Versos sobre Esporte
A hipnose é uma das ferramentas utilizadas para ajudar o atleta no resgate de estado, aceleração do estádio de tratamento, controle de ansiedade, autoestima, melhor desempenho e afins.
O psicólogo esportista procura compreender a dinâmica do comportamento do atleta em associação ao seu campo motivacional, cognitivo, perceptivo, emocional, mnemônico e de aprendizagem, usando esta ferramenta prol do desempenho esportivo.
Existem vencedores derrotados e derrotados vencedores entre os vencedores e perdedores, pois o que sinaliza a balança entre eles é a intensidade da experiência vivenciada.
É um engodo se motivar acreditando ser o que não é, mas é salutar quando é sobre aquilo que projeta vir a ser.
Eis uma coisa generalizável sem pecado algum, todos os alunos da escola pública são iguais: não estudantes, apenas aluno. E os piores maltratam os professores! Por que as vozes imperativas continuam mandando as crianças para a escola, se todavia os exemplos de sucesso desestimulam-nas no esporte, na música e nas artes? Eu acreditava que fora da escola, ou seja, sem estudar, ninguém prosperaria. Por isso, estudei o suficiente para, só agora, entender que fora dos muros da escola, há um mundo próspero que faz a diferença na música, no esporte e nas artes! (CiFA
Resultados ruins de muitos atletas são analisados como decorrentes das faltas de talento e comprometimento, mas na verdade podem estar atrelados à Síndrome de Overtraining.
Atletas e clubes esportivos que deixam para investir em tecnologia e em psicologia, como ferramentas de trabalho, somente quando melhora a situação financeira, é como um doente que resolve que irá comprar remédio quando ficar melhor, ou um empresário que corta o investimento em propaganda quando sua empresa está começando ou falindo, notoriamente certificando se tratar de péssimos empreendedores.
Já enumerei 50 itens em que apresento possibilidade de ações e consequências de se ter um psicólogo trabalhando com o atleta e equipe técnica, entendendo então do porque tanto investimento financeiro tem sido feito com bons profissionais da psicologia atuando nas categorias esportivas, não somente profissionais, como nas amadoras.
Precisamos deixar claro que não basta ser formado em psicologia para garantir uma atuação esperada no esporte, mas o profissional precisa estar alinhavado com a psicologia no universo esportivo, bem como conhecer do movimento da PSICOLOGIA DO ESPORTE na atualidade. É importante investir num psicólogo neste caso, mas que seja um EXCELENTE PROFISSIONAL, e não somente um psicólogo, que até pode ser bom noutras atuações, fora da esportiva.
Alerto sempre do grande engodo promovido por muitos profissionais da psicologia e afins, acreditando que a atuação deles nesta área se dá somente na coletividade e, pior ainda, ministrando palestras motivacionais, as quais, todo psicólogo sério e baseado na ciência da psicologia, sabe que se trata de uma ferramenta inútil na maioria dos casos.
Percebi, e ouvir de muitos, que alguns atletas e times tiveram um conceito negativo diante da atuação de profissionais da psicologia, e passam a ter dificuldade de acreditar nesta ciência e na relevância deste profissional de fato, e isso precisa ser desmistificado.
No Brasil, ainda engatinha esta linha de trabalho, até mesmo por termos muitos dirigentes e técnicos mal informados ou desconhecedores da importância da psicologia no esporte. Ainda temos aqueles técnicos que pensam que eles mesmos tem o know how do que seja necessário acionar através da psicologia, e podem por si mesmos fazer o papel que faria um psicólogo, que podem sim, se este psicólogo em referência seja despreparado e um profissional medíocre.
Também percebemos as grandes desvantagens de times e atletas da atualidade diante de competições com adversário doutros países de referência, é que realmente lhes falta, além da tecnologia em alguns casos, mas do trabalho sério da psicologia com os atletas e toda equipe técnica, e inclusive de marketing.
Duas questões: primeira que é preciso ter consciência que o trabalho do psicólogo é de curto prazo em poucos casos, sendo a maioria de médio e a grande maior de longo prazo, e quando se investe também em jovens talentos, desde muito cedo, os resultados são mais satisfatórios ainda. Segunda que não se pode colocar o trabalho da psicologia como bode expiatório ou acreditar que ela, por si só, salvará e garantirá a vitória ou resultados desejados, mas sem elas, eles estarão, com certeza, aquém de onde conseguiriam chegar com ela.
"O ser humano precisa parar de praticar esportes por vaidade e passar a alongar o corpo para se conectar com a verdade."