Versos Curtos da Infância
...quando estou em aula, não consigo falar, participar ou perguntar algo para o professor: a minha garganta trava, sinto insegurança minha voz não sai.... não gosto que as pessoas me olhem quando alguém me pergunta algo em público..."
A timidez é mais uma face da "impotência aprendida". Terrível prática exercida, na grande maioria das vezes de maneira inconsciente, pelos adultos sobre a criança em formação. Esta criança aprende a se sentir errada e inadequada. Assim , logo aprende que é melhor calar e guardar para sí suas idéias e seus sentimentos. Timidez".
A raiz pode ser neurológica... genética... traço de personalidade... contexto ... São tantas variáveis... então importante criar estratégias pra lidar com a timidez e não perder oportunidades!!!
A raiz da timidez no meu ponto de vista está na auto estima que muitas vezes se perpetua no indivíduo desde a sua infância".
Amigos, se soubesse que seria nosso último jogo de "travinha" na rua, não teria cobrado o pênalti da vitória; Que seria nosso último pique-pega, jamais seria pego; Que seria nosso último pique-esconde, estaria escondido até hoje, mas as brincadeiras acabaram, crescemos.
No Brasil a densidade demográfica do nascimento ate os cinco anos de idade geograficamente são bem diferentes pelas diversidades de saúde, saneamento, cultura e educação mas a densidade demográfica dos brasileiros em todos os lugares nos últimos anos da vida são sempre muito semelhantes.
A inocência e a pureza das crianças deveriam servir de inspiração para o mundo e jamais deveriam lhes ser arrancadas. A infância é muito importante e devemos valorizar, respeitar e entender essa fase da vida. É nela que muitas personalidades são formadas e algumas experiências acabam definindo o futuro da pessoa. Cuidado com o que você faz com suas crianças.
Quando uma ave bica uma fruta verde, ela amadurece antes do tempo. Assim acontece quando uma criança é exposta a uma situação traumática. Ao crescer, por fora vemos alguém bem sucedido, mas por dentro ainda é criança, uma criança magoada. Daí a Carranca.
O berço de um processo autodestrutivo é a vulnerabilidade, é quando a pessoa se sente ferida, atacada e desprotegida. Uma pessoa vulnerável não tem um abrigo e para sobreviver ela precisa trilhar seu caminho.
Por trás de todo adulto bem resolvido tem uma criança alegre que vira e mexe volta no tempo para buscar o encanto que deixou escondido na magia de uma infância feliz.
A erotização e adultização infantil deveria ser considerada crime já que rouba a inocência e mata a infância das crianças.
Hoje ensinamos nossos filhos a andar e eles nos ensinam a amar. Inevitavelmente, amanhã será o contrário: eles nos ensinarão a andar e nós os ensinaremos a amar.
Por trás de uma pessoa que ama muito há sempre uma outra que foi muito amada. Nenhum adulto é capaz de dar a um outro o amor que não tenha recebido na infância.