Vida e Sonhos
A vida é leve.
A vida é breve e, em alguns momentos,
inesquecível.
Pessoas que nunca esqueceremos,
amores guardados,
família, presente de Deus
para não nos ver sozinhos
Sonhos vividos e outros para realizar.
Assim vamos buscando a perfeição
na arte da vida
para aprender a AMAR
e querer sempre
RECOMEÇAR.
Talvez um dia você perceba que pode ser tudo o que deseja, que pode ter tudo o que sonhou e a única coisa que tenha que fazer é mudar. E talvez dai você entenda que tudo é um recomeço de tentativas, entre erros e mais acertos, do que desejos e sonhos a se realizar
Pense na vida que você sonhou para você. A pessoa que você imaginava que iria estar ao seu lado. Pense no trabalho que você sonhou em ter. Você está vivendo a vida que sonhou para você mesmo? Você é quem você queria ser quando crescesse?
Abra seus olhos. Dê uma boa olhada ao seu redor. Como é a vista? Você gosta do que vê? Lembre-se de quando era pequeno. Você está vivendo a vida que sonhou em ter? Ou você ainda está sonhando com algo ainda maior?
Às vezes penso que não precisamos entender o sentido da vida, o objetivo de nossa existência. Creio que os sorrisos e os bons sentimentos que nos acompanham nesta jornada são suficientes para alimentar a vontade de querer viver mais, de querer respirar cada segundo de felicidade, sempre conduzido pelos sonhos irrealizáveis
Somente viva, como se a qualquer instante pudesse partir. Sorria sempre, deixando um bom estoque para os dias tristes. E seja fiel a suas vontades e sonhos, nem sempre é possível ter uma nova chance. Viva simplesmente. Pois sim, o tempo para, para todos.
Hoje eu acordei com uma vontade súbita e violenta de gritar o teu nome. Mais bem sei que minha realidade não corresponde aos meus devaneios. “
Esperar menos, agir mais. A vida é de quem escolhe dar o primeiro passo, ao invés de se acomodar a interminável rotina dos que não lutam pelos seus sonhos.
Em um lugar tão distante
É onde eu quero morar
Construir minha casa
Para me alojar
Viver em um campo
E ser feliz com as coisas mais simples que há na terra
Podendo ver o por do sol
E as estrelas lá no céu
Diversos tipos de plantas
A natureza é tão bela
Para ser admirada
Ainda mais em nossa casa
Viver longe de tantas coisas
De coisas que não nos fazem bem
Em meio de tanta violência
E estupidez
Quero construir meu lar
Fazer coisas que posso inventar
Sem me preocupar
Com o que vão falar
Fazer minha arte a minha casa
Artes nas paredes
Como se fossem pinturas em papéis
Ah, meu lar
Onde quero morar
É o sonho
Que ainda vou realizar
Trilhos
Pare! Olhe! Escute!
Já dizia a placa beirando a linha do trem
Talvez ela não se aplique somente àqueles trilhos
Talvez, ela se aplique às nossas vidas
Vidas estas, que estão se tornando cada dia mais iguais
Rotina, fazer as coisas sempre do mesmo jeito
Mas com todo o respeito
Pois até se o ser humano fosse perfeito
Ele ainda não estaria satisfeito
Satisfeito com a vida
Com suas obrigações
Com seus sonhos,
suas conclusões
Mas porque?
Porque sempre nos cobramos?
Por que não aproveitamos?
Assim, até parece fácil falar
"não se cobre demais", "esqueça isso", "seja feliz",
"não se importe com o que os outros dizem",
"tem tanta gente pior",
"tem tanta gente pior",
"tem tanta gente pior"...
Mas por um momento que seja
Não pense nos problemas dos outros, pense nos seus
Pois todos temos nossos problemas
E esses, são diferentes em cada um de nós
Não temos ideia de quanto o problema do outro o afeta
Nem se estes são retratados nos versos de uma canção
Muito menos pelas frases de um poeta
Mas posso dizer que o lugar onde ele realmente pesa, é dentro de nosso coração
Dentro de nós mesmos
Pausa para decodificar as incoerências deste mundo!
