A vida é para ser vivida

Cerca de 445 frases e pensamentos: A vida é para ser vivida

"Sabe a vida? Pois é , ela deve ser vivida e não observada. Portanto,firme um compromisso consigo mesmo de, todos os dias, realizar tudo aquilo que você almeja. Caso contrário, você terá uma vida frustrante e viverá sempre lamentando-se,por algo que você deixou de realizá-lo."

---Olívia Profeta---

Inserida por OliviaProfeta

Vivo para viver a vida como ela deve ser vivida, sempre viva!

Inserida por fabiokerk

A vida está aí para ser vivida, e podemos vive-la com respeito e muita dignidade,
procurando não fazer mal a ninguém, fazendo-a muito gostosa de ser vivida...
Osculos e amplexos,
Marcial

A VIDA PODE SER MUITO INTERESSANTE
Marcial Salaverry

Essa é que é a verdade, mas nem sempre entendemos que a vida é uma coisa muito interessante, e muito gostosa de ser vivida, devido às surpresas que nos reserva durante nossa caminhada, pois sempre pode acontecer algo de novo em nossa caminhada...

Estamos sempre nos surpreendendo com coisas que acontecem, bem como com certas atitudes de algumas pessoas, que conseguem nos surpreender pelo inusitado do fato, por coisas que jamais poderíamos supor que elas fizessem.

Podemos citar como exemplo, pessoas que, dotadas de uma cultura elevada, inteligentes, extremamente capazes, e que justamente por isso nos fazem prejulgá-las como pessoas equilibradas, racionais, incapazes de atitudes descabidas, e nos surpreendemos quando descobrimos que elas são capazes de certas atitudes totalmente irracionais, de promover certos assédios ou perseguições, que melhor ficariam em novelas ou em filmes “C”, ou mesmo desejando provocar situações que podem levar à desordem, como certas manifestações que provocam caos geral.

Temos de convir que a vida é um ir e vir de alegrias, de decepções, de erros e acertos, e assim sendo, o mais importante é tentar aprender e crescer espiritualmente, pois se pararmos para tentar analisar porque cada um de nós nasce de uma forma, numa determinada situação, alguns, numa família pobre, outros, em situação confortável. Com tais fatos, tem aqueles que acreditam que Deus é injusto, por proporcionar melhores condições para uns do que para outros, contudo, não deve ser assim julgado, e assim, será melhor pensar na evolução do ser humano. Certas decepções que sofremos, mais nos levam a acreditar nisso. Percebemos que existem pessoas que precisam crescer, não somente no conhecimento das coisas do mundo, mas que tem necessidade de evoluir sua alma. Realmente, de que adianta desenvolver seus estudos, se sua alma permanece estagnada, não cresce. De que adianta ter fama, dinheiro, se a parte espiritual permanece em estado primitivo?
Com dinheiro pode-se comprar consciências, pode-se comprar a Justiça, mas o sentimento puro, diante do semelhante, este não há dinheiro que compre.

As nossas origens, o porque nascemos de uma maneira ou de outra, são totalmente inexplicáveis. Não se pode definir porque alguns nascem em berço de ouro, e podem dispor de todas as condições para ter uma vida fácil e confortável, enquanto outros nascem em berço simples, e sempre vão precisar lutar para conseguir algo na vida.

Mas o que vem depois, o crescimento ou não das pessoas, o tipo de vida que vão levar, o que vão fazer em sua caminhada, é algo que depende mesmo do chamado “livre arbítrio”. Cada qual é, ou deveria ser responsável pelo que faz.

Se vai estudar ou não, se vai ser uma pessoa de bem, ou se vai ser um drogado, se vai ser mais um corrupto, ou alguém que procura punir esses corruptos, ou mesmo se vai procurar pautar suas atitudes procurando observar as leis naturais da vida, são coisas que independem da vontade divina, já que estão mais vinculadas à vontade das pessoas que decidem a maneira pela qual vão viver.

Claro que sempre qualificamos as pessoas conforme sua aparência. É verdade que existem pessoas que cresceram materialmente, amealhando recursos ou instrução, mas que não conseguiram desenvolver seu espírito, ao mesmo nível de seus conhecimentos.

