Velho

Cerca de 3211 frases e pensamentos: Velho

O cajueiro

O cajueiro já devia ser velho quando nasci. Ele vive nas mais antigas recordações de minha infância: belo, imenso, no alto do morro, atrás de casa. Agora vem uma carta dizendo que ele caiu.

Eu me lembro do outro cajueiro que era menor, e morreu há muito mais tempo. Eu me lembro dos pés de pinha, do cajá-manga, da grande touceira de espadas-de-são-jorge (que nós chamávamos simplesmente “tala”) e da alta saboneteira que era nossa alegria e a cobiça de toda a meninada do bairro porque fornecia centenas de bolas pretas para o jogo de gude. Lembro-me da tamareira, e de tantos arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira que cobria o caramanchão, e dos canteiros de flores humildes, “beijos”, violetas. Tudo sumira; mas o grande pé de fruta-pão ao lado de casa e o imenso cajueiro lá no alto eram como árvores sagradas protegendo a família. Cada menino que ia crescendo ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima, ver de lá o telhado das casas do outro lado e os morros além, sentir o leve balanceio na brisa da tarde.

No último verão ainda o vi; estava como sempre carregado de frutos amarelos, trêmulo de sanhaços. Chovera; mas assim mesmo fiz questão de que Carybé subisse o morro para vê-lo de perto, como quem apresenta a um amigo de outras terras um parente muito querido.

A carta de minha irmã mais moça diz que ele caiu numa tarde de ventania, num fragor tremendo pela ribanceira; e caiu meio de lado, como se não quisesse quebrar o telhado de nossa velha casa. Diz que passou o dia abatida, pensando em nossa mãe, em nosso pai, em nossos irmãos que já morreram. Diz que seus filhos pequenos se assustaram; mas depois foram brincar nos galhos tombados.

Foi agora, em setembro. Estava carregado de flores.

O homem sentado não disse muito, porém, o que disse calou ao coração de todos.
''Sou um velho bebendo. O único momento em que não estou bebendo é quando estou bêbado. Quer outro resumo de como levar a vida?'' E saiu...

Se quiser
Se quiser ser alguma coisa, se é para ser igual a alguma coisa então seja como o velho carvalho que repousa serenamente no topo da colina, despretensioso? Não, nem um pouco, tranquilo? Não, com certeza. Porém feliz com sua estrutura gigante e sua aparência bruta, seu tronco de casca grossa, vergado sobre o monte e mesmo sabendo do abismo que o cerca tem como suporte suas raízes retorcidas sob o solo e mesmo sabendo do vento que o empurra tem como base seus galhos que o envolve e sacrificam suas folhas cansadas e secas que outrora brilharam ao sol, se for para ser alguma coisa então seja gigante como o velho carvalho assim seus sonhos não realizados e os seus temores mais profundos não vão sumir, eles não somem, mas com certeza deixarão de fazer diferença

Um agricultor chegou diante de um velho sábio e disse: Mestre, eu não entendo. Plantei todas as minhas sementes em um dia...
E meu vizinho a mesma quantia em uma semana..

Agora as plantas dele nascem longe umas das outras, estão alinhadas e os frutos são bons..

Enquanto as minhas nascem uma por cima da outra, crescem deitadas e os frutos estão horríveis..

Eu sei disso! Respondeu o velho sábio. Eu vi seu vizinho plantando cada semente uma a uma. Ele passou dias e horas fazendo isso...

E também observei quando você apenas jogava as suas sementes em seu quintal de forma desordenada.

O sábio andando sobre as margens de um lago... Olhou na direção do sol e respondeu..

Se quer ter uma boa colheita. Então você deve plantar tudo com muito amor e dedicação, e assim ela dará certo...

Lembre-se; você será o dono da colheita no amanhã, então escolha bem as sementes que estas plantando hoje...
Frutos bons só nascem quando são plantados com paciência...

Preto velho

não confunda minha competência
com minha aparência
não confie
na sua ciência
creia mais
na experiência
que se o preto velho diz
essa então é a sentença

O ano termina, e já é hora de ser feliz né? Isso mesmo, vamos deixar com o ano velho todas as dores e tristezas, derrotas, fraquezas, as tormencias, o pessimismo, as decepções... todos os negativos que perseguiu nossa vida durante o ano. Que esse novo ano seja de muita saúde e paz, amor e oportunidades, realizações e sucessos.
Feliz Ano Novo!

Chamaram ele de velho, e com um sorriso ele perguntou,pobres crianças, quantos anos vocês acham que tem a vossa alma?

''A minha vida é quase como livro velho e empoeirado sinto que logo vão abri-lo e vão contar a minha historia de uma maneira diferente que esta escrita.''

Nunca se é velho demais para fazer algo, só envelhece os que não abrem suas mentes, esses sim, já morreram antes mesmo de envelhecerem.

