Vergonha
❝ Escreva sobre o que te dá medo, sobre o que te dá vergonha, sobre o que você ama. Escreva sem julgar, escreva sobre os outros. Escute conversas alheias, mesmo se as pessoas te parecerem estranhas. Ande de ônibus e de metrô e observe tudo. Lide com pessoas de diferentes profissões e idades. Não fique cercado por pessoas que tem a sua idade e fazem a mesma coisa que você. Aliás, fuja delas.
Amar sob todo aspecto,sem censura de sentir a vergonha de amar e ser amado,viva a vida em sua plenitude, descobrir o brilho que tu tem dentro de ti está explosão do amor eterno que nós temos dentro de nós.
Então,ali meu mundo caiu.
Ao mesmo tempo em que eu sentia vergonha,dor...
Me sentia aliviada,por nunca mais ter que sustentar o peso daquela mentira.
O Eu e a Mente
Calunga/Rita Foelker
"Eu não tenho vergonha de mudar de opinião.
Crescer, aprender, é mudar o modo de pensar. Quem não muda de opinião, é porque passa muito tempo sem aprender nada de novo. E vocês aí na Terra tem um nome para quem não consegue aprender que não é nada lisonjeiro! Mas é isso que são as pessoa que não mudam de opinião.
Eu mudo. Já mudei milhares de vezes, e acho ótimo esse jogo de cintura, essa flexibilidade, essa agilidade.
Quem anda com os músculos mentais enferrujados não consegue, tem que fazer um esforço muito grande para conseguir enxergar idéias e situações por ângulos diferentes.
Acredita que, se ficar mudando, vai perder a credibilidade. Mas como é que se vai acreditar numa pessoa que é fechada, que se recusa a raciocinar sobre as idéias em que acredita? Se tem medo, vai ver que essas suas verdades não são tão verdadeiras assim, do contrário seriam à prova de qualquer análise! Sabe porque o povo age assim?
É que vocês confundem o eu com a mente. Vocês acreditam que preservam a individualidade preservando seus pensamentos, e que os pensamentos é que compõem vocês.
Na verdade, vocês não conseguem se perceber como algo sutil e único, que não vai esfacelar, não vai se diluir, se vocês soltarem o cinturão da rigidez.
O Espírito é o ser inteligente, indestrutível, coeso.
Os pensamentos, pelo contrário, se espalham, são como o ar que você expira e se mistura com o ambiente, apesar de manter suas características, porque os fluídos podem ser comparados a uma atmosfera em que estamos todos mergulhados, que recebe as qualidades dos pensamentos que emitimos, como o ar recebe as substâncias que nossos pulmões devolvem.
Numa comparação podemos dizer que, como Espíritos, respiramos fluídos. Assimilamos do meio espiritual que nos cerca - com os pensamentos e emoções dos encarnados e desencarnados que nos circundam - e devolvemos, cheios das qualidades que nos são próprias e que transmitimos aos nossos pensamentos.
Mas do mesmo jeito que vocês não são o ar que expelem, os pensamentos que emitem não são vocês. Vocês são a essência, o ser que experimenta e decide, e que se enriquece no aprendizado da vida.
Vocês são aqueles que pensam, mas não são o pensamento; aqueles que sentem, mas não são o sentimento.
No fundo, somos silêncio e meditação, como um lago profundo cuja superfície se agita e, em profundidade, se aquieta. E nunca vamos deixar de ser, ainda que mudemos muito, que nos transformemos, que sejamos alguém novo todos os dias, porque Deus nos fez para sermos imortais, e isto nada vai mudar..."
Texto que compõe o livro "Mestre de Mim Mesmo" que será lançado no fim deste mês.
A minha maior virtude eu olho e vejo no espelho, é um rosto com vergonha que a toa fica vermelho, sou igual a um puro sangue que não deita com arreio.. Prefiro morrer de pé, do que viver de joelho.
"A DECLARAÇÃO!"
Você entrou no meu pensamento
Sem eu mesma esperar
Mas minha vergonha não tem cabimento
E eu não sei como a você me expressar.
