Velho
A Educação é um tecido velho, no qual, por eleição ou intervenção, um gestor bom ou ruim será sempre um remendo novo.
Ser idoso, ou sentir-se velho,
eis a questão,
que atormenta o coração...
Osculos e amplexos,
Marcial
A DIFERENÇA ENTRE SER IDOSO OU ESTAR VELHO
Marcial Salaverry
Ser idoso, ou estar velho, realmente essa é uma dúvida crucial, e são situações totalmente diferentes. Ser idoso, é uma verdade da qual não se foge, pois o tempo é inflexível, ele passa e cobra seu tributo, deixando suas marcas, no físico e na alma também.
E essa é a diferença fundamental, ou seja, se as marcas deixadas estão apenas no corpo, ou se a alma também sente a passagem inclemente do tempo.
Então o que se pode definir, é que uma pessoa idosa, é aquela que tem muita idade, que já viveu muitos anos, e apresenta as marcas em seu corpo. Uma pessoa velha, contudo, é aquela que perdeu a alegria pela vida, que se entregou à passagem do tempo, e tem sua alma marcada.
A idade simplesmente vai envelhecendo a matéria, tirando aos poucos a vitalidade da juventude, enquanto a velhice vai envelhecendo o espírito. Assim, pode se dizer que nem sempre um idoso pode ser chamado de velho, se consegue manter seu espírito jovem, ao passo que existem muitos velhos que ainda não são idosos. Apenas se recusam a viver, e se entregam passivamente ao tempo...
Quando apenas sentimos a passagem dos anos sem deixar que isso nos envelheça, ainda sonhamos, ainda temos planos para o futuro, ainda queremos aprender alguma coisa, ainda pensamos em cuidar de nosso físico, praticando algum esporte, quando ainda temos capacidade de amar quem vive conosco, ou de procurar novos amores se perdemos a parceria, enfim, quando não nos recusamos a viver, permitindo que nossa alma se mantenha viva.
Contudo, podemos ser chamados de velhos, se ao invés de procurar atividades, apenas pensamos em descansar, quando sequer temos vontade para ensinar o que um dia aprendemos. Quando deixamos de sentir amor, e apenas queremos reclamar a posse do amor que desejamos que outros nos dediquem.
Precisamos considerar o que L’Inconnu nos diz:
"Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida, mas é velho quando todos os dias parecem ser o último da longa jornada."
Sem dúvida alguma, idoso é aquele que teve a felicidade de viver uma longa vida produtiva, tendo com isso adquirido uma grande experiência, e sempre será preciso lembrar que há que se considerar que a vida é feita de muitas pontes, e temos que saber atravessa-las. Exemplificando, podemos dizer que a juventude é a ponte entre a infância e a maturidade, e é aquela cuja travessia requer os maiores cuidados, pois poderá deixar sequelas para sempre. A maturidade estará marcando a travessia para a idosidade, ou para a velhice, depende de como fizemos as travessias anteriores, e de como estaremos considerando o destino final.
Devemos sempre estar preparados para uma eventual renovação em nossa vida, vivendo de esperanças e jamais de saudade apenas. Devemos viver o momento presente, preparando-nos para o futuro, ao invés de lamentar o que tivemos ou fizemos no passado, destarte, não podemos ficar imaginando que o fim se aproxima, mas sim, devemos curtir o tempo que ainda temos de vida, vivendo-a o mais intensamente possível, viajando, amando, fazendo tudo aquilo que por uma razão ou outra não conseguimos enquanto estivemos atravessando as primeiras pontes.
Levando uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças, o tempo passará rapidamente, mas não sentiremos a velhice chegar.
Com os nossos desejos de UM LINDO DIA, vamos a mais uma citação de nosso guru favorito, o conhecido L’Inconnu:
"As rugas do idoso são bonitas, porque foram marcadas pelo sorriso, enquanto as rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura."
Vamos caminhar e singrar pelos ventos ao fim
Sentado em frente a fogueira ou nas cadeiras da lareira
Por tijolo e tijolo chegou até aqui e agora como um vulcão adormecido repousa
Observa como o gavião caçador suas progênies
Como um herói esquecido pelo trabalho, mais não por seus amados
Sua vida seu destino
A barlavento das montanhas escalou e migrou com sua descendência na vida
A lei da eternidade por tempos foi abolida
Eternidade aqui, ela e mórbida e agônica para alguém
Que suas sementes como a fé se espalhem em procissão
Pelas rotas que sobrarão o velho tempo me recomende o perdão
Aos que afligir
Vai cansado jovem ser na terra dos homens, desfrute sua lembrança
Não termine seus dias findado ao recluso
Diga não ao porão, ao quartinho ao asilo
Sua sabedoria e mais que troféu, para os que ficaram e aproveitaram seus santos conselhos
O amor se foi não a mais graça, quando isso acontecer
Como um arco-íris ou até mais rápido você vive aqui com a gente
Com ternura do vento vai deixar seus olhos grafados na minha mente como se fosse hoje e sempre.
