Vamos Rir
A plenos pulmões
(Trecho final)
Camarada vida,
vamos,
para diante,
galopemos
pelo quinquênio afora.
Os versos
para mim
não deram rublos,
nem mobílias
de madeiras caras.
Uma camisa
lavada e clara,
e basta, —
para mim é tudo.
Ao
Comitê Central
do futuro
ofuscante,
sobre a malta
dos vates
velhacos e falsários
apresento
em lugar
do registro partidário
todos
os cem tomos
dos meus livros militantes.
Conforme vamos para a escola ou quando, infelizmente, somos "obrigados" a seguir alguma religião, entram em cena todos os aspectos dos paradigmas, dos dogmas e das crenças limitantes que acabam por enforcar nossa evolução consciencial e nos fazem perder a direção do verdadeiro conhecimento.
Na paz das palavras somos parte do destino que nós apaga da história, do que somos para onde vamos o mistério da eternidade.
No silencioso termo que se decompõe a história de um minuto de silêncio...
Se dá uma nota de roda pé...
Entrei aquele que são imortais das letras palavras passeado num estado monótono,
Nas esquinas frias da cidade seríamos parte da fumaça que sai das galerias pluviais.
Seria parte do tempo ou do momento morto congelado...
O braço pomposo do ar condicionado de uma sala escura...
Barulhos que atravessam as paredes fazem quem passar rir por um instante.
Quando vamos parar com isso?
Eu vejo suas publicações
E você as minhas, e nada mais.
Vamos deixar aflorar as emoções
E redescobrir o que tínhamos
Quebremos nosso orgulho e tentemos.
O inferno não pode prevalecer
Vamos avançar, não vamos parar de crescer
Ninguém pode parar a igreja do Senhor
"Maturidade"
E quando menos esperamos parece que o tempo passa lento .Vamos deixando as necessidades de lado, Ficamos mais pacientes e não nos importamos com as opiniões das pessoas mesmo que estejam falando sobre nossas vidas .
Ja não temos mais certeza e vamos vivendo um dia por vez , pois a vida nos reserva sempre surpresas .
Dê a oportunidade as pessoas de discernir o que é certo ou errado sem as julgar.
Tudo o que importa é a consciência limpa e a certeza que deixamos flores onde havia espinhos , semeamos a tranquilidade e deixamos o medo de lado e prosseguirmos em estarrmos felizes .
A ingratidão do outro dói...Apesar, contudo, todavia, mas, porém, vamos continuar fazendo o bem sem olhar a quem. De algum lugar a recompensa vem.
꧁𓊈𒆜🆅🅰🅻𒆜𓊉꧂
Vamos parar de passar nossas responsabilidades para Deus, ele não vai lhe dar ou tirar nada, ou você conquista ou você perde.
Reconhecendo a humanidade que nos passeia sem convite ou chega sem avisar, vamos encontrar novos caminhos para se compadecer do outro pelo humano que nos habita.
"Estou radiante para sair e aproveitar o dia. Vamos espairecer e celebrar a vida! Vamos nos divertir e dançar ao som de ótimas músicas. Vamos nos sentir livres e felizes!"
Vamos manter a luz de nosso espírito sempre bem acesa,
para podermos marcar bem nosso caminhar por esta passagem.
LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR, e assim a vida será bem melhor
de ser vivida...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COM LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR
Marcial Salaverry
Certamente a vida será bem melhor para ser vivida se todos entendessem que a fraternidade, o sentido de humanidade podem melhorar a vida, se ela for vivida em clima de luz, paz, amizade, amor, mas certos fatos, daqueles que se costuma dizer que são coisas da vida, mas que na realidade são coisas que indicam uma certa falta de caráter, e que não podem ser totalmente atribuídas apenas como fatos corriqueiros da vida, sempre estão mostrando o lado negativo de muitas criaturas que não entendem o que pode ser humanida, fraternidade, solidariedade e que são certos hábitos de pessoas que desejam conseguir notoriedade a qualquer preço, não importa o que possa acontecer a outrem, desde que que satisfaça seus objetivos.
E essa prática condenável infelizmente é corriqueira, revelando o sentimento mais nocivo que existe dentro da alma humana, ou seja a falta de caráter, a falta de solidariedade, a falta de humanidade, sentimentos que não devemos cultivar, e muito pelo contrário, devemos sempre procurar voltar nosso pensamento para a prática do bem, procurando sempre espalhar paz, amor e amizade, não permitindo que se apague a luz de nosso espírito, que poderá iluminar nosso caminho, mostrando como pensamentos voltados para o bem, são melhores para viver a vida, e para bem viver a vida, tornando-a gostosa de ser vivida, basta levar sempre no coração uma mensagem de paz... Basta entender que a paz representa o bem estar geral... Basta entender que a humanidade está carente de paz... Basta entender que cada qual precisa fazer sua parte, para que essa utopia possa transformar-se em realidade...
Para que isso seja possível, é preciso entender que para disso sermos capazes, será preciso mudar a maneira de pensar, levando na alma e coração a idéia de que com bom senso e persistência, sabendo usar a consciência, e não criando muitos dilemas, bem resolveremos nossos problemas... Sempre contando com a ajuda de Deus, temos que nossa parte bem fazer, a destarte, para Sua ajuda merecer, temos que muito bem aprender como sempre em paz viver, respeitando o direito à vida de todos, para que nosso direito seja igualmente respeitado...
