Vida Pública
Não estou na vida pública para encenar um personagem, e sim para bem representar a gente do meu Pio IX.
Na vida pública, sonhos e vontades são importantes. Mas o mundo é construído por aqueles que tem planejamento, foco, iniciativa e acabativa.
Aprendi com a vida que a exposição pública nos traz sempre deveres constantes de zelar pela nossa imagem; contudo, o mais importante é fazer sempre coisas virtuosas longe da exposição pública.
A verdadeira justiça deve buscar a reabilitação e o crescimento pessoal, não a ruína pública e a exploração sensacionalista.
Sua vida não é arquivo de repartição pública para ser dividida por departamentos nem presunto para ser fatiada. Seja inteiro a todo instante e em qualquer lugar.
O sucesso na vida pública e o bem-estar de uma população dependem do conhecimento do seu futuro administrador.
Quem milita na vida pública precisa ter sentimento coletivo e amor ao próximo. Nada se conquista sem a solidariedade humana, o diálogo e o entendimento neste meio. Uma liderança alcança o sucesso quando mais representa o sentimento humano, quando vê em cada mãe a sua mãe, em cada pai o seu pai, em cada irmão e filhos os seu. Nestes quatorze anos de convivência com a necessidade humana militando na política aprendi muitas coisas: a principal delas é que LEALDADE se paga com LEALDADE e FUNCIONÁRIO se paga com SALÁRIO. É muito mais difícil você ter a lealdade a seus sonhos de um funcionário do que a de um amigo que sonha com você. Um projeto coletivo de forças para beneficiar um coletivo enfraquecido pelas injustiças só se faz com pessoas movidas pelo amor e a solidariedade, diferente disso é privado, visa lucro, é medíocre do ponto de vista da realização coletiva, social. A massa quer representantes acessíveis e solidários, patrões eles já tem numa relação limitada por acordo meramente comercial. Assim teremos melhores homens liderando o que há de melhor numa sociedade: nossa gente, na busca de um ideal anônimo horizontalmente falando e gigante do ponto de vista de conquistas.
Os meios de comunicação, por sua vez, interferem em todos os âmbitos da vida pública, familiar e das comunidades, interligando às partes um todo desconhecido.
Com o uso das novas tecnologias, o debate político não faz parte exclusivamente da vida pública, mas da privada.
A vida privada e pública estão sujeitas às mesmas regras; e verdade e virilidade são duas qualidades que vão levar você através deste mundo muito melhor do que a política, tato, conveniência, ou qualquer outra palavra criada para ocultar ou mistificar um desvio de uma linha reta
A vida pública requer ser gerenciada com o máximo de cautela: por mais que a justiça do homens se revele complacente e a clemência de Deus ofereça o perdão, a História, nem mesmo com o passar dos séculos, nos brindará com a mesma generosidade.