Versos de Prudência
A insensatez sempre se precipita à ação, mas a prudência se introduz com todo o cuidado. A cautela e a perspicácia a precedem, abrindo caminho para que possa avançar com segurança.
"A ética é a forca abstrata por trás de toda boa ação. O bom senso e a prudência são suas mais explícitas manifestações dentro de um contexto em que se faz necessária uma intervenção moral."
Antes de mergulhar num rio, procure saber a profundidade. Prudência sempre moverá sua vida pra frente.
Cultue a parcimônia e negue a egolatria. A primeira é mãe da prudência e a última, inferno desolador, único e verdadeiro.
Não podemos confundir medo com prudência, medo é um bloqueio que nos impede de confiar, prudência é o cuidado que temos que ter antes de enfiar o pé em um território desconhecido
Podemos sondar a mente do ser humano desde que usemos o intelecto a abri-la com prudência, feito um bisturi.
Como escreveu Públio Siro, não há nada que se possa fazer com pressa e prudência ao mesmo tempo – quase nada.
A prudência modera as atitudes, porém não o pensamento que dá liberdade aos lábios de falar o que o coração sente;
Aprenda a escutar a sua consciência e a olhar com o coração, haja com calma e prudência para não ferir ninguém. Lembre-se, as vezes o silêncio fala mais e diz coisas v
Eu aprendi que em tudo devemos ter prudência, seja com atos ou palavras, pois ao apressar o erro, haverá uma consequência... Cuidado com o julgamento precipitado e com o ódio direcionado, pois a vida é feita de surpresas, o que era antes, pode não ser agora o real fato, prefiro esperar e observar com calma o resultado... Eu não sou o dono da verdade, muito menos o "perfeitinho" da sociedade, apenas sou prudente em tudo que faço, analiso as reais possibilidades e tenho o maior cuidado em tudo que falo...
PRUDÊNCIA! Até que tenhamos informações suficientes e condições de alterar o caminho, protelamos até o momento ideal onde não haja maiores danos a nós mesmos e a terceiros e/ou não mais suportemos permanecer na costumeira trajetória de vida, doa a quem doer.
O medo é um instrumento idealizado por Deus para que tivéssemos prudência e não nos aventurássemos em algo, sem que antes avaliassemos a conseqüência.