Velho
Jovens velhos jovens
Eu me sinto esquisito as vezes, sinto que algo não encaixa, que eu não me encaixo, amigos sei fazer, mas me limito para ser, me limito ao que acho pouquinho... Pouquinho não sei bem se o certo a se dizer, pois não acho ninguém pouco, mas algo falta, ta meio confuso isso...
Pensar demais evolui, evolução essa é para poucos, e esses poucos se entendem, à esses poucos nao preciso ser pouquinho, posso ser suficiente, solitário é encontrar os poucos que são muito!
Mas eu ainda sinto-me esquisito, quero ser mais que suficiente, quero ser além do além, quanto menos pouquinho ser mais raro encontrar, possível é, mas tudo que sobra é o cadê!
nenhum rio
morre de repente
a bala que
mata o rio
é descaso
lixo e gente
nenhum rio
morre por acaso
a bala que
mata o rio
é gente
lixo e
descaso
todo rio
morre devagar
se a gente
deixar que
lixo cobiça
e descaso
matem o rio
até secar
Quem não consegue perceber que a melhor parte do dia na vida igual de um aposentado feliz, foi quando ele brincou com uma criança e arrancou um livre e largo sorriso dela, não vai entender por que os velhos sábios acordam com o sol vermelho da vida em seus corações, todas as manhãs. Vida que segue enquanto há esperança e alegria.
Sempre que buscar sua evolução, você estará substituindo o velho pelo novo. Esse é o caminho para ser mais feliz!
Você nunca está velho demais, maluco demais, selvagem demais para pegar um livro e ler para uma criança.
Casarão da esquina
Viveu um tempo, que foi um longo tempo de alegrias.
Avós, filhos, pais, tios, netos, amigos...
Farofa, pé de moleque, doce de manga, macramé, crochê...
E um mundo inteiro que cabia num quintal.
Hoje o casarão é um velho.
Sozinho...
É tão ruim sentir o peito apertando e querer sentir um abraço, mas o que fazer quando a única coisa que você tem é um travesseiro velho pra abraçar?
As vezes o novo é estranho demais para nós!
O velho convém mais, bem mais que o novo.... Só que existe um porém: Já é velho!
MEU VELHO PAI.
Hoje, por um minuto, parei e recordei-me do meu velho pai.
Homem rude, pouca instrução, pobre, mas íntegro, trabalhador e de um caráter ilibado.
Foi embora desta vida em que passou o tempo todo trabalhando de sol a sol, incansavelmente, para tratar de sua numerosa prole.
Não me deixou riqueza e nem fortuna materiais. Entretanto, deu-me algumas ricas compensações e lições de vida, para que eu pudesse caminhar e enfrentá-la com dignidade.
Deu-me a vida. Ensinou-me a respeitar a todos, deu-me caráter, honestidade e como maior riqueza, deixou-me a vida.
Sabe pai, o senhor era muito
Rico e não sabia. O senhor era rico em SABEDORIA!
O senhor não foi o maior pai do mundo, mas para mim o senhor foi o maior pai.
De tudo que com ele aprendi, tive a oportunidade de transmitir aos meus filhos, dos quais só tenho orgulho.
Com certeza, hoje o meu velho pai, com o seu inseparável cigarro de palha, deve estar orgulhoso dos ensinamentos e exemplos passados a este filho (eu), que com muito orgulho os repassaram aos seus netos.
Assim é a vida que se renova. É a instituição sagrada da família que se perpetua, passando de geração para geração, sempre alicerçados na inabalável fé em Deus.
Obrigado Pai. Feliz Dia dos Pais, porque sei que o senhor está feliz ao lado de Deus, onde, com certeza, espero encontrá-lo novamente.
Meu feliz Dia dos Pais a todos os pais.
(Homenagem póstuma ao meu velho pai, seu Tonico).
Márcio Souza.
Retrospectiva
Muita coisa aconteceu. Sorri, sofri, me perdi, me encontrei, errei, acertei, magoei, perdoei, ganhei. Senti paz, aflição, solidão. Partilhei, afaguei e venci.
Uma consciência madura pode se expressar em um corpo jovem ou velho. Maturidade ou imaturidade não tem nada a ver com a idade do corpo.
Eles sempre vão dizer que você é jovem demais ou velho demais, para que você sempre se julgue de menos.
As vezes a sabedoria do homem velho, vale mais a vista, do que a do homem novo, porque parece, que é sabedoria experimentada.
Se eu for velho e me apaixonar, me deixa que é melhor do que a morte... se eu for novo me mata, porque melhor é a morte do que a paixão sem experiência alguma.
Arrisque-se. Uma vida sem riscos é uma prisão sem liberdade. Para viver uma vida plena é necessário libertar o velho homem que existe em nós e deixar nossa jovem alma livre para as oportunidades que o mundo oferece.
Me sinto velho demais, apesar da pouca idade...
Não tenho mais aquele vigor. Não me referindo ao vigor físico, mas a disposição de submeter-me a certas situações da vida. Novas ou novamente. Não importa.
Custa muito se reencontrar e alcançar aquela paz, antes considerada inalcançável.
Naqueles momentos de turbulência onde vemos nossa estrutura inabalável escorrendo pelas mãos e achamos que nunca mais a teremos de volta...
Mas sem aviso prévio ela vem, trazendo consigo aquela paz.
AH! Aquela paz... Cura...