O Moço e o Velho Chico
- O moço admirou, o moço pulou, o moço mergulhou.
- O rio se encantou pela beleza, pelo sorriso, pelo talento e pela simplicidade do moço.
- O rio quis ficar com o moço, queria que ele virasse seu protetor, um Santo protetor da sua imensidão.
- O moço parecia não entender nada e ficou sem reação. O moço nadou, o moço paralisou, o moço nunca mais voltou.
- O moço deixou saudade e com ela lágrimas que juntas formam uma correnteza de falta e tristeza.
- O velho Chico levou o moço e com ele um pedaço de cada um de nós.
(Laíza Xavier 19/09/16)
Descansa em Paz Domingos Montagner!
Globo bate recorde de audiência no capítulo da Velho Chico de ontem (15/09/16)...
Cara, isso é uma coisa que me enoja nesse capitalismo desenfreado! E justo no capítulo de ontem a novela inicia com afogamento... (Imagino a família assistindo... Cruel, não?) Dai no final, eles encerram fazendo minuto de silêncio enquanto os créditos sobem... Sério???
Pq eles não abriram mão de transmitir o capítulo de ontem? Porque sabiam que essa BOSTA de novela teria uma baita repercussão por conta dessa tragédia! Aliás, ela teria TODA sua repercussão no dia de ontem, claro! Porque não basta deixar de perder um dia de audiência, em respeito à família. Tem é que lucrar as custas da desgraça alheia, em nome da "arte".
Se eu fosse a mulher do ator, entraria com processo exigindo a retirada da novela do ar. Pois daqui a pouco a novela acaba, outras começam, a vida segue e pra família sobra a merda do legado que essa novela deixou.
"Ah, mas chegou a hora dele"... "Acidentes acontecem e ninguém tem culpa"... Blá, blá, blá... Foda-se! E é por isso que o mundo está essa porcaria! No fundo, ninguém se importa de verdade.
E pra mim houve uma falha grave que resultou nessa tragédia... Será que a produção procurou saber sobre o perigo de fazer mergulho nesse rio e avisou os atores? Ou eles, sabendo do risco, decidiram viver essa aventura escondido de todo mundo pra ninguém tentar impedir ou fiscalizar? Muito estranho...
A própria Camila Pitanga deveria se recusar a continuar na trama. Eu, ao menos, não teria esse sangue frio...
E o problema do mundo está exatamente nisso... Nas pessoas cada vez mais frias, egocêntricas, indiferentes a dor alheia. Vestem seus personagens do dia-a-dia e seguem, repetindo como um mantra a frase: "isso não é problema meu".
A vida segue sim... Mas a novela não precisa seguir. Tem um drama rolando na vida real neste momento e minutos de silêncio não bastam. Sim, nada o trará de volta, mas pra quê trazer de volta aquilo que o levou? É cruel!
Dai a Globo fica o dia todo focando suas programações no assunto como forma de "homenagem", enquanto lucra mais um pouquinho com a audiência...
Se eu já não assistia essa novela, agora que não vou assistir mesmo!
Choro mais pelo fato de estar velho. A vida é tão cheia de significados, de alegrias, de emoções para mim que sei as distinguir, que me faz tristeza em saber que estou próximo de não usufruir mais disso.
Você percebe que está ficando velho quando tu termina de comer e em seguida volta da cozinha com um caneca de café e um palito de dente.
Te amo por inteiro, de dentro pra fora.
Mesmo quando o tempo chegar para nossos corpos, quando a velhice atingir a nossa beleza. Te amarei muito mais, pois eu amo a beleza da tua alma e essa beleza nunca passará, a alma nunca envelhecerá!
Ah... Me chamaram de Véio...
Passei dos 50 sim, mas eu nunca trocaria meus amigos , minha vida, minha família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo tornei-me mais amável para mim e menos crítico de mim mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo...
Eu não me censuro por comer bolo a meia noite, ou por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo bobo que eu não precisava. Sou livre... E tenho DEUS no coração... Algo que muitos só falam que tem, mas muita ideologia.
Eu tenho o direito de ser desarrumado, de ser extravagante e às vezes muito elegante, depende da ocasião e da companhia.
Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento. Trocaram a vida plena por festas e orgias.
Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou ficar no meu computador até as quatro horas e dormir até meio-dia? Ou se no meu celular tem uma musiquinha da Pantera cor de rosa? Eu dançarei ou ficarei ouvindo o som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 70/80, adoro Bee Gees e Queem, e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por um amor perdido ... Eu vou. Esse sou eu... sou livre... tenho algo no coração...
Se eu quiser, vou andar na praia em um short excessivamente justo sobre um corpo que não é bombado, e mergulhar nas ondas com abandono, apesar dos olhares penalizados dos outros no jet esqui ou gente que só sabe zoar dos outros. Eles também vão envelhecer.