São pessoas que se recusam a enxergar adiante de seu umbigo. São pessoas que, quando enfiam uma coisa na cabeça, acham que aquilo tem que ser da maneira como querem. E, se contrariadas em sua vontade, tomam certas atitudes atrabiliárias, causando mal estar entre aqueles que lhe haviam oferecido amizade e consideração, mas como ousaram contrariá-lo em algum capricho, ei-los furiosos, fazendo cobranças, exigindo atendimento a seus desejos, sem respeitar os direitos alheios.

São pessoas incomodativas e frustradas, que não sabem entender quando não são desejadas. Passaram por cima da vontade alheia. Apenas lhe interessa ver seu ego satisfeito. E exercem pressões incomodas, e procuram fazer baixas chantagens emocionais, e tomam atitudes que beiram o ridículo.

Isso tudo, apesar de serem pessoas de elevado grau de instrução, doutorado, etc...

Infelizmente, isso ocorre mesmo. Houve o crescimento material, e não houve o crescimento espiritual.

E é justamente o crescimento espiritual, que nos faz entender a vida, como deve ser vivida. Faz-nos entender que quando as coisas não correm como queremos, devem ser aceitas. Faz-nos entender que todos têm direito às suas opções de vida. Faz-nos entender que nada deve ser conquistado pela força. Faz-nos entender, enfim, que sempre nosso direito termina onde o começa o do outro. Atingindo esse grau de compreensão, melhoramos como pessoas, chegamos a um melhor nível de compreensão da vida. Quanto melhor entendermos os outros, mais seremos entendidos. Quanto melhor respeitarmos os outros, mais seremos respeitados.

Assim é a vida. É fácil de ser vivida. Basta que saibamos vivê-la. Basta aceitarmos os direitos que todos têm à vida, e nossos direitos também, serão respeitados.

Assim, respeitando os direitos de todos, desejo UM LINDO DIA, que sempre poderá serm um di interessante e gostoso de ser vivido, dependendo de nossa vontade...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠A vida pode ser vivida de maneira concreta ou abstrata.
A questão é saber se no jardim da vida estamos cultivado flores reais ou flores de plástico.

Inserida por Samuelblessedoficial

Seja com pandemia, seja com distanciamento,
seja como for, a vida sempre vale a pena ser vivida,
assim como ela é, pois é a única que temos, e devemos
saber vive-la com todos os cuidados possíveis...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A VIDA COMO ELA É
Marcial Salaverry

Não se assustem crianças, não vou contar episódios do grande Nelson Rodrigues. Simplesmente estou "roubando" o título, pois recebi uma mensagem muito interessante, também de autoria do meu grande e prezado amigo L'Inconnu, e que fala justamente sobre a vida. E quem não quer conservar a sua? Devemos dela cuidar tomando todos os cuidados possíveis e necessários para bem conservá-la.

"As páginas da vida são cheias de surpresas... Há capítulos de alegria, mas também de tristezas, mistérios e fantasias, sofrimentos e decepções...
Por isso, não rasgue páginas e nem salte capítulos, não se apresse a descobrir os mistérios. Não perca as esperanças, pois muitos são os finais felizes.
E nunca se esqueça do principal: NO LIVRO DA VIDA, O AUTOR É VOCÊ!"

É um texto que incita à meditação, e que exige alguns comentários, e assim, vamos a eles, pois fala das surpresas da vida. É justamente nessas surpresas que está o gosto real pela vida. O fato de não sabermos o que nos reserva o dia de amanhã, é que nos faz sentir a necessidade de viver intensamente o dia de hoje.

Vamos entender que, da mesma maneira que recebemos com enorme prazer todas as alegrias que ela nos proporciona, seja com encontros felizes, seja sabendo que nossa saúde está perfeita, ou até mesmo com a prosaica megasena acumulada, devemos saber receber as contrariedades que fatalmente teremos, com algum pequeno acidente, com algum azar qualquer, uma queda eventual, ou até mesmo descobrindo que não temos mais "aquele amor que nos abandonou", pois outro poderá surgir em nosso caminho...

