Vida Confusa
A VIDA CONFUSA DE SALOMÃO
por mart dehaan
de certa distância, seria fácil idealizar salomão. a biblia nos fala da sua riqueza e de suas realizações. os projetos de construção que ele sonhava para o seu pais são um tributo á sua visão. suas compilações de provérbios e reflexões sobre o significado da vida demonstram a sua continua busca pelo conhecimento. entretanto, ao olharmos mais de perto, vemos que salomão tinha uma vida dificil e cheia de problemas, com a qual nos identificamos.
SALOMÃO FOI O FILHO GERADO PELO CASAMENTO DE SEU PAI E BATE-SEBA
ele herdou raizes do lado obscuro de seu pai. a mãe de salomão era casada com outro homem quando o rei davi e ela cometeram adultério. davi providenciou a morte do marido de bate-seba para encobrir o escândalo. o fato de o senhor ter amado salomão (2 samuel 12:24) e tê-lo tornado um dos homens mais sábios que o mundo jamais conheceu ilustra principios estabelecidos através das escrituras. deus não nos responsabiliza pelos pecados de nossos pais.
SALOMÃO HERDOU O TRONO EM MEIO A UM CONFLITO FAMILIAR
quando davi estava em seu leito de morte, seu filho mais velho, de outra esposa, tentou roubar o trono que fora prometido a salomão. neste momento critico, bate-seba interveio e relembrou o rei que ele tinha prometido o trono ao filho deles (1 reis 1:15-21). como deus havia dito a davi que salomão seria o rei (1 crônicas 22:9-10), as mudanças dramáticas nos acontecimentos que seguiram lembram que os nossos inimigos não podem impedir-nos de fazer aquilo que deus quer fazer através de nós.
OS PRIMEIROS ATOS DE SALOMÃO COMO REI OCORRERAM NUMA ATMOSFERA DE AJUSTES CULTURAIS E RELIGIOSOS
ele casou-se com a filha pagã do faraó do egito (1 reis 3:1), aparentemente, para encorajar um bom relacionamento com os vizinhos ao sul de israel. além disso, salomão e seu povo adoraram em lugares altos usados pelo povo daquela terra numa tentativa de aproximar-se dos seus deuses (1 reis 3:2-3). tal tipo de adoração tinha sido proibido desde os dias de moisés (deuteronômio 12:2). contudo, apesar destes erros espirituais, salomão tinha lugar para o senhor em seu coração, e deus foi paciente com ele. a experiência de salomão nos relembra que em nosso mundo despedaçado, deus pode trabalhar com o nosso de~sejo de honrá-lo — mesmo quando não compreendemos o quão confusos somos.
a experiência de salomão nos relembra que em nosso mundo despedaçado, deus pode trabalhar com o nosso desejo de honrá-lo — mesmo quando não compreendemos o quão confusos somos.
UMA DAS MAIS CONHECIDAS DECISÕES DE SALOMÃO FOI TOMADA QUANDO ELE ESTAVA DORMINDO
até os dias de hoje, salomão é relembrado pela maneira como respondeu quando o senhor lhe apareceu em sonhos e deu-lhe a oportunidade de pedir o desejo do seu coração (1 reis 3:5). surpreendentemente, salomão não pediu por saúde ou vida longa. ao contrário disso, ele pediu compreensão e discernimento para liderar a nação que lhe fora confiada. deus afirmou que estava satisfeito com aquele pedido e prometeu dar-lhe não somente um coração compreensivo, mas também saúde e honra. no entanto, o que alguns esquecem é que salomão fez este pedido enquanto dormia. toda a conversação ocorreu durante um sonho (1 reis 3:15). esta experiência nos relembra que deus trabalha conosco de diversas maneiras, que demonstram melhor a sua bondade, mais do que a nossa.
O PRIMEIRO ATO DA SABEDORIA DE SALOMÃO, REGISTRADO, FOI RESOLVER UM CONFLITO DE CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAS ENTRE DUAS MULHERES DA RUA
deus poderia exibir o seu dom de sabedoria igualando as habilidades de salomão áquelas da alta sociedade e com os sábios de então. no entanto, o primeiro ato de sabedoria registrado foi o ajuste de contas entre duas prostitutas. ambas tinham filhos recém-nascidos cujos pais estavam ausentes. mas uma delas tinha perdido seu bebê por morte acidental e agora afirmava ser a mãe verdadeira do recém-nascido sobrevivente. as duas mulheres apelaram a salomão para arbitrar sua disputa. salomão foi capaz de fazer justiça á verdadeira mãe, pelo impensável ato de pedir por uma espada e ameaçar dividir o menino vivo em duas partes (1 reis 3:16-28). este primeiro ato de justiça praticado por salomão nos lembra que a percepção de justiça e misericórdia de deus alcança áqueles que outros rejeitariam como indignos.
SALOMÃO NOS MOSTROU COMO PROCURAR PELOS DOIS LADOS DA NATUREZA HUMANA
ao ameaçar "dividir o bebê", salomão nos mostrou que uma daquelas mulheres estava disposta a ver o bebê morto em vez de vê-lo nos braços de outra mulher. a segunda demonstrou que preferia dar a criança á outra em vez de vê-la morrer. ao trazer á superficie um dos melhores, e um dos piores lados da natureza humana, salomão nos fez vislumbrar nossos próprios corações. a sabedoria rastreia em nós as evidências de que somos criados á imagem de deus, e, também rastreia os sentimentos conflitantes que se originam ao declararmos a nossa independência de deus.