Gostaria de uma maneira saber
De o que eu sinto poder te dizer
E em meu coração manter
A esperança de sempre ter você.
Quero muito falar com você
Mas sempre me falta coragem
E quando torno a te ver
Minha mente parece fazer uma viagem.
Aqui estou a me declarar
O que eu sinto você deve saber
Meu coração parece que vai parar
Quando penso em te perder.
Eu não tenho medo de mudar de opinião, pois eu simplesmente não tenho vergonha de pensar. Eu conheço o orgulho, mas isso não significa que eu seja amiga dele.
Eu conheço o meu ego, mas não o ponho em primeiro lugar. Porque perdão é enxergar além de nossa racionalidade, é reconhecer que ninguém é perfeito e que todos podem errar. Perdoar é preciso, mas isso também não significa que você deva esquecer.
Ainda que me chamem de egoísta, eu não tenho a mínima vergonha de assumir: EU SOU A MINHA MAIOR PRIORIDADE!
Sofrer por amor não dá vergonha, mas também não dá coragem para partir para uma nova aventura amorosa
Sabe o que foi que me fez cair na real e tomar vergonha na cara? Foi quando você deu fácil a alguém a chance que você nunca me deu. Acho que isso já bastou para eu enxergar essa triste ilusão.
Não tenho vergonha de ser o que o sou, mas tenho medo do que posso vir a ser”.
4. “Felicidade para mim, é como um ato de brotar de uma nova flor,compreender este momento já um principio de felicidade”.
5. “ A vida só tem valor para quem de fato a faz jus da mesma, e sabe viver de verdade, seja onde for, ser feliz e aceitar a condição de cada um , buscando sempre novas fronteiras em busca de novos rumos”.
6. “Viver de fato, é a eterna vontade dê ser feliz”.
7. “Muitos podem me chamar de louco, mas de fato eles tem razão, sou..., mas a minha loucura poucos compreenderiam, e se compreendessem queriam estar loucos como eu”.
8. “Todo homem tem seus bons e maus momentos, mas cabe a cada um destes homens saberem se ater a um destes, afinal as opções são livres, mas cada uma destas tem o seu valor, seja bom ou ruim, afinal o que pode ser bom para mim, talvez para o outro não seja”
9. “ Muitos estão preocupados com a vida pós a morte, hora?, já existe prova cientifica sobre isto?...., claro que a fé de cada ser humano neste planeta é uma questão de cultura, mas a ignorância ela pode estar presente em qualquer lugar. Hoje com tanta informação ficar ou permanecer na ignorância seria pura burrice” .
10. “Não gosto de religião, nem por isto sou ateu, e muito menos quem as utilizam,mas detesto a alienação que cega e fere o homem”.
11. “Se o Deus que é pregado por muitos por ai, para mim ele não passa de mera invenção destes, querem saber por que?, é simples, teria que haver vários paraísos com vários deuses atendendo a crendice de cada hum.
12. “Não tenho medo da morte, mas de quem a produz”
13. “Adoro riscos, riscos não de paredes ou de vidros, mas o debuxar dos diferentes, por isto só vence na vida quem procura traçar linhas em diversas posições, ou pelo menos tenta”.
14. “A cada gestão política que se passa fica cada vez mais difícil de acreditar nos eleitos, afinal nunca cumprem de fato o que prometem, ou procurar manter a integralidade do cargo”.
15. “ Queria de fato acreditar no ser humano, mas prefiro as vezes acreditar nos animais domésticos principalmente o cão, eles de fato estão cada vez mais provando ser acreditados e fiéis do que o ser humano”.
16. “ diz um velho provérbio “que o mundo é dos espertos”, mas será que estes argutos conseguem dormir tranqüilos,podem até ser,mas não possuem feitio de indolesa, afinal o caráter é para poucos”.
17. “Posso não ser poliglota das letras, mas procuro nas poligrafias da vida a verdadeira lição de ser aprendiz, nisto acabo compreendendo melhor de tudo, a vida como ela é”.