Quando comecei a entender a vida, percebi que ela não era do tamanho dos meus sonhos. Ela é bem maior do que eu poderia imaginar. Então, numa tentativa de acompanhar tal grandeza, resolvi amadurecer antes da hora. Aí, passei a conviver mais com as lágrimas do que com os sorrisos. Vi a luta diária da sobrevivência e a crueldade da ganância. Enxerguei o que os meus olhos doces e infantis jamais suporiam enxergar: homens que matam homens, não se dando conta de que eles também são uns simples (e reles) mortais. Cresci e senti a liberdade distorcida, onde sabotam os direitos das pessoas de ir e vir sem medo. Ouvi a estupidez da mentira e o silêncio da justiça. Presenciei a desordem das relações e os gritos de paz que nunca fizeram jus aos corações; pondo em xeque-mate a vida dos inocentes... Pausa para decodificar as incoerências deste mundo! Saí do casulo materno e entrei no ninho das cobras, revestidos de humanos. Sem volta, tenho que seguir em frente, em busca dos sentidos, na procura do que faz a minha alma acreditar que os povos se unirão, que a confraternização dominará a rivalidade, que a guerra não mais será a pauta do dia. Diante dos fatos tristes e doídos, tento regressar à época de criança, novamente. E o tempo me fala que não será mais possível, porque foram momentos que se apagaram, nas durezas das pedras intransponíveis que encontramos pelos caminhos, no podre amadurecimento das frutas amargas e das flores com espinho.
Ainda há tempo de sobra para esquecer as mágoas, voltar a concluir suas metas e lutar para realizar seus sonhos.
As organizações inteligentes e estratégicas contratam jovens com origem rural, justamente, porque carregam consigo competências humanas fundamentais para o sucesso como a garra, vontade, dedicação, esforço, resiliência e persistência.
Fim de ano
Todo final de ano é marcado pelas mesmas coisas: comprar presentes, comprar roupas novas, armazenar comida, torrar o décimo terceiro ou guardá-lo para pagar as contas acumuladas durante está estada agora chamada de “ano velho”. Mas isso é típico de todo brasileiro, quiçá do mundo. Planejar, planejar e planejar e no fim das contas, não fazer nada do planejado. É como gastar tempo perdido do tempo que você não tem para gastar. Mas tudo bem. É assim mesmo. O mundo gira nestas condições. São essas pessoas que fazem a economia do país aumentar, são elas que ajudam a distribuírem energia para sua casa, e são elas que trabalham como formigas para terem um curto período de férias onde descansam, assim como você.
Só que também temos aqueles sonhos absurdos que enchem os nossos corações de esperanças e assanham as nossas lombrigas de vontades: trocar o carro, viajar para fora do país, ganhar na mega sena e sair cantarolando pelas ruas da cidade feliz da vida. Sonhos absurdos. Absurdos. Literalmente absurdos! Desculpem-me o pessimismo, mas você sabe qual a probabilidade de ganhar na mega sena? 1 em 50.063.860, o que equivale em 0,000002%. Desculpem-me mais uma vez. Eu não quis desanimá-los. Não quis. Juro. Sair pela cidade feliz nos dias de hoje é pedir para levar um tiro na cabeça e ser tachado de louco. Enfim, somos tão tontos quanto um gato manhoso brincando com um novelo de lã. Sonhamos alto, muito alto e sempre caímos feio, muito feio.
Tudo isso chega a ser patético ou até mesmo engraçado. Na verdade é ridículo. O seu carro não vai sair da garagem sozinho e entrar numa concessionária e um novo carro vai sair de lá e ir para sua garagem numa bela manhã de quarta-feira. Ninguém vai comprar uma passagem para você com destino Havaí e te dar de graça. Grátis hoje em dia nem água. Custa em média dois reais. É caro. De graça nem mesmo uma bala, famosa agora por ser confundida como moedinha de troco. Sonhar não faz mal. Mal faz é sonhar sem nada fazer para tornar algo realidade.
Pior que final de ano só mesmo meia molhada. É o caos!
"O que dizer das dúvidas e certezas que surgem em nossas vidas? É certo que em inúmeras vezes o tão almejado equilíbrio entre "emoção e razão", lhe furtará a paz. Nada exclusivo ao campo amoroso, mas sim às questões que movem nossos sonhos.
Entretanto, acredito que seja para o bem ou mal, tudo, absolutamente tudo acontece com o intuito de nos preparar para esses sonhos, para a vida, para o convívio, enfim, para o mundo. Pois sempre se tira algo bom não apenas das escolhas acertadas, mas também das que nos podem parecer errôneas." (Mettran Senna)
Viva os seus momentos de alegria e amor com intensidade. Ninguém conhece os mistérios da vida, nem seu significado definitivo, mas acreditar nos seus sonhos e em si mesmos, são fatores primordiais para alcançar a felicidade. A vida é uma dádiva preciosa na qual tudo é possível, lute e seja feliz.
A criatividade plena tem a faculdade de tornar o simples cotidiano em um movimento único, novo, personalíssimo e especial.
Sonhei-me arquiteto, e minha vida tem sido um contínuo armar e desarmar de andaime na busca da construção mais digna de um sonhador.