Versículos Bíblicos
Como se pode superar a vingança ou até mesmo a «justa» punição? O Evangelho propõe atitude nova, a fim de eliminar pela raiz o círculo infernal da violência: a resistência ao inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através de comportamento que o desarme.
(nota de rodapé - para Mt.5,28-42)
O Evangelho abre a perspectiva do relacionamento humano para além das fronteiras que os homens costumam construir. Amar o inimigo é entrar em relação concreta com aquele que também é amado por Deus, mas que se apresenta como problema para mim. Os conflitos também são uma tarefa do amor. O v. 48 é a conclusão e a chave para se compreender todo o conjunto formado por 5,17-47: os discípulos são convidados a um comportamento que os torne filhos testemunhando a justiça do Pai. Sobre os cobradores de impostos, cf. nota em Mc 2,13-17.
(nota de rodapé - para Mt 5,43-48)
Os cobradores de impostos eram desprezados e marginalizados porque colaboravam com a dominação romana, cobrando imposto e, em geral, aproveitando para roubar. Jesus rompe os esquemas sociais que dividem os homens em bons e maus, puros e impuros. Chamando um cobrador de impostos para ser seu discípulo, e comendo com os pecadores, Jesus mostra que sua missão é reunir e salvar aqueles que a sociedade hipócrita rejeita como maus.
(nota de rodapé - para Mc 2,13-17)
A esmola é um gesto de partilha, e deve ser o sinal da compaixão que busca a justiça, relativizando o egoísmo da posse. Dar esmola para ser elogiado é servir a si mesmo e, portanto, falsificá-la.
(nota de rodapé)
"Santificado seja o teu nome” ou “Seja respeitada a santidade do teu nome”. Santificar não é dar, mas reconhecer O nome pode ser também o título e a fama. Não mostrar a santidade de Deus foi o delito de Moisés (Nm 27,14). O contrário é profaná-lo: abusando dele, manipulando-o, trivializando-o.
No Pai-Nosso ressoa a experiência de Israel no processo de sua libertação; provações no deserto, o maná cotidiano, a vontade de Deus promulgada como Lei, a santidade cúltica do nome revelado a Moisés, o reinado de Deus pela aliança na terra entregue.
(nota de rodapé)
Na oração, o homem se volta para Deus, reconhecendo-o como único absoluto, e reconhecendo a si mesmo como criatura, relativizando a autossuficiência. Por isso, orar para ser elogiado é colocar-se como centro, falsificando a oração.
(nota de rodapé)
Se alguém pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si mesmo, e sua religião não vale nada. / Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo.
Salmo 139
Javé, tu me sondas e me conheces.
Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento. /
Examinas o meu andar e o meu deitar, meus caminhos todos são familiares a ti. /
A palavra ainda não me chegou à língua, e tu, Javé, a conheces inteira. /
Tu me envolves por detrás e pela frente, e sobre mim colocas a tua mão. /
É um saber maravilhoso que me ultrapassa, é alto demais: não posso atingi-lo! /
* Para onde irei, longe do teu sopro? Para onde fugirei, longe da tua presença?/
Se subo ao céu, tu aí estás. Se me deito no abismo, aí te encontro./
Se levanto vôo para as margens da aurora, se emigro para os confins do mar, /
aí me alcançará tua esquerda, e tua direita me sustentará. /
Se eu digo: «Ao menos as trevas me cubram, e a luz se transforme em noite ao meu redor», /
mesmo as trevas não são trevas para ti, e a noite é clara como o dia. /
* Sim! Pois tu formaste meus rins, tu me teceste no seio materno. /
Eu te agradeço por tão grande prodígio, e me maravilho com as tuas maravilhas! /
Conhecias até o fundo de minha alma, /
e meus ossos não te eram escondidos.
Quando eu era formado, em segredo, tecido na terra mais profunda, /
teus olhos viam as minhas ações, e eram todas escritas no teu livro.
Os meus dias já estavam calculados, antes mesmo que chegasse o primeiro. /
Mas a mim, como são difíceis os teus projetos! Meu Deus, como é grande a soma deles! /
Se os conto... são mais numerosos que areia! E, ao despertar, ainda estou contigo! /
* Ah! meu Deus, se matasse o injusto! Se os assassinos se apartassem de mim!/
Eles falam de ti com ironia, e em vão se rebelam contra ti! /
Não odiaria eu aqueles que te odeiam? Não detestaria eu aqueles que se rebelam contra ti? /
Eu os odeio com ódio implacável! Eu os tenho por meus inimigos! /
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Prova-me, e conhece os meus sentimentos! /
Vê se não ando por um caminho fatal, e conduze-me pelo caminho eterno. /
Aquele que te despreza hoje é o bajulador de amanhã. Ele não te odeia, muito menos te ama, pois ele é só um bajulador de um momento.
Castigando o erro, tu educas o homem,
e como traça tu róis os tesouros dele. Os homens todos são apenas um sopro!
Salmo 39,12
A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora. 1 Timóteo 2:11-14
Porém ele lhe disse: Nesta cidade mora um homem de Deus, e homem honrado é. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir. 1 Samuel 9:6
“Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro” > mais precisamente: “Não podeis servir a Deus e a Mamon”.
“Mamon” é o deus do dinheiro, da cobiça: rival inconciliável do Deus verdadeiro, que é doador generoso e ensina a dar.
(nota de rodapé)
Todo homem, consciente ou inconscientemente, tem na vida um valor fundamental, um absoluto que determina toda a sua forma de ser e viver. Qual é o absoluto: Deus ou as riquezas? Deus leva o homem à liberdade e à vida, através da justiça que gera a partilha e a fraternidade. As riquezas são resultado da opressão e da exploração, levando o homem à escravidão e à morte. É preciso escolher a qual dos dois queremos servir.
(nota de rodapé)
Irmãos, não fiquem criticando uns aos outros! Quem critica o irmão ou julga seu irmão, está criticando uma lei e julgando uma lei. E se você julga uma lei, você não é alguém que obedece a uma lei, mas alguém que a julga. / Ora, só um é o legislador e juiz: aquele que pode salvar e destruir. Quem é você para julgar o próximo?
Tiago 4, 11-12
No tempo de Jesus, «Lei e Profetas» indicava todo o Antigo Testamento. Esta «regra de ouro» convida-nos a ter para com os outros a mesma preocupação que temos espontaneamente para com nós mesmos. Não se trata de visão calculista - dar para receber -, mas de uma compreensão do que seja o amor do Pai.
(nota de rodapé)
Tanto a opção fundamental pelo Reino e sua justiça (entrar pela porta), como continuar nessa busca fundamental (caminho), não são fáceis. A escolha verdadeira nunca será feita pelos indecisos e acomodados. Estes ficam relutando, ou escolhem a estrada mais larga proposta pelos ídolos.
(nota de rodapé)
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