Velhice
Mas e no futuro? A velhice assusta, e me impede de viver.
Desde cedo vejo-te acumulando bens, trocando prioridades, prostituindo-se em troca de um salário. Sofro de um mal, cujo o que dou importância está na contramão da alienação!
Mas e no futuro? Eu desejo não estar cantando Epitáfio do Titãs dentro de um falso conforto financeiro.
Mas e no futuro?
"Pé de roseira"
Até a flor mais bonita do meu jardim cai pétalas na velhice, então quem somos nós homens lindos mas imperfeitos, será que temos o tempo todo para ser suntuoso (brilhante)? Não.
Por isso viva, viva para servir, corra, corra para ajudar, olhe, olhe para chorar quando a maldade estiver na mente do teu próximo, e, assima de tudo ama para respirar, porque não é lícito um homem respirar sem amar.
Não temas a velhice ,ela é uma prova de que você é privilegiado(a) afinal ,muitos não conseguiram e tantos outros não conseguirão essa grande façanha ! Só agradeça.
Um(a) neto(a) neste momento, é a sacramentação da literal velhice, depois de ter alcançado a nobreza de ser pai (mãe)... Assim, contribuindo com mais duas gerações no ciclo natural da humanidade, na vida que segue! "sirpaultavares"
se alguém um dia me dissesse que eu iria ficar coroa e chegar a velhice sozinha, diria que seria mentira, Diria pela forma que sou e vivo, muito sincera, verdadeira , dedicada e com caráter. mas identiquei que não os atributos de se ter um relacionamento. Hoje, eu já acredito nesta possibilidade, pois não ia querer ter uma companhia dentro de casa e eu ausente no pensamento do deste suposto ele. Achei melhor eu acreditar que me desencontrei de minha alma gêmea em alguma dimensão ou encarnação que já passei.
Quantas pessoas, no alto da velhice, corroídas pelas consequências das próprias opções e escolhas erradas, olham para o céu e praguejam, se vitimizam?
Cada dia que passa no calendário se aproximemos cada vez mais da velhice e da sepultura, nesse mundo tudo é temporário e passageiro, o destino é igual para todos.
Há velhos velhos. Há velhos moços. Há moços moços. Há moços velhos. Velhice e mocidade têm a ver menos com idade cronológica e muito mais com visão do mundo.
Velhice não começa com as rugas no rosto, mas ao ficarmos dependentes do outro para questões básicas da vida, tanto que temos gente com idade avançadíssima que não ficou velha.
como ventania desajeitada
rama brotada
ilusão encantada…
vivo eu a velhice
no silêncio, meninice
sem crendice...
apenas vivendo
pouco querendo
ou tendo...
afinal, a vida
de uma orquídea, adiante
bela e breve,
a cada instante...
é diverso...
assim vou, vibrante
[…]disperso
eterno poeta errante...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
30/07/2020 – Triângulo Mineiro
CRENDICE
Quem me disse fui eu...
Achava que jamais iria envelhecer
Mas a gente reconhece a velhice
Na esquisitice de ver a mãe da gente morrer
E continuar a viver em nós.
Às vezes acho que quem se conforma com a velhice não teve uma vida cheia de muitas conquistas, algumas decepções e grandes aventuras.
Abrir mão disso tudo não é fácil!