Versos Curtos da Infância

Cerca de 1639 versos curtos da Infância

A infância é medida pelos sons, aromas e cenas antes se surgir a hora sombria da razão.

Feliz daquele que tem lembranças de sua infancia.

Na infância me mandavam engolir o choro, na adolescência tive que engolir sapos, agora me obrigam a engolir o orgulho. E depois ainda perguntam por que estou engordando.

Deixe de viver pequenas coisas e no fim de sua vida irá chorar pela infância que se acabou.

Cada cão que encontro, transforma-se, imediatamente, no meu melhor amigo de infância.

Os primeiros indícios de que a infância ficou pra trás, é quando a injustiça e a corrupção batem na nossa cara, e mamãe e papai não estão lá pra proteger a gente. Algumas vezes são tão importantes que matam nossos sonhos, mas é necessário descobrirmos elas e as enfrentarmos sozinhos.

As paisagens da infância estão coloridas pela memória!

"Amizades de infância são construídas pelos pais."

⁠Desde minha mais tenra infância, uma farpa de tristeza se alojou em meu coração. Enquanto ela permanece, sou irônico - se for retirada, morrerei.

A infância não é um tempo, não é uma idade, uma coleção de memórias. A infância é quando ainda não é demasiado tarde. É quando estamos disponíveis para nos surpreendermos, para nos deixarmos encantar. A infância é uma janela que, fechada ou aberta, permanece viva dentro de nós.

Mia Couto
Tradutor de chuvas. Portugal: Ed Caminho, 2015.

Vó e vô são nosso segundo pai e mãe. A casa deles, nos remete a infância, o natal, o ano- novo e a época em que éramos crianças.

⁠O mundo está repleto de pessoas que nunca, desde a infância, encontraram uma porta aberta com a mente aberta.

⁠Ter uma infância sofrida é ter em parte uma vida tolhida

Todos os canalhas foram crianças infelizes.

Da criança de cinco anos até mim, é apenas um passo. Mas do bebê recém-nascido até a criança de cinco anos, a distância é espantosa.

Aceite as crianças da maneira como aceitamos as árvores - com gratidão, porque elas são uma bênção - mas sem expectativas ou desejos. Você não espera que as árvores mudem, você as ama como elas são.

O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler.

Se há uma coisa que eu aprendi em todo esse tempo trabalhando com crianças, se eu pudesse reduzir esses anos a uma única revelação, seria esta: elas são extraordinariamente resilientes. Conseguem resistir à negligência; conseguem sobreviver ao abuso; conseguem suportar, e até prosperar, no que faria os adultos colapsarem como guarda-chuvas.

Sabemos que muitas vezes não temos o poder da escolha, mas com certeza a pior e mais dolorosa delas é precisar crescer e sair da infância que tanto nos traz saudades.

Uma criança criada com veneno considera a dor um consolo.