Eu sei que sou às vezes esquecido, não me importo muito, se i também que há algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes. As que valem a pena lembrar... Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não pode seu coração não se quebrar quando você perde um ente querido, ou quando um filho sofre ou mesmo quando algum amado animal de estimação da um piripaque e morre. Ou mesmo desamores... a vida é cheia de sobe e desce... Mas isso é bom.
Mas ter o coração partido as vezes nos da força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.
Sou abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos e ter o sorriso da juventude gravado para sempre em meu rosto. Também Deus me abençoou por me dar a cada dia mais luz e sabedoria para ensinar novos caminhos aos perdidos que me procuram. E a mim mesmo muitas vezes.
Muitos nunca saberão pois, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata. Já até me chamam de Véio, acho isso uma tremenda falta de educação, mas espero sinceramente que esses mesmo mal educados, na sua esperteza consigam chegar aos meus dias... Ser mais velho não é doença, mas uma glória e poder olhar seus feitos na vida, não riquezas, mas feitos... E não se lamentar que perdesse a vida em uma noite de balada por que queria beber todas e não ter mais vida pela frente.
Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. E quando faço eu arrumo uma solução e não enlouqueço. Pois já errei no passado e sobrevivi e sei o caminho agora a seguir. Aprendi a ser mais centrado, ter muitos ângulos de visão da vida. E também eu ganhei o direito de estar errado, pois apesar de ter vivencia, ainda estou aprendendo.
Assim, para responder que me chama de Véio...
Eu gosto da pessoa que me tornei. Não vou viver para sempre, mas enquanto ainda estou aqui, não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será.
E, se me der vontade, vou comer sobremesa todos os dias, eu como. Vou namorar uma moca com a metade da minha idade, e daí? Se eu quiser andar a com meu carro numa estrada deserta a uma velocidade alta eu ando. O que vale é o que Deus pensa de mim e o que carrego no coração. Não importa a sua idade, tenha sempre um objetivo, um sorriso e muita luz que vem de Deus. E jamais chame alguém de Véio... Pois tomara que a sua vida seja abençoada e que a luz da sabedoria te alcance e entre em seu coração e você possa escrever uma crônica assim um dia.
Soltei finalmente as amarras, e lá naquele porto, ficaram todos as minhas velhas e conhecidas emoções. Apesar de serem cruéis, eu as suportava, até que a vida me pediu para tentar outros caminhos.
À minha frente se descortina um mar imenso, onde não enxergo nada além do horizonte. Um lugar misterioso e desconhecido para onde vou. Novas emoções brotam nesta alma tempestuosa. Um misto de medo e ansiedade pelo desconhecido. Mas a ânsia por um novo mundo, é o vento que enfuna as velas do meu velho barco.
Velho Chico….
Mata o calor, mata a sede
Mata a seca, encanta o ator…
deixando para sempre a saudade de quem aqui ficou…
Velho Chico que salva, mas também leva para a morada do Santo Senhor,a morte é dura, mais dela nunca nenhum homem escapou...
Que sua morada na casa do Senhor seja eterna ate o dia de sua volta para que possamos rever nossos queridos e viver com eles para eternidade.
Saudades Eternas
segue na paz...Domingos...
Ariana Aquino.
A independência usada sabiamente cria boas dependências. Do contrário, na velhice poderá ser esquecido como um móvel velho e inútil
“A juventude que nunca morrerá
Se você é tão jovem quanto sente?
Pode apostar é jovem pra valer
E velho é quem perde a pureza
E também é quem deixa de aprender”
Ha lutas que o sol escurece ,que o medo pede para se prostrar.
Ha momentos que as lagrimas mandam nos sorrisos,mas quando Deus diz para voce que o seu tempo chegou,o que era velho,falido se torna ouro,o que era deserto vira um jardim celestial amém!7!t!!g
Ando cinza ultimamente.
Tudo à minha volta desbotou.
O velho está mais velho, a cada dia.
E o novo não existe.
sou velho na cabeça e no espírito e adoro isso, pois me impede de fazer coisas que minha jovialidade imatura me permitiria realizar sem qualquer receio
A vida é como dizem, curta. Andamos de um lado pro outro e ás vezes nem deixamos nossas marcas por onde passamos, estagnamos, nos tornamos ignorantes até desistimos de sonhar por algum tempo, certa vez alguém me disse que personalidade ninguém muda que é feita de cunho próprio, não adianta! Não é assim, vivemos tanto e não aprendemos o bastante para se viver, somos novos demais para entender a vida, velhos demais ao pensar no que ela pode nos oferecer e tolos demais se nos aceitarmos acomodados com nossos erros. Somos capazes de nos reinventar a cada dia, ato, conceito que se renova. Que venham os 70, 80 quem sabe? Talvez esteja certo que nos tornamos mais vulneráveis a morte, mas enquanto vivos nos preocuparemos em como viver e não como ou quando morrer.