Verso Sabedoria
Falar pouco não é sinônimo de sabedoria, falar o necessario é. Mas quem ouve antes de falar é o primeiro passo para ser sabio.
Beba quanto quiser mas só mediremos sua responsabilidade na manhã seguinte, Acorde cedo e cumpra suas obrigações.
Definiremos melhor o afeto se dissermos que é a parte do amor feito consciência; é óbvio, pois, que sua estabilidade não periga como a daquele, sujeito sempre a variações e mudanças.
Na sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante.
Jesus não apenas reverenciou as Escrituras, mas também demonstrou que toda a Escritura testifica dEle. No caminho de Emaús, Ele começou por Moisés e por todos os Profetas, mostrando como cada parte das Escrituras apontava para o Messias. Ele saudou e honrou o Antigo Testamento, corrigindo qualquer ideia de que havia perdido a validade, mostrando que sua relevância é eterna, pois é a palavra viva de Deus.
Somos a mensagem que pregamos. Se nossas palavras não refletem nossa vida, perdemos a credibilidade como mensageiros. Que o evangelho seja visto em nossas atitudes antes mesmo de ser ouvido em nossos discursos.
Para termos um coração amoroso é preciso adequá-lo ao coração de Jesus. Isso implica observar se a nossa fala, os nossos pensamentos e as nossas atitudes estão de acordo com os d'Ele . No coração de Jesus não cabe amargura. No coração de Jesus não cabe ódio. No coração de Jesus não cabem mágoas, intrigas, discórdias e desavenças. Preciso dizer algo mais ?
Sofreríamos menos se ouvíssemos e meditássemos mais, e agíssemos muito menos. Se amassemos mais, e desprezássemos menos, olhando o exterior sem analisar com a visão do amor o interior de cada um. E por fim, sofreríamos muito menos, se ao invés de buscar as coisas que são apenas da terra, buscássemos receber do céu o dom da graça de Deus para amar o nosso próximo como a nós mesmos.
Uma palavra fora de um contexto, gera todo um pretexto que pode destruir toda uma história, pela falta de sabedoria e entendimento.
O maior erro que uma pessoa pode cometer em sua vida, é tentar amar sem primeiro sentir-se intimamente amado. Pois, quando nos amamos abrirmos as portas da nossa alma para que o verdadeiro amor produza vida em nós.
Quando deixamos tudo que temos e somos, diante a santidade de Cristo. Nós compreenderemos, que todas as coisas são efêmeras e passageiras. Mas, o seu amor, a sua fidelidade e graça vão durar para sempre.
A alegria nasce de cada uma de nossas decisões e se manifesta quando buscamos amar, mesmo sem sermos amados, e fazendo o bem, mesmo sem esperar retribuição.
Não devemos nos relacionar com pessoas que não demonstram reciprocidade afetiva e empatia, pois quando o amor e o interesse não são mútuos, a relação se torna insustentável e fadada ao término.
Todo aquele que é prudente e anda nos caminhos da sabedoria divina, terá como galardão a prosperidade, a honra e uma a vida plena e abundante. Pois, com ela está o favor do Senhor e todos que dela se alimentam serão sempre bem-aventurados.