Assim sendo, não se deve jamais maldizer os azares que acontecem, pois são simplesmente consequências da vida, mas é claro que nunca iremos receber um contratempo com prazer, pois aí já seria masoquismo, mas que não seja com desespero, simplesmente devemos aceitá-lo com naturalidade, e sempre procurando tirar alguma lição para o futuro. Algo que não deu certo, não deverá mais ser repetido.

L'Inconnu fala também sobre as etapas da vida. Com muita propriedade, diz que não devem ser saltadas. Concordo, pois cada época deve ser vivida a seu tempo. Crianças na infância, adolescentes na mocidade, adultos na maturidade, e não é o que ocorre atualmente, eis que muitas crianças não estão tendo uma infância infantil. Estão sendo induzidas a agir como "mocinhas e mocinhos" desde a mais tenra idade. Esta etapa da infância, principalmente, vai fazer muita falta no futuro.

Devemos deixar que as crianças vivam de acordo com sua idade. Por que vesti-las, maquiá-las e "empurrá-las" para a fase de "mocinhas e mocinhos"? Não seria melhor esperar que o tempo vá se encarregando de mostrar-lhes as etapas diversas da vida? Deixemo-las ser crianças, para que não venham mais tarde a lamentar o tempo perdido.

Agora o final da mensagem é que realmente faz pensar: "No livro da vida, o Autor É VOCÊ."

Sem qualquer sombra de dúvida. Somos os autores do livro de nossa vida. Da maneira como chegaremos às etapas finais, dependerá da maneira como vivermos as etapas anteriores, devendo saber usar convenientemente o dom que nos foi dado por Deus, ou seja, o livre arbítrio, que deverá sempre ser bem usado.

Assim sendo, se levarmos uma vida normal, evitando vícios perigosos em nossa juventude, certamente teremos uma maturidade e uma velhice em boas condições. Muitos jovens se esquecem o tempo de vida que ainda lhes resta, e atiram-se com fúria à necessidade de "viver o presente", entregando-se a uma vida desregrada, deixando-se levar por vícios os mais perigosos, ou nos "pancadões" da vida...

Sem dúvida, que o presente deve ser vivido e aproveitado (é um presente que recebemos), mas sempre deveremos ter um olho para o futuro, pois a maneira como esse presente for desfrutado, vai determinar como será o que ainda está por vir, que é o porvir... Então certos exageros devem ser controlados, certas atitudes devem ser medidas, os vícios devem ser evitados. Não quero com isso dizer que todos devem virar santos. Claro que não, tal atitude de beatitude também não é saudável. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Devemos viver a vida, aproveitando seus prazeres, mas sempre pensando no futuro, planejando-o de uma maneira a que possamos aproveitá-lo como estamos aproveitando o presente, de uma maneira saudável e prazerosa. O segredo da vida, está em saber vivê-la.

E para que assim seja, na da melhor do que fazer de cada dia, sempre UMLINDO DIA, que é o que desejo a todos, bem vivendo a vida como ela é...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠É preciso que depositemos vida na própria vida para que esta seja digna de ser vivida.

Inserida por carlos_alberto_hang

Vamos procurar viver a vida como ela deve ser vivida,
em paz com nosso interior, sempre procurando espalhar
amizade, em clima de paz e amor, ainda que certos
e sérios problemas possam estar assombrando nosso pensamento...
Osculos e amplexos
Marcial

A VIDA DEVE SER SEMPRE BEM VIVIDA
Marcial Salaverry

Se quisermos ter uma passagem agradável pelo mundo, devemos entender que a vida deve ser vivida em plenitude, da melhor maneira possível. Devemos procurar tirar proveito das boas fases porque passamos, uma vez que não sabemos quanto tempo essa boa fase pode durar, ou quando algo poderá surgir para tirar nossa tranquilidade, nosso bem estar, ameaçando nossa saúde, nossa vida...