O tempo é um velho sábio e paciente
descansando seus anseios nos ponteiros da fé .
Sabe que tudo só acontece na hora que Deus quer.

Um discípulo perguntou a um velho sábio sobre quem vinha primeiro, se era a energia ou a força. E com a serenidade costumeira a resposta do ancião pareceu cheia de complexidade para um entendimento superficial sem os mecanismos da reflexão profunda:

"Sem energia perdemos a força - respondeu-lhe o velho homem -, no entanto, você pode estar pensando que é a força que produz energia. Mas veja bem que não há força sem energia. Neste caso, precisamos descobrir o que é causa e o que é efeito. Não nos parece aquela mesma história de quem veio primeiro se foi o ovo ou a galinha? Então, onde estaria a energia neste caso? Porque a energia que a força produz é secundária, e a força que a energia produz é a força primeira ainda misteriosa como a própria luz. Observe que a luz também é efeito, pois a causa é a energia.", completou o mestre.

E o discípulo ouvindo tudo aquilo, não teve força para replicar, porque estava psicologicamente esgotado, sem energia para raciocinar.

COMO CHEGAR AO AMANHÃ

O pequeno Paulinho pergunta ao seu velho e sábio avô:
- Como chegar ao amanhã?
E o velho sábio responde:
Primeiro, para chegar ao amanhã, é preciso querer chegar lá ...
Em seguida, devemos escolher as pousadas aonde descansar e refletir acerca do próximo caminho a percorrer.
Depois, a cada passo do caminho, perguntar o que fazer com as pedras encontradas na estrada, nas margens e no horizonte.
Manter o olhar alternadamente no futuro e a um metro dos pés.
Finalmente e sempre:
- sentir e caminhar, caminhar e sentir, sentir e caminhar...'
Como o pequeno Paulinho, caminhando e, sobretudo, sentindo, chegaremos ao amanhã...

Antes feliz e infantil, do que hipócrita e velho gagá!

Sou como whisky, quanto mais velho melhor!

Ser jovem é uma coisa, ser velho é outra coisa

A juventude é um estado de espírito, a velhice é um estado físico

Velho, Jazz?

Play back.
Pay black.
Pay back?

Ainda creio naquele velho ditado:
- Guerras fáceis, fazem soldados fracos.

Poetry

Poesias de velho
Uma canção para poucos
De amor sofri quase nada
De dor foi um terror.
Amor meu, criança dengosa.
Minha chata apetitosa
Beije-me, amenos me olhe.
Mais meu bem, meu bem, não vá mais sem dizer adeus.

Poesias para poucos
Uma canção de velhos
De amor jamais sofri
Mais das dores tive todas
Pequena minha, minha outra vez amada.
Não diga nunca, diga sempre, e nunca o fim.

"E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo, porque diz: o velho é melhor.» (Lucas 5,39). A novidade é sempre mal aceita por quem carregou durante toda a vida conceitos e princípios com os quais se identifica, mas que já perderam valor nos dias atuais. Resistimos descartá-los porque aprendemos a gostar deles, mesmo ultrapassados...

Um velho pinheiro

Um dia, diante de uma velha árvore torta, um pinheiro todo vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa para aquele discípulo que 'conseguisse ver o pinheiro na posição correta'.
Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como seria 'enxergar o pinheiro na posição correta'?
O mesmo era tão torto que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista.


Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou ao povo ansioso, que ver aquela árvore em sua posição correta era vê-la como uma árvore torta. Só isso!

Nós temos em nós, esse jeito, essa mania de querer 'consertar as coisas, as pessoas e tudo mais' conforme nossa visão pessoal. Quando olhamos para uma árvore torta é extremamente importante exergá-la como árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é.

Se você tentar 'endireitar' a velha árvore torta, ela vai rachar e morrer... por isso é fundamentável aceitá-la como ela é.

Nos relacionamentos é comum um criar no outro expectativas próprias, esperar que o outro faça aquilo que ele sonha e não o que o outro pode oferecer.
Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão ao alcance dos outros.
Porque temos essa visão de "consertar" o que achamos errado.

Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado.

Os pais sofreriam menos com seus filhos, pois conhecendo-os, não colocariam expectativas que são suas, na vida dos mesmos, gerando crianças doentes, frustradas, rebeldes e até vazias.

Tente, pelo menos tente, ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor.

O torto pode ser a melhor forma de uma árvore crescer.




(...)

E para terminar, olhe para você mesmo com os 'olhos de ver' e enxergue as possibilidades, as coisas que você ainda pode fazer e não fez. Pode ser que a sua árvore seja torta aos olhos das outras pessoas, mas pode ser a mais frutífera, a mais bonita, a mais perfumada da região e isso não depende de mais ninguém para acontecer, só depende de você.