Vamos ser Amigos sim
"...
Minha herança parece pouca,
Mas é tudo que meu ser possui.
Desejo que toda essa herança louca,
Faça-os melhor do que eu fui."
Poema 'Minha herança'
A realidade tem que ser aceita. Ignorar um fato, negar a verdade só adia o que poderia ser superado mais rápido.
"...
Hoje, sou eu mesma a minha inspiração.
Pode até ser orgulho, mas é minha maior satisfação.
Estou em primeiro lugar no meu coração,
Melhor que tê-lo é ter minha libertação.
..."
Poema 'Felicidade maior'
Somar
Não quero ser o seu menos
Quero ser sempre o seu mais
Para levantar o teu ânimo
E revigorar teu astral
Não quero ser seu tropeço
Mas a terra boa pra plantar
E germinar a semente
E frutos bons te entregar
Quero somar na tua angústia
Quero somar nas tuas incertezas
Quero somar nas tuas dificuldades
E quando não tiver ninguém por você
Sou aquele anjo
Que aparece sem você esperar
Para somar na sua vida
E enriquecer sua caminhada
"No dia que a minha sabedoria, perder para a minha burrice.
Pronto será o final, pois qual será o sentido de estar entres os sábios"
Para ser um poeta, antes de mais nada, terá que visitar o inferno. Se conseguir sair de lá, só resta escrever como se ainda estivesse.
— Fernando Machado
"Ser paciente e calmo é uma
virtude, mas tudo de mais
sobra. Tem gente que dorme
na igreja e perde a missa."
Livro: Aceite ou Mude...
Ninguém precisa ser melhor que ninguém, o teu oponente é você mesmo, se hoje você foi melhor que você ontem, isso é uma vitória, a vida é simples, precisa você deve ser melhor que ontem e não ter arrependimentos, a decisão foi sua, não se arrependa dela, mas hoje mostraram que são melhores que muitas turmas, não só no conhecimento, mas também no coleguismo. Parabéns
Eu amo amar por que recebi o amor de Deus quando pensei ser o meu fim.
Compreendi ali, que deveria retribuir da mesma maneira com todos; o que de graça alcancei, sem interesse ou segundas intenções.
Enquanto um ser humano mantiver a chama dos seus sonhos acesa, jamais perderá o sentido e a vitalidade da vida.
Soneto 121 (CXXI)
É melhor ser vil do que vil considerado,
Quando não se é, e ser repreendido por sê-lo,
E o prazer justo perdido, que é tão caro
Não por nós, mas pela opinião alheia.
Por que a visão falsa e adulterada dos outros
Deve julgar o meu sangue ardente?
Ou minhas fraquezas, enquanto o mais fraco espia,
Que por eles seja mau o que acredito bom?
Não, eu sou quem sou, e eles que julgam
Meus erros reconhecem em mim apenas os deles;
Posso ser reto, embora eles sejam tortos;
Diante desses pensamentos, meus atos se ocultam,
A menos que esse mal geral que eles mantêm:
Todos são maus e em sua maldade reinam.
O ciúme pode ser um sentimento natural em um relacionamento, mas é importante lembrar que ele não deve ser usado como uma forma de controle ou possessão. É preciso confiar no parceiro e trabalhar juntos para construir um relacionamento saudável e feliz.
Se o ciúme estiver causando problemas, é importante conversar abertamente e honestamente com o parceiro para encontrar soluções e superar esses sentimentos. Lembre-se de que o amor verdadeiro é baseado na confiança, respeito e apoio mútuo.
Ser iluminado, recíproco, espiritualmente do bem e se dar com as pessoas incomoda muita gente.
Incomoda tanto que tem gente que pega uma sisma sem noção, diz ter ranço e em alguns casos a pessoa tenta se aparecer mais para tentar ser você e não quem é de verdade.
Perde tanto tempo se exibindo que não se toca que a postura é de uma adolescente.
Seja você e não tente se aparecer que não sabe o quanto as pessoas zombam da sua cara quando se ausenta.
É um tipo de pessoa que inventa alguma situação que não aconteceu para ficar por cima ou tentar se aparecer é a mais pura falta de imaturidade e pior falta de caráter disfarçado de pessoa "verdadeira".
Essa situação de dizer "Eu falo mesmo" "não tenho paciência" isso é coisa de gente que solta tudo sem antes pensar, pois vale mais falar besteira, dormir e acordar como se nada tivesse acontecido.
Ninguém tem amnésia e não tem obrigação de aturar.
Aprendi que para viver é preciso paciência, transparência e pensar antes de abrir a boca.
Seja um ser evoluído e tente amadurecer.
A vida é bela e tem gente que fica estragando ela.
Senhoras e Senhores, bom dia.
Após ser surpreendida com este honroso convite para participação de tão ilustre evento como homenageada pelas pesquisas e obras publicadas na área da Educação, solicito permissão aos convidados e agraciados nas outras áreas de atuação a fim de manifestar-me com um agradecimento particular: ao respeitado professor Marcos, Presidente deste Grupo empresarial e as suas empresas parceiras. Relembrando o grande filósofo, orador e escritor romano Marco Túlio Cícero que dizia “nenhum dever é mais importante que a gratidão”, faço nesta atmosfera de reconhecimentos o meu agradecimento pela homenagem prestada.
A honra deste momento enche-me de orgulho porque resgata minha história de vida e de formação profissional em que, de alguma forma, todas as instituições presentes contribuíram para a construção e organização do pensamento crítico a respeito, principalmente, das categorias Trabalho e Educação, que norteiam a teia de relacionamentos nas diversas áreas de atuação desde o início da humanidade.
Acredito no princípio educativo do trabalho por meio do qual estamos sujeitos todos os homens sociais aprisionados ou não a diversas ideologias. Sonho em podermos, por meio da Educação integral, que possamos transformar perspectivas ao contribuir à formação do sujeito rico em pensar e em dialogar com nossa história a fim de contribuir com a projeção construtiva do nosso futuro.
Se me perguntam se sou contra o capital, respondo que “-de forma alguma! gosto e necessito dele para satisfazer desde as mais simples alegrias!”. No entanto, enquanto educadora, ressalto que simplesmente cumpro a missão de servir e lutar em favor da educação democrática e emancipatória, contrária a sua “alienação” (ao capital).
Quero finalizar dizendo que concretizo aqui a busca pelo respeito às diferenças, que inclui as divergentes formas de pensar, de ser, de ter, de trabalhar e de sonhar. E, desta forma, manifesto minha crença na democracia por meio da qual o exercício da cidadania é oportunizado de maneira igualitária e, portanto, ratifico a importância de que compreendamos a distinção entre a “Formação para o Trabalho x Formação para a Vida: Do princípio educativo dotrabalhoà educação emancipatória*”
Muito obrigada!
10 de março de 2023,
Janiara de Lima Medeiros – Prof Jani.