Assim sendo, se estamos vivendo um grande amor, devemos curti-lo ao máximo, não nos preocupando se ele será eterno ou não. Se por quaisquer circunstancias, ele continuará nos aquecendo o coração, ou se sentiremos aquele frio que nos invade a alma quando um amor termina. Como disse Vinícius, "Que seja eterno enquanto dure", ou mesmo parafraseando nosso saudoso "poetinha", que seja eterno enquanto é terno... Então temos que vivê-lo, e bem vivido, enquanto ele está vivo, enquanto nos faz bater forte o coração. Assim, enquanto o temos, enquanto o estamos vivendo, devemos curtir o momento ao máximo, e da melhor maneira que for possível, sem permitir que nada atrapalhe o momento de gostosa felicidade que atravessamos.

Servindo também como uma homenagem ao autor da mensagem que vou utilizar hoje, ele, que foi uma das pessoas que mais curtiu a vida, tendo sugado tudo que a vida lhe poderia proporcionar, e que viveu como quis e como queria. Trata-se de nosso inesquecível Mário Lago, um dos maiores nomes da arte brasileira, seja como escritor, compositor, poeta, dramaturgo, cômico, artista de rádio, televisão, cinema, comentarista esportivo, e sei mais lá o que. Só sei dizer que ele era o ARTISTA COMPLETO. Bom de tudo e em todas as atividades. Esta mensagem foi uma das coisas mais lidas, ditas e repetidas dos últimos tempos, e também cito, pois a considero simplesmente fantástica:
"Eu fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo. Nem ele me persegue e nem eu fujo dele. Qualquer dia a gente se encontra."

Dito isto, dito tudo. A vida está aí, cheia de possibilidades, cheia de vida, cheia de cores, com seus amores, suas dores, com seus problemas, com seus dilemas, com seus defeitos e virtudes, com pessoas boas e más, com escritores, com poetas, e também com bandidos e traficantes. Enfim, com todo um leque de opções aberto à nossa frente, e apenas devemos saber fazer nossa parte para não complicar nossa existência... Portanto, só nos cabe escolher como viver, como ocupar nosso tempo nesta nossa passagem pelo mundo. Poderemos marcar nossa presença de alguma maneira, boa ou má, depende do que fizermos. Também poderemos passar como criaturas amorfas, insignificantes, enfim, tudo depende de como vivermos, e na realodade, o que realmente deve ser importante para nós, pelo menos, é viver da maneira que nós escolhermos. Cada qual com sua opção. Desde que não prejudique ninguém, é até mesmo válido que alguém queira passar despercebido.

Penso ser mais válido procurarmos uma maneira de tornar mais útil nossa estadia aqui, procurando fazer algo que seja útil ou benéfico para alguém, e para tanto, é preciso estarmos bem conosco mesmo, é conditio sine qua non para que possamos espalhar nosso bem estar interior para outras pessoas. Se alguém não conseguir sua paz interior, dificilmente poderá ajudar alguém, pois será ela a precisar de ajuda.

Então, crianças, vamos curtir a vida como a temos no momento. Não adianta curtir uma situação de revolta porque existe fome aqui ou ali, porque em certas regiões do mundo pessoas estão se matando ou fazendo cruéis perseguições, porque certas pessoas preferem contrariar o bom senso, com atitudes que podem prejudicar não apenas a si mesmas, mas a quem estiver por perto. Podemos, sim, nos penalizar com a situação, lamentar o que ocorre, mas como nada podemos fazer para a solução dessa situação, não adianta curtir uma de revolta com tal estado de coisas, pois na realidade, precisamos mais cuidar do que ocorre à nossa volta, com nossa vida.
Então, todo aquele que estiver passando por um bom momento, tem todo direito de ser um pouco egoísta, e curtir. Não tenha medo de ser feliz por causa da covid na Índia, uma vez que você não é responsável por ela, são eles mesmos que usam métodos estranhos para combater o vírus...

Se está vivendo um grande amor? Curta-o adoidadamente. Viva esse momento. Seja feliz. Se ganhou na Mega Sena? Aproveite a grana e viva a vida. Vá viajar.(Se quiser dividir comigo, não se reprima...). Curta tudo a que tem direito.