A SABEDORIA DE SALOMÃO NÃO O IMPEDIU DE AGIR COMO UM TOLO
apesar de todo o entendimento que deus deu a salomão, ele acabou fazendo exatamente aquilo que os reis de israel estavam proibidos de fazer (deuteronômio 17:14-20). ele multiplicou sua riqueza pessoal, esposas e parceiras sexuais de maneira excessivamente tolerante. em seguida, no momento que podemos pensar que ele não poderia ter feito nada pior, salomão construiu altares aos deuses pagãos de suas esposas nas montanhas que circundavam jerusalém (1 reis 11:1-8). a vida de salomão demonstra algo muito importante. a sabedoria nos é útil somente se dela fizermos bom uso.
A CONSTATAÇÃO DE SEUS PROBLEMAS E FRACASSOS, TALVEZ TENHA SIDO UMA DAS MAIS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES QUE SALOMÃO NOS DEIXOU
pela insensatez de salomão vemos que toda sabedoria do mundo não modifica nossa natureza humana. quem dentre nós não quer ser mais honesto, amoroso e ter melhor autocontrole do que a nossa natureza nos permite? não necessitamos de uma sabedoria que nos transforme, e pela qual recebamos todo o crédito. precisamos verdadeiramente da sabedoria que vem como um presente da graça de deus, em cristo, através de cristo, e por cristo (1 corintios 1:30). por favor, pai celestial, ajuda-nos a jamais esquecermos que precisamos da sabedoria que aponta para, e, flui de teu filho. por favor, capacita-nos a sermos eternamente gratos a jesus pelo seu sacrificio, e em completa dependência do seu espirito para demonstrar uma sabedoria que glorifique teu nome para todo o sempre. amém.
Eu sou tudo que tu não precisas na vida.
Confusa, indecisa e, além de tudo, tem a maldita distância.
Precisas de alguém que seja capaz de te botar um sorriso verdadeiro no rosto; eu só posso te dar um nó na garganta.
A vida tá tão confusa
Que eu queria ter uma sabedoria infusa
Mas aí não teria graça
Saber de tudo
Prefiro ser fraca
Assim posso aprender
E compreender
Afinal, tudo tem um propósito, não?
Eu tenho uma missão!
As contrariedades da vida fazem com que nos nunca tenhamos a certeza daquilo que alguma vez saberemos....Vida confusa mas um grande vicio.
Na verdade temos uma vida por fruto da morte,os que morrem deixam a continuidade e nos ensinam a não cometer iguais erros,os vivos ensinam a aparar os mesmos...o tempo todo o ar que se respira é o último suspiro de alguém,angústia de alguns, alívios para outros!A vida é indefinível,tem significância diferenciada nesse portfólio social,enquanto eu choro a semana toda por um cão, na China outro é alimento;o importante é fazer valer a pena cada minuto,nunca se sabe o que nos aguarda o futuro já que até o passado prega peças...
Existe algo profundamente forte e libertador de dizer sim para nossa vida inteira, confusa, bagunçada.
Vida Confusa..
Amanhã um novo dia,
E nele, transporte lotado,
Transito engarrafado,
Tudo devagar a caminhar,
É nova semana
Renovados os sonhos meus e os teus,
Realidade que não muda.
Eta vida confusa meus Deus
Se você está com a vida confusa,e não sabe que caminho seguir,acalma tua alma em Deus e espera todas as respostas que ele tem para tua vida,Deus só espera que você confie nele para lhes poder mostrar o caminho.
DE SONHOS E ESPERAS, SOMOS FEITOS TODOS NÓS
Vida confusa essa, a de sonhador. Você leva um bom tempo para saber o que querer de fato. Pensa, ensaia, projeta e aí, pronto! Você ergue a cabeça, enche o peito de orgulho e diz para si: eu tenho um sonho. E logo sai contando para os outros também, para se certificar de que lançou a pedra fundamental.
Acontece que os sonhos não têm relógio, e não sabem chegar na hora marcada. E esse meio tempo entre anunciar e avistar a realização é uma das maiores aflições dessa vida.
A empolgação vai ficando desbotada, sem graça. E você fica naquela, sem saber se ainda quer, se vai dar, quanto tempo vai demorar…
São tantas incertezas que o será que vai dar certo se confunde com o será que preciso sonhar outra coisa.
E enquanto os dias infrutuosos se multiplicam, a ansiedade abre caminho, trazendo uma vontade absurda de conseguir logo e deixando o sonhador perturbado. A demora provoca muitas pontadas de angústia, principalmente quando se sabe que a vida gira veloz e não permite certas retenções.
Nesses momentos de incerteza é preciso ligar o desembaçador de sonho, pra clarear as ideias e antever as glórias futuras. Bom também é sentar nas bordas do caminho e repensar a caminhada; se debruçar sobre os rastros deixados e lembrar que o caminho até a conquista é tão valioso quanto a linha de chegada.
As lutas, os tropeços, as pequenas vitórias. Tudo faz parte do processo de conquista. São esses detalhes que desenham a silhueta daquilo que se sonha.
É no enlace entre esperas e insistências que são tecidos nossos sonhos.
Todo sonho arrasta uma história consigo. E quanto maior tiver sido a demora, ou a força empregada, maior será o mérito dessa conquista.
Por isso, caro sonhador, se você tem um projeto que povoa seu imaginário, tenha fé. Em si! Acredite no seu potencial, na sua força para resistir e na capacidade de esperar o tempo certo.
Cada dia que amanhece é um dia a menos para que você alcance o sucesso esperado.
Chegará um dia em que seus planos finalmente se tornarão realidade. E se nesse dia, você sentir aquela vontade irreprimível de gritar, vá em frente e anuncie: EU CONSEGUI!
Depois é só partir pro brinde, pro abraço e para os novos sonhos, claro, que seguirão os mesmos caminhos até finalmente, se tornarem comemoração.