocorreu, ela a rejeitou.

Esta alma, ou vida dentro de nós, sem opção concorda com a vida exterior. Se alguém tiver a coragem de perguntá-la o que pensa, ela está sempre dizendo exatamente o oposto do que as outras pessoas dizem.

Charme? Caráter? Fosse o que fosse, ela tinha isso.

A timidez a princípio se apossou dele, como acontece às pessoas que se surpreendem sentindo além do razoável.

Mrs. Dalloway, Mrs. Dalloway, sempre dando festas para encobrir o silêncio!

Imagina-se que ela esteja sempre em pleno voo; tão determinada em abraçar tudo que acaba malogrando.

Ela tinha um senso perpétuo, enquanto observava os táxis, de estar fora, para fora, longe do mar e só; ela sempre tinha a sensação de que era muito, muito perigoso de se viver um dia sequer.

Mas como, em se tratando de diálogos, escrever é ainda mais difícil do que falar, como é duvidoso que diálogos falados jamais foram escritos, trataremos de salvar, tão-somente fragmentos concernentes à nossa história.

Sempre pensei que tais histórias vêm em parte das nuvens; não sendo assim, por que nos comovem elas mais do que qualquer coisa que podemos ver por nós mesmos? O certo é que não há livro escrito que se compare.

Quã louco e estranho e divertido parecia tal plano, na hora que eu pensava nele! - seguir os passos da sombra, ver onde é que ela vivia, se é que vivia mesmo, e conversar com ela como se fosse uma pessoal igual ao resto de nós.

Todavia já está ficando tarde e, em atenção às próprias peles, essas moças tão metódicas lembram agora uma à outra que já é hora de apagar a luz.

Eu me lembro que um dia acordei de manhã e havia uma sensação de possibilidade. Sabe esse sentimento? E eu me lembro de ter pensado: este é o início da felicidade. É aqui que ela começa. E, é claro, haverá muito mais. Nunca me ocorreu que não era o começo. Era a felicidade. Era o momento. Aquele exato momento.

Por isso odeio espelhos que me revelam meu verdadeiro rosto. Sozinha, muitas vezes mergulho no nada. Preciso firmar meu pé fortemente, se não, caio do limite do mundo para dentro do nada. Preciso bater minha mão contra uma porta rija, para me chamar de regresso a meu corpo.

Sinto mil capacidades brotarem em mim. Ora sou brejeira, alegre, lânguida, ora melancólica.Tenho raízes, mas sou fluida. Toda dourada, fluindo...

Não precisa ter pressa. Não há necessidade de brilhar. Não precisa ser ninguém além de si mesmo.