Para começar... Que tal um gostoso abraço, ainda que em distanciamento, desejando UM LINDO DIA... Com certeza, posso garantir que isso é muito bom, e faz muito bem para a alma...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠O maior pecado que se pode cometer é não viver a vida, ela nos foi oferecida para ser vivida e não questionada.

Inserida por PierredaGama

Cadê a vida, que tanto almeja ser vivida?
Cadê o viver, que perdido foi na lida?
Cá dê toda sua força para a vivência, pautando seus passos numa boa e sã consciência, no precípuo sentimento que o dever cumpriu, viveu bem seus dias, na mais perfeita paz e alegria, até o dia de sucumbir, encerrar sua carreira vivida e deste plano então partir.

Inserida por Claudiokoda

⁠Lívia, que tanto aprecia a vida
Reconhece que ela não é fácil,
Mas que deve ser vivida com o devido entusiasmo,
Apesar de ser ainda uma adolescente,
não ignora a realidade,
É uma sonhadora consciente
de que deve ser persistente
enfrentando as dificuldades,
Entre falhas e acertos, é uma filha exemplar,
temente a Deus e sabe a família valorizar,
Em tudo, pra si é fundamental o amor
e que nada é sem a vontade do Senhor,
Muito querida, Viva Feliz, Viva La Lívia.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠O sentido da vida está no proposito, pela qual ela vale a pena ser vivida.

Inserida por James25

⁠A vida é uma jornada que pode ser vivida de muitas maneiras, e cada um de nós tem a liberdade de escolher o seu próprio caminho. No entanto, muitos caem na armadilha de buscar apenas os prazeres efêmeros, o acúmulo de dinheiro e os pecados capitais, sem perceber que essas coisas não trazem felicidade duradoura. Aqueles que alcançam verdadeiro conhecimento entendem que a vida é mais do que essas coisas passageiras, e buscam um significado mais profundo e significativo em sua jornada. Eles encontram alegria e realização em ajudar os outros, em fazer a diferença positiva no mundo, e em cultivar relacionamentos significativos que durarão além da vida terrena.

Inserida por LameckFernandes

⁠DEUS NOS DEU UMA VIDA
Deus nos deu uma vida para ser vivida. Vivida da melhor maneira.
Vivida na Paz, no amor, na fraternidade, nos encontros e desencontros, no olhar sublime de uma criança, no semblante e sabedoria de um ancião, no verde da natureza, no azul do céu, na cascata de uma queda d'água, na felicidade da mãe que acabou de gerar um filho, no sorriso de quem ganhou um presente, no aplauso ao artista, no riso da piada, no beijo dos enamorados, no canto das aves, nos afetos recebidos, na poesia que encanta, na música que alegra a alma, nos encontros dos amigos, no lar de uma família.
Somos energia que pulsa. Somos o milagre da vida. Somos a própria vida.
Não importa se existe ou não uma nova vida. Não importa se existe vida após a morte. Não importa a eternidade.
Se vivermos bem o agora, se vivermos o amor, se vivermos a igualdade e a fraternidade, se vivermos a justiça e a paz social, se vivermos a caridade, se vivermos o respeito e a gratidão, se vivermos o milagre da vida, não importa mais nada, não importa a religião que tenhamos, não importa as nossas crenças.
Nesse momento estaremos nos preparando para a felicidade individual e coletiva, estaremos, se realmente existe, nos preparando para a felicidade eterna.
Élcio José Martins

Inserida por elciojosemartins

⁠"A vida é curta demais para ser vivida de acordo com as expectativas dos outros. Viva para ser feliz, não para impressionar.”

Roberto Ikeda

Inserida por RobertoIkeda


"A vida é curta demais para ser vivida sem paixão."

Inserida por elizabeth_presotto

Seja como for, a vida sempre vale a pena ser vivida...
Depende de nós como vive-l
Ósculos e amplexos,
Marcial

CERTAMENTE VALE A PENA VIVER A VIDA
Marcial Salaverry

Confirmando que a vida é algo que vale a pena viver, recebi uma mensagem muito interessante, de autoria do meu grande e prezado amigo L'Inconnu, e que fala justamente sobre a vida. E quem não quer conservar a sua?

