Versos de Liberdade
Negar a liberdade é tão impossível para a mais abstrusa filosofia quanto para a mais simples razão humana.
É impressionante como as pessoas ficam mais inteligentes quando recebem poder e liberdade para tomar decisões.
“Julguei que seria resolvido com muita facilidade: é possível conciliar fidelidade e liberdade? E se for, a que preço? (…) Se os dois aliados permitem-se apenas ligações sexuais passageiras, não há dificuldade, mas isso também significa que a liberdade que se permitem não merece o nome que tem. Sartre e eu fomos ambiciosos; foi nosso desejo experimentar amores contingentes. Mas, há uma pergunta que evitamos deliberadamente: como a terceira pessoa se sentiria em relação ao acerto?”
Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, quem a perder continuamente, encontrará a liberdade. Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade.
Viver em liberdade é ter autoridade sobre si mesmo, dominar seus desejos e colocá-los a seu próprio serviço. Quem serve aos seus próprios desejos e aos desejos dos outros é escravo deles e uma eterna criança limitada ao pequeno mundo do berço.
A primeira coisa que nos diz uma obra de arte é que o mundo da liberdade é possível, e isso nos dá força para lutar contra o mundo da opressão.
Não esperar senão duas coisas do Estado: Liberdade e Segurança, e ter bem claro que não se poderia pedir mais uma terceira coisa, sob o risco de perder as outras duas.
A liberdade não é coletiva, é pessoal. Toda liberdade é individual.
Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças.