Versos de Deus
A exposição do corpo em algumas situações é necessária, em outras aceitável culturalmente, em certos momentos tolerável e em outros inaceitável ou até um crime! Mas como a Bíblia a classifica em cada uma dessas situações é o que realmente interessa...
As mudanças de padrões que chocam as pessoas hoje são resultado de transformações que ocorreram no passado. Muitas dessas mudanças foram gradualmente absorvidas por essas mesmas pessoas, sem perceberem que estavam construindo as bases para as realidades atuais.
Ao abrirmos nossa mente para uma nova visão de mundo, é importante reconhecer que, simultaneamente, fechamos as portas para outras perspectivas. É importante salientar, ainda, que padrões não são quebrados, apenas substituídos. A verdade do Evangelho é a única realmente libertadora!
A tentativa de "estudar Deus" por meio de recursos materiais, inerentemente limitados, e valendo-se de métodos humanos falíveis é até mesmo uma ofensa ao Criador, senão uma presunção, sobretudo diante de uma mente extraordinariamente desenvolvida, com uma inteligência exponencialmente superior à nossa!
A Bíblia é fruto da inspiração divina do Espírito Santo, porém não é um texto psicografado. Seus escritores tiveram suas faculdades mentais e consciência preservadas, porém as ideias transmitidas não são de sua autoria, mas sim do próprio Espírito, detentor dos direitos autorais.
Muito me surpreende pessoas de forma pejorativa dizerem: "Já fui evangélico e posso afirmar..." Não! Essa pessoa esteve inserida no grupo e adotou essa identidade, porém nunca experimentou, de fato, o poder do evangelho!
Se o Evangelho é uma bolha, então é como uma placenta que me envolve e protege dos males externos, permitindo meu crescimento seguro até o momento em que alcançarei a vida eterna.
A compreensão de Deus pode ser simples ou inviável, depende dos métodos que escolhemos para conhecê-lo.
A teologia é uma ciência que, de forma presunçosa, busca desvendar o espiritual utilizando métodos terrenos e carnais.
É uma audácia e presunção tremenda tentar estudar a Deus, submetendo-o a instrumentos científicos e métodos humanos, considerando que Ele é o criador do próprio ser humano!
O Evangelho é tão incrivelmente simples e puro que só pode ser alcançado de verdade e de forma plena por corações igualmente simples e puros.
A maioria das pessoas inteligentes e intelectuais não consegue alcançar o conhecimento da verdade do evangelho, mesmo sendo cristãs, pois a soberba as domina e acreditam que podem desvendar os mistérios de Deus por meio de sua sabedoria. As exceções são aquelas que não confiam em seu próprio intelecto, mas são humildes o suficiente para reconhecer suas limitações diante do que é maior que elas.
Vou agora apropriar-me do conceito de "Apropriação cultural" para afirmar que os cristãos têm se apropriado de uma cultura que não é deles... a cultura do mundo!
Em ambientes como praias e clubes, os conceitos bíblicos de modéstia e decência muitas vezes não são aplicados, pois nesses contextos há uma justificativa (injustificável) baseada em aspectos culturais e/ou no prazer e conforto associados.
Pessoas que têm dificuldade para respeitar hierarquias ou receber ordens dificilmente conseguem ser submissas a Deus. Esse é um aspecto da personalidade que atrapalha o desenvolvimento espiritual.