"As páginas da vida são cheias de surpresas... Há capítulos de alegria, mas também de tristezas, mistérios e fantasias, sofrimentos e decepções...
Por isso, não rasgue páginas e nem salte capítulos, não se apresse a descobrir os mistérios. Não perca as esperanças, pois muitos são os finais felizes.
E nunca se esqueça do principal: NO LIVRO DA VIDA, O AUTOR É VOCÊ!"

É um texto que incita à meditação, e que exige alguns comentários, uma vez que fala das surpresas da vida. É justamente nessas surpresas que está o gosto real pela vida. O não sabermos o que nos reserva o dia de amanhã, é que nos faz sentir a necessidade de viver intensamente o dia de hoje, preparando-nos para algo melhor no amanhã, deixando para traz o ontem que já ficou atrás...

Da mesma maneira que recebemos com enorme prazer todas as alegrias que ela nos proporciona, seja com encontros felizes, seja sabendo que nossa saúde está perfeita, ou até mesmo com a prosaica megasena acumulada, devemos saber receber as contrariedades que fatalmente teremos, com algum pequeno acidente, alguma queda inesperada, ou mesmo com algum azar qualquer, e até mesmo descobrindo que não temos mais "aquele amor que nos abandonou".

Não se deve jamais maldizer os azares que acontecem, pois são simplesmente consequencias da vida. Claro que nunca iremos receber um contratempo com prazer, pois nesse caso, já seria masoquismo... Mas também não com desespero, simplesmente com naturalidade, e sempre procurando tirar alguma lição para o futuro. Algo que não deu certo, não deverá mais ser repetido. Devemos saber aproveitar experiencias vividas, procurando saber como retificar erros, ou ratificar acertos, o perigo é fazer o contrário...

L'Inconnu fala também sobre as etapas da vida. Com muita propriedade, diz que não devem ser saltadas. Concordo, pois cada época deve ser vivida a seu tempo. Crianças na infância, adolescentes na mocidade, adultos na maturidade, sábios na idosidade... O que ocorre atualmente, é que muitas crianças não estão tendo uma infância infantil. Estão sendo induzidas a agir como "mocinhas e mocinhos" desde a mais tenra idade. Esta etapa da infância, principalmente, vai fazer muita falta no futuro. O smartphone está dominando atos e atitudes das crianças de hoje... Devemos deixar que as crianças vivam de acordo com sua idade. Por que vesti-las, maquiá-las e "empurrá-las" para a fase de "mocinhas e mocinhos"? Certamente seria melhor esperar que o tempo vá se encarregando de mostrar-lhes as etapas diversas da vida, preparando-as para o que está por vir no porvir... Deixemo-las ser crianças, para que não venham mais tarde a lamentar o tempo perdido.

Agora o final da mensagem é que realmente faz pensar: No livro da vida, o Autor É VOCÊ.

Sem qualquer sombra de dúvida. Somos os autores do livro de nossa vida, e assim, como chegaremos às etapas finais, dependerá da maneira como vivermos as etapas anteriores, sabendo usar devidamente nosso livre arbítrio. Se levarmos uma vida normal, evitando vícios perigosos, fatalmente teremos uma maturidade e uma velhice em boas condições. Muitos jovens se esquecem o tempo de vida que ainda lhes resta, e atiram-se com fúria à necessidade de "viver o presente". Sem dúvida que o presente deve ser vivido e aproveitado (é um presente que recebemos), mas sempre deveremos ter um olho para o futuro, pois a maneira como esse presente for desfrutado, vai determinar como será o que ainda está por vir, que é o porvir... Então certos exageros devem ser controlados, certas atitudes devem ser medidas, os vícios devem ser evitados. Não quero com isso dizer que todos devem virar santos. Claro que não, tal atitude de beatitude também não é saudável. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Devemos viver a vida, aproveitando seus prazeres, mas sempre pensando no futuro, planejando-o de uma maneira a que possamos aproveitá-lo como estamos aproveitando o presente, de uma maneira saudável e prazerosa. O segredo da vida, está em saber vivê-la.

