Velhas Amigas
"....uma selva desconhecida, cheia de detalhes com espinhos, flores, folhas novas e velhas; ando descalço sem medo, porque a essência é boa e a paisagem encanta...."
VELHAS LAMURIAS
Secura. Que tristura lá fora! Tristura!
Embrusca-se o cerrado, os olhares
Craqueleja. Árida a aquosa candura
Nos seus velhos e eternos pesares...
Sinto o que a terra sente, desventura
A mágoa que diviso, nos reles azares
O inverno. Frio e queimado, mistura
Fulgurando o cinza, anuviando os ares
Ah! Porque ordenaste este tal fado
Fazendo de minha alma tua criada
Ouvinte, ouviste os prantos, cerrado!
Meus e teus, na sequidão embaralhada
Tem pena de mim, deste pesar mirrado
E as velhas lamurias por mim poetada!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
04/09/2019
Cerrado goiano
Olavobilaquiando
Arrancarás as roupas velhas e até mesmo as novas, pra aprender o valor e a necessidade do saber do amar, sei lá, é que o despacho também mudra de lugar, pra saber o que procuras sem precisar machucar àqueles que chamam pra um dia sem poder biza.r.
Às vezes precisamos no despir de algumas velhas roupas, sabe? Mudar o jeito de pensar, deixar um pouco o medo de lado, e aprender que a gente tá ai pra isso mesmo. Precisamos nos permitir errar, quebrar a cara, esquecer de tudo aquilo que o mundo nos pede, que a sociedade nos cobra, mandar ver, depois a gente recolhe os cacos que sobrarem. Entender que nunca foi defeito ser o que somos e ninguém passa nessa vida sem ter feito alguma besteira. Precisamos anular alguns conceitos e parar de ser santinhos, pra poder fazer valer a pena muita coisa que carregamos na mente e que temos o receio de pôr em prática por medo de julgamentos . A vida é muito curta para não nos perdoar de vez em quando.
Ricardo F.
Os Direitos Humanos não são para humanos direitos, mas é uma voz da Humanidade para evitar velhas atrocidades...
Restauração especializada
Se alguém está em Cristo,. . . coisas velhas passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas. - 2 Coríntios 5:17
Escritura de hoje : 2 Coríntios 5: 14-21
Uma mulher que restaura pinturas valiosas diz que muitas obras de arte que parecem irremediavelmente danificadas podem ser salvas por um especialista. Rebecca McLain trouxe cor e vida de volta às pinturas a óleo sem graça, removendo cuidadosamente a sujeira e o verniz descolorido. Mas ela também viu o dano causado quando as pessoas tentam limpar sua própria arte suja com limpador de forno ou pó abrasivo. O conselho dela? Se você valoriza a arte, leve-a a um especialista em restauração.
A mesma necessidade existe em vidas sujas pelo pecado. Nossos esforços para nos livrar da culpa e da contaminação de ações e atitudes pecaminosas freqüentemente terminam em frustração e desespero. Em nossas tentativas de nos livrar da culpa, às vezes culpamos os outros. Ou simplesmente desistimos, pensando que não podemos ser diferentes.
Mas Jesus, nosso redentor, é o especialista que pode restaurar a pessoa mais danificada, contaminada e desencorajada. Cristo morreu para que qualquer um que pela fé O receba possa ser completamente perdoado e restaurado. Com Seu próprio sangue, Ele nos purificará (1 João 1: 7) e fará de nós uma nova criação, a “obra” de Deus (2 Coríntios 5:17; Efésios 2:10).
Quando se trata de limpar a tela de nossas almas, não podemos fazer isso sozinhos. Somente Jesus Cristo pode. Invoque-o hoje para restauração especializada.
Refletir e orar
Deus vê em nós uma obra-prima
Que um dia será feito;
Seu Espírito trabalha por toda a vida
Para nos tornar como Seu Filho. —Sper
Somente Deus pode transformar uma alma manchada pelo pecado em uma obra-prima da graça. David C. McCasland
Paciência não é guardar pipocas velhas, pois sabemos que elas não servirão para nada mais.
Paciência não é aguentar até explodir, paciência é esperar o processo de evolução do outro sem se estressar.
Paciência é deixar ir aquilo que precisa ir sem apegos ou pressões!
Paciência é olhar para si mesmo com amor e dizer: está tudo bem, sem se contaminar com as emoções alheias.
Paciência é manter a paz interior!
Vivemos em um tempo que jovens e até pessoas mais velhas, estão confundindo a abundante liberdade atual a tal ponto que se perdem na própria personalidade!
Pra uma boa massa nada melhor que a limpeza das velhas falas, atentadas pela retificação e leveza de vossa percepção.
Dois jovens soldados vão a guerra para vencer ou morrer, eles não se odeiam. Enquanto isso as velhas raposas ficam em seus palácios protegidos.
Ano Novo, velhas atitudes.
Sim 2021 foi um ano difícil, talvez um dos mais complexos, porque 2019…20…e 21… vieram de uma forma como se tivéssemos vivido 3 anos em um, tudo foi muito rápido, não tivemos tempo, mesmo sobrando tempo…
Nos distanciamos não apenas fisicamente, mas perdemos amizades que pensávamos ser para toda uma vida, pessoas que confiávamos nos trocaram, e nos tornamos um peso de moeda sem valor perdida em alguma caixa na estante de nossas memórias.
O que era prioridade se tornou fútil, e o que tínhamos gratuitamente passou a ser valorizado, o oxigênio faltou e o planeta não valores investidos e corações corrompidos.
A internet virou um campo minado, filhos trancados com seus pais dentro de uma casa já não se conheciam mais.
Usamos máscaras para não nos contaminarmos mas o pior vírus, mas talvez o pior vírus predominou, e para ele a vacina não funcionou, a ausência de amor.
Não se toquem, não se abracem, usem álcool em gel! Agora se abracem, mas as verdadeiras máscaras continuam sendo usadas não a que protege, a máscara da arrogância, ingratidão, o que afinal aprendemos ?
Os anos se foram e todos chegam ao tão esperado 31 de Dezembro na expectativa, nas falsas promessas, pensamento positivo para o ano novo, não adianta, não aprendemos nada!
O ano nunca será novo se continuarmos com as velhas atitudes.
Nós não precisamos da virada para nós nos tornamos melhores… todos os dias, horas, minutos, segundos são instantes novos, oportunidades novas.
Esperar que o ano mude para mudar, não tem sentido.
Na verdade o sentido está em apreciar, agradecer, chega de tanta babaquice, preocupações desnecessárias.
Galera o mundo está um caos, e agora?
2022 Janeiro chegou e começou…
Novo vírus, velha pandemia, vacinas 1…2…3…4 doses e cadê a dose de bom senso?
Não temos! Porque não aprendemos nada. Porque na primeira oportunidade todos saíram comemorando, praias cheias de pessoas cheias de ficar em casa, aglomerações desnecessárias, cuidados ignorados.
Enchentes, e agora? A #fiqueemcasa, daqueles que nem casa mais tem?
O mundo parou, uma grande Rocha desabou, talvez este seja o ano onde para enxergarmos os sinais.
Talvez esta seja a oportunidade de fazer algo para este cenário mudar, ninguém muda o mundo se não começar a mudança de si mesmos.
Nos não perdemos pessoas, porque nós nunca fomos o dono de nada.
Então, jamais teremos algo que jamais foi é ou será nosso.
Desliguem os celulares, e se liguem na vida.
Parem de brigar por opniões, esquerda… direita… o único caminho seguir para FRENTE.
Hoje se você leu isto agradeça, porque muitos irão ler e amanhã não estarão mais aqui para pensar.
Re Pinheiro
Crianças velhas
Ele lhes deu seu pedido, mas enviou magreza para sua alma. - Salmo 106: 15
Sem dúvida, esta é uma idade auto-indulgente e exigente. As pessoas querem o que querem e querem agora. E quando eles pegam, só querem mais. Isso é verdade não apenas de crianças indisciplinadas, mas também de adultos. "Um adulto indisciplinado", escreveu David Augsburger, "é apenas uma criança que envelheceu".
Um homem chamado Bob admitiu que estava sempre tentando fazer com que as circunstâncias e as pessoas fossem do jeito que ele queria que fossem. Mas ele estava frustrado porque estava lutando uma batalha perdida. Um dia ele acordou com o fato de que sua vida continha muitas coisas boas, assim como era. “Quando penso nisso”, confessou, “percebo que estou estragado. Talvez uma das definições de uma pessoa mimada seja não saber quando ficar satisfeita ”.
Esta não é apenas uma tendência moderna. O Salmo 106 faz uma confissão honesta da infidelidade de Israel. Com que rapidez as pessoas se esqueceram das grandes obras de Deus e resmungaram como crianças mimadas quando não conseguiram o que queriam! Finalmente, quando se cansaram do maná, Deus lhes deu a carne que exigiam, mas logo se arrependeram de tê-lo pedido (v.15; Nm. 11:33).
Graças ao Senhor, Ele é capaz de nos livrar de atitudes exigentes e ingratas. Oh, que possamos estar plenamente satisfeitos com nosso gracioso Deus.
Ó Senhor, ajuda-nos a contentar-nos
com tudo o que possuímos,
e mostremos a nossa gratidão
com gratidão sincera. —Sesper
O contentamento está querendo o que temos. Joanie Yoder