18. “Uma das melhores lições que tive na vida, foi a de aprender a ser pai”.
19. “Jamais queria ser Deus, ou um dos Deuses, simples, tudo que ocorre aqui nesta vida, ou é culpa dele ou deles, ou foi graças a Deus ou Deuses”.
20. “Não tenho nada contra quem acredita em Deus ou Deuses,mas fico irado, quando vejo que a falta de saber leva muitos ao fundamentalismo, a ponto de levar vidas inocentes que si quer sabe se Deus ou Deuses existem ou não, em nome de fulano ou sicrano se mata ou se explode,porque que estes caras não o fazem em seus próprios terreiros’.
21. “Quando vejo um canal de uma Igreja tal pregando vinte e quatro horas no ar, fico comparando como uma propaganda comercial, afinal hoje o grande mercado comercial esta nesta religiões, que cada vez engorda mais as contas bancarias de seus fundadores, e tudo em nome de deus”.
22. Só tenho um medo, nesta vida, quer saber qual?, é um dia acorda, e não ter mais consciência sobre minha existência, porque mesmo estando inutilizado, ainda sim seria útil, a inutilidade só existe para os fracos de espírito, portanto seja útil, e sempre continue tentado outra vez, por que nada acabou, tente outra vez e veja você mesmo o quanto é capaz, mesmo não movendo um dedo, mas apenas os olhos e a mente, por isto nesta vida só se torna inútil, quem de fato se entrega para inutilidade,as drogas, o álcool, pode levar os seres humanos, a este poço sem fundo de inutilidade, mas nada acabou e sempre continue a recomeçar sempre.
23.“Não creio num Deus que ofereça câmaras de torturas chamadas de inferno, não merece meu respeito e muito menos meu amor, talvez por isso que não acredito em nenhum fundador de religiões e mesmo em suas fundações.”
24“O silêncio é a melhor peça cientifica para compreendermos Deus”
25.“Viver é não ter a vergonha de viver a cada milionésimo de segundos, compreendendo que este viver é como a eternidade que é o tempo dividido em micrômetros de segundos, é nesta experiência do tempo,que a gente um dia quando chegar a morte, poderemos dizer a ela valeu apena viver, agora vamos, afinal já posso compreender a eternidade.”
26.Segundo, ( Montaigner), “ Quem ensinasse os homens a morrer, os ensinaria a viver”.
27. Comparo a vida como, uma viagem, desde do processo da gamatogenese, da formação embrionária, ao ato de nascer, infância,adolescência, juventude, fase adulta e idade madura ou seja velhice, todo estas etapas da vida é uma viagem, todos temos que ter um projeto de vida, desde o inicio nossos pais já introduzem os nossos idéias e anceios, a pior doença da vida, é a morte social, o homem que tanto faz levantar ou não da cama, não tem o que fazer, já estar morto socialmente, isto é péssimo, por que toda seu processo de viagem começada acaba no meio da estrada .
28. Precisamos mudar nossas formas de ver a vida, sairmos do pensamento cartesiano e entrarmos em conceitos mais humanos, afinal não é só penso logo existo, mas tenho fome, dor, sentimentos sou humano
29. O sentimento não tem valor, mas sim os afetos afinal a expressão “amor” torna-se infinita frente os sentimentos
30. Eu amo a vida, prova disto foi o fato de ter contribuído para o nascimento de meu filho, por isto torna-se impossível de não ama-lo e de chama-lo de filho
Olhares. A todo o momento você olhava para mim. Vergonha. De que todo vez que eu peguei você olhando para mim. Nervosismo. De que você me falasse qualquer coisa que fosse. Tenho medo de tudo isto.
Eu ficava encantado com a sua paquera descarada, com o seu amor explícito e a sua falta de vergonha em se enfiar no meu mundo. Só pra bagunçar um coração que bateu forte quando você apareceu, linda e besta.
Jota Cê
-
Porque eu sabia que você era problema quando você passou por mim
Que vergonha de mim agora
Me levou a lugares que nunca fui
E agora me colocou pra baixo.