Assim, desejo que todos tenham UM LINDO DIA, fazendo deste presente, um presente para o futuro...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠A vida é muito grande para ser vivida de forma pequena.

Inserida por EDITORAINSPIRE

⁠Quando não tivermos mais
O script da vida
Temos que improvisar
Para a vida ser vivida.

Santo Antônio do Salto da Onça RN
04/01/2024

Inserida por gelsonpessoa

⁠A vida é fácil de ser vivida. Porém difícil de ser explicada!

Inserida por diiogo_walker

A vida está aí, pronta para ser vivida...
Como faze-lo, depende de nosso livre arbítrio...
Mas sempre com Deus a nosso lado.
Ósculos e amplexos,
Marcial

O JOGO DA VIDA PESSIMISMO OU OTIMISMO
Marcial Salaverry

A vida pode ser encarada e vivida de duas maneiras. Algo como se fosse um jogo. Podemos vive-la sob um enfoque otimista, ou podemos ser pessimistas. Depende de nosso livre arbítrio, de como gostamos de vive-la.Por vezes chegamos a uma encruzilhada, e devemos saber escolher nosso caminho. Existem pessoas otimistas, que sempre tem algo de positivo para falar, sempre procuram ver o lado bom de tudo, e seu oposto, os pessimistas, que sempre acham que nada dará certo. É um tema interessante e complexo, pois envolve a personalidade humana. Como somos, depende dos cromossomos.

A esse respeito, li um pensamento muito interessante, de autoria de Albert Flanders. Ei-lo:
"O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista, a oportunidade em cada dificuldade."

Realmente, existem pessoas que não tem coragem de tomar certas atitudes, principalmente se isso for provocar alguma mudança em sua vida. Vacilam, achando que não vai dar certo. Estão sempre pensando negativamente, vendo apenas o lado ruim de tudo na vida. Na verdade, o que existe, é medo de enfrentar a vida. Submetem-se a situações, por vezes vexatórias, por lhes faltar coragem para uma atitude mais radical.

Como exemplo muito claro de pessoas assim, podemos colocar certas mulheres que sofrem maus tratos nas mãos de seus companheiros, sem ter coragem de denunciá-los, sob o famoso argumento: ruim com ele, pior sem ele. Não posso concordar com isso, pois se é ruim com ele, sempre será melhor sem ele. Ora, se esse companheiro a agride, a maltrata, como suportar tal situação? Fica difícil de entender como ainda existem pessoas que pensam assim, e em nome da chamada “preservação do lar”, passam a vida sofrendo. Não deixa de ser um caso típico de pessimismo, pois sofrem sem coragem de mudar as coisas, por medo de não conseguir manter-se depois.
Por outro lado, os otimistas encaram as dificuldades que surgem em seu caminho, como verdadeiros testes para apurar suas qualidades. Não fogem dos problemas, principalmente se estão procurando seus ideais. São pessoas assim que modificam o mundo. Toda essa evolução da ciência e da tecnologia se deve a quem não fugiu dos desafios.

Se surgem oportunidades para mudanças, encaram os desafios e, num caso como o citado acima, são mulheres que vão à luta, denunciam os maus tratos e com a continuidade da situação, preferem a separação do que aguentar situações perigosas. Mostram coragem e determinação, sem medo de enfrentar a vida, em benefício da própria vida. Enfim, crianças, não se esqueçam de que é melhor arrepender-se por haver tentado algo, do que arrepender-se por nunca ter tentado. Se a coisa não deu certo, pelo menos a mudança foi tentada. Não ficou passivamente esperando a vida passar.

Aceitem um desafio que certamente trará benefícios para todos: TENHAM UM LINDO DIA, e procurem repeti-lo a cada dia por vir no porvir...

Amar é cuidar um do outro mesmo quando estamos zangados
2017

Inserida por Marcial1Salaverry