Verdade

Cerca de 43615 frases e pensamentos: Verdade

Amemos a verdade que nos critica e desconfiemos da que nos lisonjeia.

A verdade frequentemente sofre mais pela paixão de seus defensores que pelos argumentos de seus oponentes.

Por mais que procure a verdade nas massas, não a encontro, só nos indivíduos.

No meio de muitas disputas a verdade perde-se.

Quem busca a verdade do homem tem de se apoderar da sua dor.

A verdade é procurar sempre a verdade.

Não há grandeza onde não há verdade.

Gotthold Lessing
LESSING, G., De Teatro e Literatura, (Dramaturgia de Hamburgo), Editora EPU. 1991

O erro criou muito mais do que a verdade.

Aquele que começa a amar o cristianismo mais do que a verdade acabará por amar a sua seita ou a sua igreja mais do que o cristianismo, e depois por amar a si mesmo mais do que qualquer outra coisa.

Não há nada de mais ilusório e contingente do que a verdade, e coisa alguma mais ajuizada do que a dúvida.

Como o amor, como a morte, a verdade precisa dos véus da mentira.

A arte deve ser mentira verdadeira e não falsa verdade.

A verdade existe. Apenas se inventa a mentira.

As pessoas acham sempre que precisam envelhecer para se tornar sábias; mas, na verdade, com o passar dos anos, acabam por se ocupar em manter-se tão sábias quanto eram antes.

É sempre pelo que contém de verdade que uma obra nova choca os contemporâneos.

Abençoada é a influência de uma verdade: uma alma humana apaixonada por outra.

O homem não pode obter verdade mais verdadeira do que aquela que vem da música.

É fofo quando um garoto faz algo por você. Não importa se ele sabe ou não. Na verdade, é mais fofo ainda quando ele não sabe fazer, mas do mesmo jeito tenta, por você.

Não, eu não queria o homem perfeito que eu idealizei não, eu só queria um homem de verdade. Um homem que namora de verdade, que ama de verdade, que tenta de verdade, que encara a vida de verdade, que sofre de verdade, que tem saudade de verdade, que tem dor de verdade, que é humano de verdade.

Virtudes Ociosas e Bolorentas

Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me a uma mesa onde a comida era fina, os vinhos abundantes e o serviço impecável, mas onde faltavam sinceridade e verdade, e com fome me fui embora do inóspito recinto. A hospitalidade era fria como os sorvetes. Pensei que nem havia necessidade de gelo para conservá-los. Gabaram-me a idade do vinho e a fama da safra, mas eu pensava num vinho muito mais velho, mais novo e mais puro, de uma safra mais gloriosa, que eles não tinham e nem sequer podiam comprar.
O estilo, a casa com o terreno em volta e o «entretenimento» não representam nada para mim. Visitei o rei, mas ele deixou-me à espera no vestíbulo, comportando-se como um homem incapaz de hospitalidade. Na minha vizinhança havia um homem que morava no oco de uma árvore e cujas maneiras eram régias. Teria feito bem melhor visitando-o a ele.
Até quando nos sentaremos nós nos nossos alpendres a praticar virtudes ociosas e bolorentas, que qualquer trabalho tornaria descabidas? É como se alguém começasse o dia com paciência, contratasse alguém para lhe sachar as batatas, e de tarde saísse para praticar a mansidão e a caridade cristãs com bondade premeditada!

Henry David Thoreau
Walden ou A vida nos bosques (1854).