Para que possamos fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, vamos nos unir nesse pensamento voltado para bem viver a vida, sempre em clima de LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR...
O mundo é cheio de gente que não nos importa e que não se importam, então vamos cuidar das poucas, que para nós, são importantes!
Parece fora de propósito, mas sempre podemos homenagear as mulheres,
e assim, vamos falar algumas coisinhas sobre sua importancia em nossa vida...
Ósculos e amplexos
Marcial
ALGUMAS COISINHAS SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Marcial Salaverry
Parece que é hoje... Estive lendo certas insinuações a esse respeito. Corrijam-me se eu estiver errado, é hoje, 8 de março... Correto? Esta abertura está correta, pois a crônica foi escrita em 8/03/2002. Alguém deveria ter me avisado, assim eu poderia escrever alguma coisinha, pois até que gosto um pouquinho das mulheres, não muito, mas um pouquinho sim, e gostaria de ter escrito alguma coisinha falando algo interessante e elogiativo para elas, pois merecem tudo isso e o céu também, apenas pelo fato de nos darem o prazer de sua presença, afeto e carinho. Como não fui avisado, e deixei passar a oportunidade, vou comentar sobre algumas coisinhas que estive lendo.
Interessante, que existe de um todo a esse respeito. Como meu colega Jack o Estripador, vamos por partes... Li algumas coisas escritas por homens deixando escapar um certo menosprezo pela data, e pelos reais méritos das mulheres em seu todo, não as julgando merecedoras de homenagens (talvez seria mais correto dizer mulhenagens, pois são mulheres...). Bem, esses não merecem muitos comentários, pois talvez sejam homens que não tiveram muito contato com mulheres em sua vida, talvez tenham sido bebês de proveta, que não chegaram sequer a provar do carinho materno. Normal que não as apreciem muito.
Tive oportunidade de ler alguns versos e crônicas de protesto, sobre como as mulheres são mal tratadas aqui e ali pelo mundo afora. Sem dúvida que isso deve ser considerado, e lamentado, mas não serão esses protestos que irão mudar a situação. Então, mesmo considerando que essas infelizes não terão nada a comemorar, essa realidade não poderá empanar as vitórias já conquistadas por outras, e nem tirar o brilho do dia. Portanto as mulheres que não estiverem nessas regiões onde ainda não são consideradas pessoas, podem e devem comemorar sem lamentar aquelas que não podem fazê-lo.
Li muitas, relembrando lutas passadas. E que lutas. Sou testemunha viva delas. Acompanhei-as. Vibrei com suas vitórias. Muito comemorei com elas. Sempre combati o machismo que existia na minha geração, achando-o retrógrado e superado. Sempre fui considerado como doido. Nunca neguei o fato. Se achar justa a luta que as mulheres empreenderam nos anos 50, 60, 70 para conseguir que seus lídimos direitos fossem reconhecidos, era ser louco, então sou-o, e louco varrido, aspirado e sugado...
Outras, a grande maioria, escritas por nossas poetas e escritoras, comemorando o Dia que o calendário lhes reservou. Lindas obras de arte literária. Poesias e crônicas maravilhosas e apenas mostrando o que é ser mulher, na verdadeira acepção da palavra. Não preciso estender-me em comentários, pois endosso e assino em baixo cada uma dessas peças literárias de inestimável valor, e penso que todos leram e concordam com o teor delas muitas, escritas por nossos poetas e cronistas, também em regozijo, reconhecendo e enaltecendo as lutas e conquistas femininas e feministas.
Há que se salientar também os méritos naturais das mulheres, que nos acompanham desde antes do nascimento, agasalhando-nos no útero generoso, e depois, pela vida afora, sempre participando ativamente de tudo. Sempre haverá uma mulher em nossa vida, cuidando, amparando, cooperando, apoiando, enfim, vivendo e nos fazendo viver. Para avaliar sua importância, reportemo-nos ao ditado que diz que atrás de todo grande homem, existe uma grande mulher. Podemos acrescentar, cansada, evidentemente, de tanto segurar as pontas.
Seja na condição de mãe (os filhos sempre serão as crianças...), seja na condição de companheira (uma espécie de mãe, também...), sempre é e será uma presença marcante, indispensável para qualquer homem. Tanto na juventude, como na envelhitude, e até na decrepitude, sempre será importante ter alguma ao nosso lado, sempre oferecendo sua mão amiga... Bem, pelo menos disse algo sobre o Dia Internacional da Mulher. Perguntaram sobre o Dia Internacional do Homem... Ora, são os 365 dias do ano passados ao lado de uma mulher (ou de várias...).A propósito alguém disse que existe sim, o Dia dos Homens, é dia 2 de Novembro, o Dia de Todos os Santos... Será que alguma mulher concorda com isso?
Espero que todos tenhamos UM LINDO DIA, que sempre poderá ser repetido ad perpetuam...
Aqui nesta enorme fortaleza de solidão vamos juntos encontrar as respostas.
Então me explique o que é isso que me faz sentir? Não sei quem é você, mas parece ser uma estrela que caiu do céu e acertou precisamente o meu coração.
