Verdade Relativa
Recordações: Você é muito importante. Ensinou-me que a verdade é relativa. Você foi para mim o que não foi para ninguém, eu fui para você o que não sou para ninguém, e nesta balança, através de ti, continuei a conhecer eu mesma e me amo. Muito Obrigada, independente de lhe valorizarem ou não, saiba, somente por existir você têm seu real valor.
A verdade sempre será relativa e única, portanto acostume-se com o fato de que a maioria das pessoas não está em busca do real e sim da melhor opção pra si ou a melhor versão dos fatos.
Nunca é cansativo nem repetitivo dizer que a melhor versão é Conhece-te a ti mesmo ∴
Sobre a verdade
A verdade não é relativa,
não a minha, nem a tua,
a verdade de cada um
é inexorável como o sol,
todos a verão...
Mesmo que a ignorem,
saberão da sua existência
cruzarão com ela
face a face...
Minha verdade
assim como a de Pilatos
não é relativa...
ela não é discurso de Cícero
nem retórica de Homero
ou banquete de Platão.
A verdade é transparente
e purificadora, na tragédia
e na comédia ela revela
a alma do seu agente
expõe o abismo das palavras
a verdade não é divina
a verdade é humana
é a soma das nossas ações.
Evan do Carmo
A verdade é coisa que não existe, pois existe quem defende que a verdade é relativa, e nesse caso não existe um padrão que possamos seguir, logo o que é certo ou errado, mal ou bem, não existe, tudo é valido. E por outro lado há quem defenda que a verdade é absoluta, nesse caso há a existência de um padrão que define o que é verdade ou falsidade, certo ou errado, de mal ou de bem, logo nem tudo é valido e há a existência de limites para as classificações que atribuímos a tudo o que temos contacto e o que pensamos. Na minha opinião nenhuma das duas hipóteses está correta, pois a verdade absoluta assenta principalmente num único padrão e uma única forma de pensar, e isso é altamente incorrecto pois como podemos observar no nosso dia-a-dia existem culturas completamente diferentes e que têm doutrinas e dogmas completamente diferentes, mas também não concordo com o facto de existir uma verdade relativa, pois existem verdades e fenómenos que tem apenas uma e só uma explicação possível e verdadeira.
Em suma, acho que o Homem deve se transcender a todos os dogmas, regras, verdades, limites, e a si mesmo para que lhe seja atribuída uma mente mais aberta, e ter a capacidade de mudar e transformar todos os seus pensamentos de forma inovadora, só assim o ser humano será capaz de obter conhecimento.
"A verdade nunca é relativa, nós seres humanos que criamos outras alternativas para justificar nossos erros."
A verdade sempre será relativa e perceber que não há axiomas inquestionáveis e tentar enxergar as situações sob todos os ângulos antes de tomar uma atitude é fundamental. Isso leva tempo e requer exercícios pois a mente humana tem tendência de elevar as próprias ideias à condição de verdades inexoráveis. Diante de uma situação de discórdia as pessoas se enchem de argumentos que as levam a tomar determinadas atitudes a partir do seu ponto de vista unilateral, desconsiderando a trajetória dos outros envolvidos, mas o que é a verdade?
"As três verdades".
1. Verdade relativa, ora com auto grau crítico e ora intransigente.
2. A verdade paralela, duas vias, a vida vivida e a vida forjada.
3. A verdade absoluta que lhe dá acesso a verdade da vida, Jesus.
Giovane Silva Santos.
21/10/2022 23:44hs.
Se a verdade é relativa e a realidade é subjetiva, como podemos ter certeza de que nossa percepção do mundo é realmente verdadeira?
A "verdade", quando formulada pelo homem e dirigida à outro homem, é sempre relativa; a única verdade intrínseca é a dirigida de Deus para o homem.
Agora Sei que a verdade é relativa, para muitos a mentira substitui este espaço, como se a verdade nunca tivesse existido! Coitado de Nós, pobres mortais!!!
Se a verdade é relativa, por que desde quando somos crianças, somos obrigados a acreditar e não questionar a verdade absoluta a nós imposta?
A beleza física é uma verdade relativa temporariamente ilusória.
Sim, especialmente na adolescência muitos de nós somos escravos da beleza física. Só mais tarde descobrimos o quanto nos enganamos com tanta ingenuidade.
Acredito que a beleza física tem um papel forte para inflar o ego (daqueles que acreditam que a tem), mas penso que tal fato é nocivo na vida dessas pessoas, quando elas finalmente percebem que “essa beleza” é efêmera.
Ah, é óbvio que tem as vantagens financeiras: um rosto bonito, um corpo bonito ou algo assim são ótimos para serem mostrados em comerciais, propagandas, etc. "Ah, é colírio para os meus olhos”. A frase muito usada, né?
Queridos, não quero aqui desvalorizar a beleza física, quero apenas colocá-la em debate, quero apenas lembrar que ela não é e nem deve ser mais importante do que os relacionamentos de amizade, de profissão, de convivência.
Ouve-se muito: “Ela é muito bonita pra ele.” Ou vice-versa. Como assim? Não é o caráter que é mais importante? Pois é, absorvemos essa cultura.
Lembre-se:
A tua beleza está no teu interior, a tua beleza está na serenidade que tens de viver cada dia plenamente, contemplando as coisas mais belas da vida.
A tua beleza é a tua empatia, o teu afeto, o teu carinho, a paz que tu transmites aos outros. Ah, que rara beleza!
A embalagem do corpo, aquela capa protetora dos seres humanos são apenas detalhes que um dia acabam e só resta a frase: “Poxa, ela/e era tão bonita/o”!
A Verdade maior se identifica com o Bem maior. Toda a verdade relativa que for pronunciada de forma a ferir alguém acaba se transformando num mal. Devemos cuidar com tudo o que pensamos, sentimos e materializamos ao falar.
Em se tratando da espécie humana, a verdade é sempre relativa e parcial, pois por trás de todo discurso, opinião ou comentário sempre estará os valores, preconceitos e ideologias do sujeito. Sendo assim, a dúvida é o primeiro passo para aproximar-se dos fatos concretos e da realidade.